TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  23/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.358 Palavras (22 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DANIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA - RA 382780

MARLEITE FORTALEZA DA SILVA RA: 9513383735

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PREVENÇÃO AO USO DAS DROGAS: com o objetivo de estabelecer ao publico alvo, se prevenir ao uso das drogas através das capacitações e palestras.

Tutora: Ildeth Carvalho de Andrade

Teresina – PI

2017

1. IDENTIFICAÇÃO (DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE):

  1. Nome da organização: CRAS VILA JOÃO REIS.
  2. -Endereço completo: Rua Dr Joõa Lula, n° 3793, Bairro Vila João Reis, Timon-MA
  3. -Telefone: (86)99940-8588

2. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO:

 O Centro de Referência de Assistente Social-CRAS é uma unidade ligada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e do Trabalho-SEMDES da cidade de Timon-MA. É responsável pela oferta de serviços da Proteção Social Básica às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e em risco social buscando a inclusão social, o acesso a direitos e serviços, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a autonomia, a segurança de sobrevivência e protagonismo de família.

O CRAS IV localiza-se na Rua DR. João Lula, n°3793, na vila João Reis, Timon-MA. A instituição foi inaugurada em março de 2010 a partir da união da associação de moradores e SEMDES (antes funcionava uma escola do bairro Vila João Reis, o local tem 14 anos de existência). O CRAS existe a sete anos, a partir do período do mandato da ex-prefeita da cidade na sua Gestão de 2006  a 2010. No seu mandato ela construiu e transferiu a escola que existia na associação e junto com a associação de moradores reformou e construiu novas salas e hoje o local responde pelo CRAS.

Podemos destacar que o CRAS representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, exclusiva da oferta publica do trabalho social com famílias, pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF).

  • Valores e princípios

•        Participação cidadã: Atender as expectativas dos públicos envolvidos;

•        Valorização e respeito ás pessoas: Respeitar o ser humano como destinatário final de tudo o que fazemos;

•      Amor ao Próximo: Fazer do amor ao próximo trabalho, ao ver o outro com espírito solidário do amor;

•    Ética: Manter tudo o que fazemos em base ética elevada, gerando confiabilidade e integridade;

  • Finalidades

•        Desenvolver trabalhos com as comunidades, diretamente ou em parceria com terceiros, favorecendo a educação mediante a realização de programas e projetos voltados para a população mais carente;

•        Desenvolver atividades de assistência médica, odontológica, hospitalar e farmacêutica, destinado ao atendimento das comunidades carentes;

•         Desenvolver nas comunidades projetos no segmento agronegócio, realizando reuniões de planejamento, capacitação, empreendedorismo e tecnologia de produção;

•         Realizar palestras com a comunidade, visando orientar-lhes acerca de assuntos relevantes;

•        Viabilizar a entrada de jovens e adultos na vida profissional através de oficinas de artes manuais, projetos de geração de geração de renda, cursos de capacitação profissional, hortas comunitárias e outros;

•        Buscar meios através de projetos direcionados á melhoria habitacional, construção de moradias, cisternas, perfurações de poços e equipamentos comunitários dentre outros projetos sociais que proporcionem um desenvolvimento pessoal e a inclusão social.

•        Minimizar os problemas de insatisfação social, substituindo a ociosidade pela produtividade, resgatando os valores essenciais a vida em sociedade     através de atividades básicas, conhecimento e valorização cultural da comunidade.

                                APRESENTAÇÃO

Em parceria com a instituição Fundação Inês Carvalho, as estagiárias de serviço social da Universidade Anhanguera, buscando cumprir com ações de responsabilidade sócio ambiental realizadas pela Fundação na sociedade teresinense, bem como cumprir com a exigência da disciplina estagio supervisionado II, ministrada pela professora Cristiane Miranda apresenta este projeto denominado “MULHERES QUE EMPREENDEM: desenvolvendo a autonomia e a sustentabilidade”, com vistas a despertar nas mulheres da comunidade Vila Irmã Dulce o empreendedorismo, orientando-as para a possibilidade de geração de renda dentro da sua viabilidade, com a preocupação socioambiental, e assim, propiciar a conquista da autonomia, resgatando valores cidadãos em meio à falta de oportunidade.

O projeto propiciará a promoção e incentivo ao empreendedorismo de mulheres por meio de palestras, e oficinas de capacitação, a fim de contribuir no combate a situação de carência de renda e capacitação destas através do estímulo ao acesso de novos conhecimentos, habilidades e o estimulo á busca pela autonomia econômica- financeira.

1. DADOS DO PROJETO

  1. Título do Projeto

Mulheres que empreendem: desenvolvendo a autonomia e a sustentabilidade.

  1. Local de Desenvolvimento das Atividades

Escola CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil)Ruth Cardoso, situada a Avenida Goitacaz, ou Madre Paulina, nº 2300, CEP: 64040-080, Ao lado do CRAS SUL II, Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina – PI.

  1. Área de abrangência

Bairro:Vila Irmã Dulce - Zona sul de Teresina (PI)

  1. PROBLEMA DIAGNOSTICADO

A partir do diagnóstico social elaborado no Estagio Supervisionado I, pode-se constatar através do perfil das famílias da comunidade escolar CMEI Ruth Cardoso uma incidência maior de famílias chefiadas por mulheres, apresentando-se estas com relação ao rendimento médio mensal de baixa renda, e quanto à escolaridade, de baixa escolarização e não acesso a cursos ou oficinas de qualificação profissional, o que por consequência, incide na dificuldade de sua inserção no mercado de trabalho, e consequente geração de trabalho e renda. Em sua maioria têm como renda fixa apenas os benefícios do Programa Bolsa família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (274.4 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com