TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

NOME DA ESTAGIÁRIA:                                    

Kelly Andrea Bogo Serrano

DISCIPLINA:

Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social III

PERÍODO:

2022/04

RA:

22122-2019

NOME DA SUPERVISORA DE CAMPO:

Aline Melin Oliveira Juvenasso

NÚMERO DO CRESS/UF:

11331/PR – 11ª Região

CAMPO DE ESTÁGIO

CRAS – Centro de Referência e Assistência Social

POLO DE APOIO

Cruzeiro do Sul - PR

 

TÍTULO DO PROJETO

PASSE LIVRE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DOENÇAS CRÔNICAS

1. PERÍODO DA EXECUÇÃO

Início dia 12 de setembro de 2022 – término dia 11 de novembro de 2022.

2. PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO

Coordenadora do CRAS AVS, Assistente Social AMOJ, Assistente Social ACR, Psicóloga JCVBB.

3. OBJETIVOS ALCANÇADOS

O objetivo foi alcançado, pois foi possível identificar as famílias que possuem pessoas com deficiências e doenças crônicas, conscientizar sobre seus direitos de locomoção, ou seja, direito de ir e vir. Foi possível também explicitar que o Passe Livre é um programa do Governo que proporciona as pessoas com deficiência de baixa renda a gratuidade nas passagens para viajar, que a média da renda mensal deve ser de até um salário mínimo por pessoa da família. Também foi possível informar como e onde solicitar o Passe Livre.

4. RELEVÂNCIA

Este projeto foi muito relevante, pois foi possível observar que o Serviço Social é muito amplo no campo dos direitos relacionados à família, trabalho, saúde, educação, idoso, pessoas com deficiências e doenças crônicas, crianças e adolescentes que enfrentam preconceitos e violação dos direitos humanos. Foi relevante, pois além de poder executar o projeto de estágio foi possível perceber que muitas famílias não conheciam o trabalho da assistência social e programas de governo.

5. METODOLOGIA DESENVOLVIDA

Inicialmente foi realizado um mapeamento das famílias de pessoas com deficiência e doenças crônicas no município de Inajá – PR. Foram convidadas as famílias que se enquadram no programa Passe Livre para participarem desse projeto, as quais se tornaram sujeitos do Diagnóstico Social. Foi usado um questionário como instrumento de desenvolvimento deste trabalho. Este questionário foi aplicado com pessoas previamente esclarecidas a respeito do estudo em questão e que aceitaram voluntariamente fazer parte do presente trabalho. Para a realização do projeto foi tomada como instrumento a pesquisa qualitativa; assim como essa proposta trata-se de uma pesquisa que de acordo com MINAYO (1998;80): tem como objetivo primordial à descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas características está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Após o questionário, visitas domiciliares foram realizadas para conscientização do Programa Passe Livre Intermunicipal e Interestadual, onde foram sanadas todas as dúvidas e explicitado que essas pessoas com deficiência e doenças crônicas estão respaldadas pela Lei Estadual 18.419/15 e a Lei Federal 8899/94.

6. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Na atividade do mapeamento percebi a importância nas relações interpessoais nas atividades internas do projeto. Foi possível perceber a atuação em equipe com outros projetos de extensão. No questionário a motivação foi uma necessidade pela ampliação e melhoramento nas atividades desenvolvidas pelo projeto, organização e cuidado com o manuseio e desenvolvimento dos instrumentais. As visitas domiciliares foram além do esperado, pois proporcionou um espaço de debate, reflexão, construção e fortalecimento dos laços afetivos familiares. Dentro do processo de trabalho do Projeto a visita domiciliar passou a ser um momento impar, onde os familiares refletiram sobre o conceito que se tem uma família, independente de deficiência e doença crônica, além de ser divulgado o trabalho do assistente no CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social e programas sociais.

7. IMPACTO SOCIAL DA AÇÃO DO PROJETO

O impacto social foi a visita domiciliar, mesmo sendo uma prática comum da Assistência Social, pois algumas famílias com pessoas deficientes e com doenças crônicas não conheciam o trabalho da Assistência Social e isso representou um processo significativo do bem-estar das famílias, pois o conhecimento das práticas sociais podem conduzir essas famílias a uma transformação social, referente aos deficientes e pessoas com doenças crônicas. A visita domiciliar foi impactante, pois foi perceptivel a transformação dos beneficiários do Programa Passe Livre, modificando seu modo de pensar, viver, e reconhecer seu direito de ir e vir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com