TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

Por:   •  4/5/2015  •  Seminário  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

    ADRIANA MAYARA COUTINHO DAMASCENO

    ERIVANIA PAULINA DA SILVA

    HELIZAMA MYSLA SARAIVA MELO

LINARA TATYANA NOBRE MAIA

    TAYZA CRISTYELLE COSTA SARAIVA

    WENIA GIRAO DA SILVA

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

LIMOEIRO DO NORTE/CE

2014

ADRIANA MAYARA COUTINHO DAMASCENO

    ERIVANIA PAULINA DA SILVA

    HELIZAMA MYSLA SARAIVA MELO

LINARA TATYANA NOBRE MAIA

    TAYZA CRISTYELLE COSTA SARAIVA

    WENIA GIRAO DA SILVA

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

Produção Textual Interdisciplinar Em Grupo: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I; Sociologia; Ciência Política; Filosofia, sob orientação dos professores: Rosane Ap. Belieiro Malvezzi; Sergio de Goes Barbosa; Wilson Sanches.

[pic 3]

LIMOEIRO DO NORTE/CE

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7


1 INTRODUÇÃO

Compreender como se processam as transformações oriundas das migrações em um mundo globalizado e no contexto brasileiro, requer uso de muita tecnologia e análise socioeconômica, demanda discussão em torno das desigualdades regionais, sejam nas áreas: econômica, saúde e educacional.

Introdutoriamente faz-se importante refletir acerca das principais  expectativas dos imigrantes europeus no século XIX — 1) Muitos europeus e asiáticos enxergavam o Brasil como um país de excelentes oportunidades de trabalho, esse leque de oportunidades tem como pano de fundo, o preconceito dos senhores donos de terras e produtores de café, que rejeitara renumerar a mão de obra outrora escrava, ante a abolição concedida pela Princesa Isabel (BRASIL, 1888); 2) Imigrantes europeus estavam passando por perigo em seus países por causa das duas grandes guerras mundiais; 3) O governo brasileiro incentivava a vinda dos europeus:

Art. 1º É inteiramente livre a entrada, nos portos da Republica, dos indivíduos válidos e aptos para o trabalho, que não se acharem sujeitos à ação criminal do seu país, exceptuados os indígenas da Ásia, ou da África que somente mediante autorização do Congresso Nacional poderão ser admitidos de acordo com as condições que forem então estipuladas (BRASIL, 1890);

Todavia o mesmo remetia a condição dos africanos e asiáticos à apreciação do Congresso Nacional:

Art. 7º O Estado concederá ás companhias de transporte marítimo que o requererem a subvenção de 120 francos pela passagem de cada imigrante adulto que elas transportarem da Europa para os portos da Republica e proporcionalmente, na razão da metade daquela quantia pelos menores de 12 anos até 8 inclusive, e a quarta parte pelos desta idade até 3 anos [...] (BRASIL, 1890).

Os mais diferentes aspectos encontrados no registro histórico faz com que possamos clarificar algumas nascentes de desigualdades no país, das relações sociais do trabalho, e diagnosticar possíveis oscilações acerca das perspectivas dos migradores no contexto global e inter-regional.


2 DESENVOLVIMENTO

Segundo análise divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (2009), o perfil migratório internacional, tem se configurado por trabalhadores em idade produtiva, os quais buscam novas oportunidades de trabalho e consumo. A análise mostra que existe um fluxo de imigrantes que se concentra principalmente nas principais metrópoles do Brasil.

Quadro 1 Em porcentagem

Lugar de Nascimento

Destino Migratório

RM São Paulo

RM Rio de Janeiro

Total

Europa    

24,61

14,54  

22.874

América do Norte  

22,11  

13,64  

9.008

Ásia

44,61

5,45

12.361

Japão

38,32

4,13

4.822

Oceania    

22,30

14,23  

260

África  

23,09  

37,19  

4.466

Argentina  

16,40  

11,23  

8.005

Total Geral  

25,45  

10,52  

98.514

Fonte: IBGE, Censo Demográfico de 2000.

Um dos reflexos positivos da busca pelas metrópoles brasileiras deve-se a melhora na qualidade de vida do brasileiro, o aumento do PIB que crescera 4,46% atingindo R$1,089 trilhões (IBGE, 2000).

A Globalização do mundo é fruto dos avanços tecnológicos que tem permitido que grande parte do mundo, tenha conhecimento do que está acontecendo na economia e no mercado de trabalho, pincipalmente nos países desenvolvidos e emergentes. Segundo Ratha (2005) um dos efeitos positivos da imigração é o preenchimento dos vazios “deixados pelos trabalhadores nacionais como também [...] fornece, uma grande quantidade de recursos humanos qualificados cujos custos de educação e capacitação já foram internalizados por outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com