TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO

O Pós Acolhimento e a Família acolhedora: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes

PROJETO DE INTERVENÇÃO

O Pós Acolhimento e a Família acolhedora: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular II.

Professora Orientadora: Nelma dos Santos Assunção Galli

Orientadora Acadêmica: Luciane Maria Machado Lorenzzi

Orientadora de Campo: Carla Maria Kiatkoski

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 4

2. JUSTIFICATIVA 6

3. OBJETIVOS 7

3.1 OBJETIVO GERAL 7

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

4. PÚBLICO ALVO 8

5. METAS A ATINGIR 9

6. METODOLOGIA 10

7. RECURSOS HUMANOS 11

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 12

9. AVALIAÇÃO 13

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÂO 14

11. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 15

1. APRESENTAÇÃO

1.1 BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O Abrigo Institucional Professora Jane Sabino Ferreira - Serviço de Acolhimento de curta duração - trabalha com os diagnósticos efetivos, com vista ao retorno familiar com o intuito de que não haja reincidência de acolhimento. O Abrigo Institucional é um serviço que proporciona cuidado e espaço de desenvolvimento para os acolhidos. Funciona como moradia provisória até que seja viabilizado o retorno a família ou responsáveis. Na nova concepção esse serviço não pode ultrapassar o máximo de 20 crianças ou adolescentes acolhidos. Destacam-se com o Artigo 92 do ECA, as atribuições das instituições de acolhimento. Os serviços da alta complexidade requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Da mesma forma, comportam encaminhamentos monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada.

O profissional de serviço social utiliza neste espaço sua dimensão ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativos, da forma com que concebe, incidem em um conjunto de procedimentos técnicos necessários à realização das ações profissionais, o que possibilita identificar as diferentes expressões do objeto de intervenção. Essas três dimensões possibilitam o profissional ter um olhar mais crítico, acentuado, embasado e concreto para cada situação que o acolhimento apresenta. A dimensão técnico-operativo é empregada para dar ação a uma determinada intervenção, buscando produzir mudanças no cotidiano da vida social da demanda trabalhada no pós acolhimento ou ao retorno familiar.

De fato, os instrumentos de trabalho do Assistente Social são os principais mediadores do desenvolvimento da prática profissional, pois estão intrinsecamente vinculados ao trabalho deste, na medida em que implica na constituição e no desenvolvimento do exercício profissional, e diante o tema exposto se faz entender como o profissional de serviço social junto a equipe técnica que compõe este contexto são de fundamental importância para que este espaço funcione e minimizem de certa forma os flagelos dos que ali estão.

A necessidade de compreensão da instrumentalidade do Serviço Social situa-se na perspectiva de vislumbrar o espaço e inserção sócio institucional, para, a partir disto, aprender as relações que decorrem neste contexto e verificar de que forma são utilizadas na busca de construir mediações da prática profissional no que tange as respostas às demandas apresentadas. A formação da equipe do Abrigo Jane Sabino Ferreira, do município de Rio Negro/PR, é composta por:

- 01 Assistente Social (Coordenadora da Casa)

- 01 Psicóloga

- 03 Cuidadoras

- 01 Auxiliar de Serviços Gerais.

1.2 O interesse em elaborar este trabalho teve início a partir das observações realizadas no campo de estágio em que a acadêmica está inserida, no Abrigo Institucional Professora Jane Sabino Ferreira, de Rio Negro/PR. O Abrigo Institucional visa o acolhimento provisório e excepcional para Crianças e Adolescentes de 0 a 18 anos, em situação de risco pessoal e social, como medida protetiva, por determinação do Poder Judiciário ou requisição do Conselho Tutelar. Nesse caso, a autoridade competente deverá ser comunicada, conforme previsto no Artigo 93 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O campo de estágio proporcionou à acadêmica o acompanhamento da vida das crianças e adolescentes acolhidos, sua interação com a instituição, comunidade e a família no que diz respeito ao Pós Acolhimento, tendo como proposta de intervenção conhecer a realidade da criança e do adolescente após seu acolhimento, quando o mesmo volta a sua família de origem.

A proposta visa levantar dados de como esta criança ou adolescente está inserido em sua família através de visitas in loco e questionário junto as crianças e adolescente e suas famílias para verificar como vem ocorrendo o resgate dos vínculos familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com