TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  27/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação

A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar á forma de expressão de um povo. Este Projeto é para contribuir significativamente no desenvolvimento cognitivo das crianças ajudando á formar leitores. Ele visa proporcionar o processo de aprendizagem e inserção social dos usuários atendidos.

PROJETO DE INTERVENÇÃO

AUTORA:

Bárbara Cristina Santos Carvalho

TEMA:

Cantinho da Leitura.

Justificativa:

1. Diante da observação realizada dentro da instituição, Instituto Baiano da Paz compreende-se que os usuários têm a necessidade de adaptação ao habito da leitura. Acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vivi. Nosso objetivo principal com o projeto foi estimular o prazer e o gosto pela leitura, considerando a interdisciplinaridade, trabalhando com gêneros literários diversos ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita. A definição do tema desse projeto para ser desenvolvido em nossa instituição se apoia no conhecimento que temos de que o trabalho com a literatura infantil e infantojuvenil, contribuirá significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, apoiamo-nos também na concepção de alguns estudiosos que afirmam que o trabalho com a literatura infantil pode certamente ajudar na valorização da criatividade da independência e da emoção infantil, o chamado pensamento crítico e na ampliação de sua oralidade.

PROBLEMA:

Uma observação técnica e crítica focada nos usuários identificamos que a maioria tem um índice intelectual muito baixo. É evidente o baixo rendimento na aprendizagem prejudicando ao futuro desses usuários na sociedade. Portanto tornando-se necessário e viável, pois pretende-se fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história, com a literaturas infantil e infantojuvenil.

OBJETIVOS:

GERAL:

Incentivar a leitura por meio de atividades inovadoras e desafiantes que despertam o habito de ler, desenvolver a reescrita de histórias e a produção textual.

ESPECÍFICOS:

1. Ampliar o repertorio de histórias conhecidas, familiarizar-se com as histórias.

2. Construir o habito de ouvir histórias e sentir prazer na situação que envolvem leitura de histórias, vivenciar situações de leitura compartilhadas e uso do cantinho da leitura da classe.

3. Participar de rodas de leitura envolvendo contos e reconto (oral),confeccionar livretos com histórias e gravuras, e participar do dia D da leitura, expondo os trabalhos produzidos e contando histórias.

PUBLICO ALVO:

Crianças de 07 a 11 anos de idade.

METAS A ATINGIR:

Com o Projeto Cantinho da Leitura, temos o desejo de reverter o quadro e o cenário encontrado na instituição, diminuindo o baixo índice de aprendizagem ,timidez e baixa estima que observada nas atividades propostas e dinâmicas realizadas. Formar cidadãos esclarecidos, íntegros e conscientes de seus direitos garantidos pela constituição brasileira, ECA e de sua participação na sociedade.

METODOLOGIA:

Estimulando e treinando a escuta e o gosto pela história e ao mesmo tempo incentivando que os usuários despertassem o gosto pela leitura. Procurando realizar com esses usuários diariamente leituras de letras, sílabas, frases e pequenos textos estimulando que os mesmos despertassem a leitura individual e coletiva. Utilizando gibis e livros diversos para que os usuários conhecessem os diversos tipos de contos, fábulas, lendas e histórias em quadrinho. Despertando o instinto lúdico de cada um motivado pelo talento e provocando novos conhecimentos.

RECURSOS:

RECURSOS HUMANOS:

Estagiário(a): 01

Assistente social: 01

Alunos: 35

RECURSOS FINANCEIROS:

Itens

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

Lápis

30

R$ 0,50

R$ 15,00

Lápis de Cor (cx)

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com