TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

Por:   •  1/5/2015  •  Seminário  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 GRÁFICOS        8

3.1 MIGRAÇÕES INTERNAS        8

3.2 SALDO MIGRATÓRIO        9

4 CONCLUSÃO _        10

5 REFERÊNCIAS        11

ANEXOS _        12

ANEXO 1 - PROCESSO MIGRATÓRIO        12

ANEXO 2 - FLUXO MIGRATÓRIO NO SÉCULO XX E XXI .....................................13



  1. INTRODUÇÃO

Este estudo tem como intuito entender todo o Processo Migratório, de maneira que englobe suas influências na construção do valor de trabalho, remuneração e renda.

Migrar é a saída de um país, estado ou região para outro local, ou seja, entende-se por migração a mudança populacional.

As migrações de pessoas de diferentes regiões influenciam diretamente nas relações sociais e na cultura da região para a qual essas pessoas se deslocaram, essas regiões por sua vez necessitam de melhores estruturas para acolher os migrantes, mesmo que estes adentrem de forma ilegal.

Em meados do século XXI a migração é estimulada não apenas pela busca de melhores condições de vida, más também por parâmetros impostos e acesso a tecnologia.


  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo a Organização Internacional de Migração, 30% da população mundial vivi como migrante em outro país. Os trabalhadores móveis, como são conhecidos, tendem à aparecer cada vez mais.

As migrações tem se tornado constantes em todo o mundo, provem inteiramente das desigualdades sociais e de renda em que o mundo se submete. Desigualdades tanto nas questões sociais como nas questões de miséria, da pobreza que atinge o mundo inteiro, da saúde pública considerada muitas vezes negligente, a educação de péssima qualidade, a falta segurança, entre outros fatores.

A busca por melhores condições de vida tanto no financeiro como no social tem acontecido com frequência, como melhor explica Francieli Tonet Maciel e Marina Silva da Cunha:

“Diante das desigualdades existentes entre cada país e dentro deles, para muitas pessoas, o ato de se deslocar de sua cidade natal ou país pode ser a melhor ou, às vezes, a única opção para melhorar suas oportunidades de vida. De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) de 2009, publicado para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a maioria dos deslocamentos no mundo não é aquela entre os países em desenvolvimento e os países desenvolvidos, nem sequer a que se verifica entre países. A maior parte dos movimentos migratórios ocorre dentro do próprio país. Estima-se que, aproximadamente, 740 milhões de pessoas sejam migrantes internas, quase quatro vezes mais do que aquelas que se deslocaram internacionalmente”. (MACIEL; CUNHA, 2013?).

                O processo migratório atualmente se dá devido á alguns fatores entre eles: as más condições de vida que as pessoas têm no local em que vivem o que leva a sair para outros lugares em busca de melhores condições de vida, de um melhor emprego, uma melhor educação.

Muitas vezes, elas não encontram e acabam ficando em um estado pior do que o que vivia em seu país, ficando sem moradia, sem ter o que comer como sobreviver, e sofrendo preconceito.

Um grande exemplo no Brasil é o caso dos nordestinos que saem de suas cidades em busca de oportunidades, geralmente o destino escolhido por esses migrantes é a região Sul do país. O gráfico 1 relata os destinos mais procurados por esse migrante no Brasil.

É comum nas migrações internacionais migrantes ilegais, onde a entrada no país é feita às margens da legalidade, por muitas vezes essas passagens de um país para o outro é feita de modos desumanos; pessoas amontoadas em caminhões ou levadas como cargas, que se escondem para que possam ultrapassar as fronteiras durante a noite, e para não serem apreendidos já que não têm visto necessário para permanência no país, muitos assim fazem por não terem orientação necessária, apoio ou terem vistos negados e mesmo assim estão dispostos a entrar no país de qualquer forma. O anexo 1 mostra uma imagem de pessoas realizando o processo de migração em condições inadequadas.

 O processo migratório tem aspectos positivos e negativos, entre eles estão:

Os migrantes ajudam a melhorar a qualidade de vida e barateiam o seu custo nos lugares de destino, ao realizarem atividades que os nativos não querem fazer, e por salários baixos; A migração expande a base de consumidores e de contribuintes (impostos); Riscos para a segurança nacional e de terrorismo aumentam; Migrantes são perseguidos e maltratados por xenófobos e considerados cidadãos de segunda classe; tal discriminação – racial e social – retarda a assimilação. (http://www.scielo.br/pdf/spp/v19n3/v19n3a01.pdf)

No século XXI a migração é marcada principalmente pela globalização, pelos avanços tecnológicos e dos polos educacionais, isso não quer dizer que ainda assim as pessoas não continuem a buscar pelo que acham ser melhorias, aumentando ainda mais o número de migrações, os migrantes continuam as mais acesso a tecnologia e oportunidades de melhores formações, com acesso ainda mais fácil já que a globalização torna o mundo sem fronteiras. Conforme o anexo 2.

A globalização influência bastante no processo migratório porque percebe o crescimento continuo de outras regiões, veem também possibilidades de mudança e acabam deixando seu lugar para irem buscar melhorias, melhor qualidade de vida, porém muitas vezes isso não acontece.

O desenvolvimento na tecnologia e comunicação assumiu um papel importante na sociedade, trazendo novos rumos para a economia e cultura, estas tecnologia causam impactos, estimulam e mudam a sociedade.

A migração nem sempre é resultado apenas de uma escolha racional, mais de estratégias desenvolvidas temporalmente onde as mulheres tem uma importância central, contribuindo para a continuidade do processo migratório.

Para alguns países, a migração é uma das maiores fontes de dinheiro, a desvantagem é que haverá no país a carência de profissionais na área de ensino e saúde, onde cerca de 60% da população vive em um nível extremo de pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com