TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NA IMPLEMENTAÇÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS DENTRO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Por:   •  12/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.903 Palavras (24 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso de Serviço Social

PATRÍCIA TACON RODRIGUES GIL LOPES

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NA IMPLEMENTAÇÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS DENTRO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Anápolis – GO

2021

[pic 2]

PATRÍCIA TACON RODRIGUES GIL LOPES

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NA IMPLEMENTAÇÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS DENTRO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Trabalho apresentado a Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.

Orientador: Julio Cesar Adiala

Anápolis – GO

2021

Sumário

Página

1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................

5

2. OBJETIVOS ............................................................................................................

6

2.1 Objetivo geral .........................................................................................................

6

2.2 Objetivos específicos .............................................................................................

6

3. METODOLOGIA ....................................................................................................

6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO .............................................................................

8

4.1 História da Saúde Pública no Brasil e Atuação do assistente social em cuidados paliativos ......................................................................................................................

11

5. CONCLUSÃO .........................................................................................................

16

Referências ...................................................................................................................

17

LOPES, Patrícia Tacon Rodrigues Gil. O papel do serviço social na implementação dos cuidados paliativos dentro das políticas públicas de saúde no brasil. 2021. 19 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estácio de Sá, Anápolis-GO.

Resumo

Paliar – Aliviar, proteger. É o alívio do sofrimento causado por doença grave, promoção da qualidade de vida para o paciente e seus familiares nas diversas áreas: médicas, psicológica, espiritual e social. Os cuidados paliativos mantêm o foco no sujeito a partir do conhecimento técnico e científico. Se consideram tanto as necessidades do paciente, não somente enquanto paciente, porém também como pessoa. Tais elementos expressam-se, inclusive, no processo da terminalidade, pois também é compreendido como um fenômeno que requer uma intervenção profissional. Esses cuidados paliativos atuam para preservar as escolhas e valores do indivíduo. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de descrever o papel do serviço social na implementação dos cuidados paliativos dentro das políticas públicas de saúde no Brasil. Foi realizada um revisão integrativa da literatura utilizando os descritores em ciências da saúde: “cuidados paliativos” e “serviço social”. Cabe ao assistente social a escuta qualificada diante da intervenção social, avaliação social, reconhecimento da realidade, planejamento da intervenção, direcionar diante às providências legais e orientações necessárias. Atender o sujeito e a família, como rede de apoio, tendo como alvo as demandas do que se apresenta no decorrer do processo. Trazer alívio à dor e mais conforto ao paciente/usuário bem como aos familiares que estão passando por uma fase tão difícil que é o processo de morte, descrevendo o papel do serviço social nesse processo. Assim, a atuação do assistente social em Cuidados Paliativos se destina a viabilização de direitos, sendo um profissional que, por conhecer a realidade dos usuários, pode contribuir significativamente para que o tratamento tenha melhores resultados, sendo de suma importância a relação com a família, pois no decorrer do processo o usuário e sua família estão fragilizados, tendo no profissional assistente social um suporte para facilitar o acesso dos usuários aos serviços.

Palavras-chave: Assistente Social. Cuidados Paliativos. Equipe Multiprofissional.


1. INTRODUÇÃO

O Serviço Social é uma das profissões que compõe a área da saúde, sendo a interdisciplinaridade uma das estratégias fundamentais dessa área. O trabalho do assistente social ocorre numa perspectiva interdisciplinar e sua atuação é elemento chave no acolhimento e na orientação dos direitos sociais. A prática profissional articula o Código de Ética com as diretrizes do SUS (BARROCO; HELENA, 2014; JUSTINO et al., 2020).

Cuidados Paliativos estão dentro de um tratamento realizado por uma equipe de saúde, onde o paciente que possui uma doença crônica grave e com um quadro clínico fora de possibilidade de cura recebe uma atenção especial, tanto para atender as suas necessidades de cuidado físico como psicossocial (ABRALE, 2021). O acolhimento como uma ferramenta transversal, perpassa todos os momentos da intervenção, não apenas sendo um instrumental utilizado pelo assistente social, mas também pelos demais profissionais que compõem a equipe multidisciplinar, observando o que foi proposto pela Política Nacional de Humanização (BRASIL, 2006; HERMES; LAMARCA, 2013).

A importância do acolhimento é vista como uma forma de dar uma resposta positiva ao paciente e de retirar o foco apenas do médico e trazer a importância da equipe multidisciplinar para que o paciente seja atendido em sua totalidade, e que seja um atendimento qualificado e que não seja feito de forma isolada, mas pressupõe a ideia de troca de saberes e uma educação permanente e referente ao serviço social (ANCP, 2021). Destacam-se os métodos utilizados que dão referência ao que seja acolhimento na prática do assistente social, como uma forma de conhecer a realidade do paciente e trazer uma resposta positiva no atendimento das demandas sociais referentes à viabilização do acesso a direitos sociais (ALVES et al., 2015; MEDEIROS; SILVA; SARDINHA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com