TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método de Marx

Por:   •  12/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

 

     

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

COMPONENTECURRICULAR: PESQUISA E SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA: BÁRBARA FIGUEIREDO

DISCENTES: MARIA APARECIDA DA SILVA FELIPE

Atividade sobre a vídeo-aula

Introdução ao Método de Marx (José Paulo Neto -UNB)

  1. Quais os tipos de conhecimento para Marx e as particularidades do conhecimento teórico?
  2. Explique a relação sujeito-objeto no processo de produção do conhecimento teórico.
  3. Elabore uma dúvida a partir do conteúdo abordado no vídeo.

Respostas

1. Os conhecimentos surgem na sociedade a partir da forma como o homem se relaciona com o meio e serve para o ajudar a tentar entender os fenômenos que o cercam.

Marx reconhece que existe vários tipos de conhecimento, assim como reconhecer também a importância desses conhecimentos na vida das pessoas. Alguns tipos de conhecimento, são:

- conhecimento metodológico ou científico, surge para esclarecer ao indivíduo o porquê das coisas acontecerem, fazendo-o intervir cada vez mais na realidade. Esse tipo de conhecimento se dá a partir de investigação científica, através de um método de pesquisa realizado de forma objetiva e racional, em busca de verdades prováveis acerca de fenômenos naturais ou sociais.

- conhecimento religioso ou teológico, é baseado na fé religiosa e no sobrenatural, que acredita ser a verdade absoluta capaz de responder todos os mistérios da mente humana e do mundo material. Esse conhecimento não pode ser verificável e nem contestado por ser decorrente de revelações divinas, que são utilizadas para responder e solucionar todos os fenômenos existentes no mundo. Marx, mesmo não acreditando, reconhece a importância desse conhecimento na vida das pessoas.

- conhecimento cotidiano ou manipulatório, utilizamos no cotidiano mas sem ideias aprofundadas, começa empiricamente e torna-se senso comum. É o que aprendemos a partir de nossa interação e observação do mundo, baseado nas experiências vividas, sendo desnecessária comprovação científica e reflexão crítica. Por ser baseado na dedução está sujeito a erros.

- conhecimento através da arte. Por meio da arte e da literatura homem entra em relação com universo e consigo mesmo.

- conhecimento filosófico, é valorativo e faz uso da razão para refletir e questionar sobre a realidade em sua totalidade e sobre seus problemas, não é verificável, portanto é um conhecimento infalível.

- conhecimento mítico o mágico, se dá através de relatos fabulosos, alegóricos. É uma verdade que não precisa de provas.

E tem o conhecimento teórico (objeto de Marx) que se diferencia dos outros, que para Marx é a reprodução ideal do movimento real do objeto, levando em conta sua gênese, consolidação e desenvolvimento do tal objeto. O conhecimento teórico não é algo produzido pelas ideias (cérebro humano), mas é algo que é produzido a partir de suas ideias, por meio do movimento do real, pela relação sujeito-objeto de conhecimento. A teoria extrai da realidade o que não podemos compreender de forma imediata. A partir de observações e análises científicas podemos perceber o real movimento da sociedade seu modo de funcionamento, seus problemas e toda sua complexidade. O conhecimento teórico é tido como certo e comprovado, a partir do momento que explica com total segurança acerca dos fenômenos existentes na sociedade e encontra possíveis soluções para os problemas existentes. Uma teoria nunca está conclusa, visto que, o objeto está em constante transformação e mesmo não estando conclusa,  a partir dela pode ser formulada outras teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (380.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com