TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  24/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4
  1. DELIMITAÇÃO

Ao longo dos últimos anos, a participação de pessoas com idade superior aos 60 anos vem aumentando na força de trabalho do país. Além do envelhecimento da população, os idosos estão adiando a saída do mercado. E para protegê-los, o Estatuto do Idoso, que completou 15 anos no dia 1º de outubro, também trata de direitos relativos a trabalho e renda. Entretanto, alguns ainda não saíram do papel.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Observar como a sociedade e a família são impactadas com a reinserção do idoso no mercado de trabalho.

  1. Objetivos Específicos

· Catalogar as pesquisas encontradas quanto ao tipo de estudo;

· Analisar os objetivos que incentivaram a realização de estudos sobre o idoso no mercado de trabalho;

· Identificar os resultados obtidos através da pesquisa neste tema;

· Descrever o percurso metodológico adotado para este estudo.

3.0 JUSTIFICATIVA

 O sistema capitalista gerou várias mudanças que impactaram a sociedade, principalmente no âmbito familiar. Se antes a velhice era a fase de descansar e passar experiência aos mais jovens, com a situação econômica atual, o idoso vê-se obrigado a retornar ao mercado de trabalho após sua aposentadoria, uma vez que sua renda compõe, auxilia e muitas vezes é o motivo da subsistência de toda a família. Diante disto, viu-se a necessidade de pesquisar, analisar e expor as situações que levam o idoso a se re inserir no mercado de trabalho formal ou informal e sua relevância para a sociedade que a cada dia caminha para um número maior de pessoas entrando velhice. A maioria das empresas no Brasil ainda resiste a contratar pessoas com mais de 50 anos, mas essa realidade terá de mudar porque a tendência é de aumento gradativo da população idosa e de faltarem jovens para o mercado de trabalho.

4.0 REFERENCIAL TEÓRICO

Beauvoir (1990, p.123) descreveu algumas percepções de personagens importantes da Grécia antiga, entre eles Minermo, sacerdote em Colofos, 630 a.C., o qual cantava os prazeres da juventude e do amor e detestava a velhice. Dizia ele: Que vida? Qual o prazer sem Afrodite de ouro? Já para Anacreonte, que cantou o amor e os prazeres do corpo: envelhecer é perder tudo que constitui a doçura da vida.

Para Santos (1997) e Encarnação (1997), as preocupações dirigem-se aos velhos "como uma categoria ela própria pré-construída" (Bourdieu, 1989: 28), tomada em função dos efeitos de um tempo socialmente fixado para a determinação da sua capacidade produtiva, findo o qual os indivíduos entram na aposentação compulsiva, na inatividade social, espécie de fosso produzido por um estranho descompromisso contratual, que não oferece contestação, tanto mais que está fundado nas entranhas de um “habitus” secular da Revolução Industrial, determinante da exclusão social da velhice.

José Pastore (2018), durante encontro que discutiu a atual e a futura situação do idoso no mercado. Segundo o economista, por enquanto, a sociedade não se deu conta da desproporção entre o envelhecimento dos profissionais e a oferta da mão de obra juvenil. Porém, à medida que a economia for retomando o crescimento, isso será mais facilmente constatado, já que “haverá dificuldade em preencher vagas”.

Pode-se notar que com o passar dos séculos, a velhice vai tomando aspectos diferentes. Se antes era apenas perda da jovialidade e força e aumento da sabedoria, na atualidade ela passa a ser uma condição que virá sem dúvidas e que deverá ser revitalizada e exigindo produtividade e renovação como forma de sobrevivência para a sociedade atual.

5. METODOLOGIA

A forma de pesquisa utilizada será bibliográfica e documental , baseada em autores como Santos (1997) e Encarnação (1997), e também artigos e entrevistas dos últimos 10 anos relacionadas sobre o tema velhice e trabalho.

5.1 CRONOGRAMA 

MES/ETAPAS

Fevereiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Out

Nov

Escolha do tema

X

Levantamento bibliográfico

X

X

X

Elaboração do anteprojeto

X

Apresentação do projeto

X

Coleta de dados

X

X

X

X

Análise dos dados

X

X

Organização do roteiro/partes

x

Redação do trabalho

x

Revisão e redação final

x

x

Entrega do Artigo

x

Defesa do artigo

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com