TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Max Weber

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

                                           Max Weber (1864-1920)

Weber foi considerado um dos fundadores da sociologia, ele questionava os modos positivistas de elaboração de leis sociais, tema que foi muito debatido na sua época.

O filósofo defendia a concepção de que uma Ciência social não poderia reduzir a realidade baseada no conhecimento adquirido no decorrer da vida e suas experiências à leis, já que tanto na escolha do tema que será abordado quanto na explicação do acontecimento real, o cientista utiliza diversos elementos ligados a realidade dos fatos, como aos seus próprios valores, com a finalidade de atribuir sentido a uma realidade particular. Ainda assim, é necessário se utilizar um método de estudo, e o método apresentado por Weber tem como base o estado de desenvolvimento dos conhecimentos, as estruturas conceituais e nas normas de pensamento, o que permitirá a conquista de resultados benéficos não só para ele.

Weber só trabalha com a realidade, buscando características em comum na sociedade.Para ele, a ação é toda conduta humana com um significado individual atribuído por quem a executa e ação social é toda conduta com sentido para quem a efetua; e ela deve ser praticada com intenção. Com isso, Weber constrói quatro tipos de idéias  de ação social que podem se encaixar na sociedade:

  • A ação social racional relacionada a fins, a ação é puramente racional, é praticada com um objetivo anteriormente definido e é ultilizada a escolha dos melhores meios para realizar um fim.
  • A ação social racional relacionada a valores, não é o fim que orienta a ação, mas o valor, sendo ele ético, político, religioso ou estético.
  • A ação social afetiva, a conduta é movida por sentimentos, como orgulho, vingança, loucura, paixão, medo, inveja etc.
  • A ação social tradicional, é aquela movida pelos costumes e hábitos enraizados.

Weber vem a definir a sociologia como a ciência que busca entender e interpretar a ação social, e explicar que tipo de mentalidade leva a realização das ações.

Pode-se compreender a partir do conceito de sociologia e das ações sociais o que é relação social, definida por Weber como uma conduta plural, orientada e com conteúdo significativo atento a probabilidade de que agirá de certo modo socialmente, mas o caráter recíproco da relação social não obriga os envolvidos a atuarem da mesma forma, na relação social os envolvidos entendem o sentido das ações, todos sabem do que se trata, mesmo que não tenha correspondência.

Quanto mais racionais as relações sociais forem, maior será a probabilidade de que se tornem normas de conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com