TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Gestão em Serviço Social

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

NOME: (A) ROSEMEIRE DE SOUZA RA 8745128833

NOME: (A) APARECIDA DE SOUZA RA 8745103047

NOME: (A) MARCIA CRISTINA PENINO PRADO GESKI - RA 8745148245

NOME: (A) KAYONARA SANTOS CARDOSO RA 8745141822

NOME: (A) ADEJANE ROGÉRIA DA SILVA GALDINO - RA 8745139175

           

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

Planejamento e Gestão em Serviço Social

Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência)

Gestão do Sistema Único de Assistência Social

Suas, Instrumentos e Técnicas de Atuação

Profissional; Desenvolvimento Econômico

Laura M R. SANTOS

PROMISSÃO- 2016

RELATÓRIO SOCIAL

NOME: Maria Conceição da Silva

DN: 25/12/1977

RG: 21.777.529-1

CPF: 247.398.521-22

ENDEREÇO: Rua: Regente Feijó, 44

FONE: 14 – 35417977 (Recado)

No dia 06/04/2016, compareceu na UBS a Sr ª Maria Conceição da Silva, e o clinico avaliou alguns problemas de saúde, sendo algumas doenças crônicas e por não ter condições de manter seu tratamento, foi medicada e encaminhada a exames e orientada a procurar a Assistente Social da unidade.

Na ocasião, a Assistente Social, recebeu a Sr ª Maria, e orientou quanto ao atendimento no segmento saúde sobre a “Farmácia Popular”, a medicação da rede SUS, da medicação do Alto Custo e sobre o auxilio a medicamentos Assistenciais e procederam ao questionamento referente a situação socioeconômica e o convívio familiar, constatando na ocasião que se tratava de uma família numerosa, refugiada em situação de risco e vulnerabilidade social.

Relatou-se que a família é composta de 10 pessoas sendo: o pai, a mãe, e oito filhos: João, o pai (43anos), Maria, a mãe (39 anos), os filhos: Jorge (17 anos), Juca (16 anos), Joaquim (14 anos), José (11 anos), Marcos (08 anos), Mauro (06 anos), Mateus (04 anos) e Mariana (02anos), onde por motivos a serem apurados vivem divididos em duas residências sendo que, com o pai, moram 04 dos filhos e com a mãe, três, e a única menina reside com outra família. Por se tratar de dificuldades econômicas, associadas a fatores como desemprego, problemas habitacionais e de saneamento, com maior número de dependentes e presença de situações de violência, foi solicitado à usuária e aceito pela mesma, uma visita domiciliar, para analisar melhor quais recursos a suprir suas necessidades básicas.

À pedido do Secretário de Assistência de Saúde compareceu na residência da Sr ª Maria, a Assistente Social junto de outros profissionais, para dar continuidade ao questionamento e dar o parecer da sua real situação, onde nos relatou que diante as dificuldades a família vivia em conflitos e seu esposo não convivia mais em sua residência levando quatro de seus filhos para conviver com ele e outra companheira, sendo eles: Jorge (17),estuda no ensino fundamental, mas com freqüência irregular, apresenta comportamento alterado devido o uso de drogas. Juca (16) freqüenta regularmente o ensino fundamental, mas seu comportamento é agressivo, devido problemas psicológicos e psiquiátricos, que podem ser controlados com medicação adequada, Joaquim (14) freqüenta o ensino fundamental não apresenta problemas de saúde e Mateus (4) freqüenta a educação infantil.  A renda de seu José não é fixa mais chega a 800,00 reais e não paga aluguel apenas ajuda na conta de energia e de água e o restante é para o sustento da família.

A mãe reside com outro companheiro também desempregado e 03 dos filhos sendo eles: José (11), Marcos (8) e Mauro (6) sendo que todos freqüentam ensino fundamental do bairro regularmente, onde relataram que é por ter comida todo dia, e comentam que desejam ter uma profissão e ajudar os pais.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o adolescente tem direito a vida familiar, onde deve receber apoio e orientação para a sua vida social, e também é dever do Estado dar condições ao cidadão para exercer a sua cidadania, com dignidade.

 Eles residem em dois cômodos localizados em um corredor que termina em um beco sem saneamento básico e sua renda também não é fixa e diz chegar a 300,00 reais onde 250,00 reais são para o aluguel incluso água e energia e o que resta é para alimento junto com a ajuda de uma cesta mensal doada por uma igreja do bairro.

 Ambos moram no mesmo bairro, com uma distancia de dois quarteirões e as residências não encontram em condições satisfatórias de saneamentos básicos e higiene.

A única filha do casal, Mariana (2), foi morar com a madrinha que tem melhores condições para cuidar da menina em outra cidade.

Parecer Social

Mediante análise coletada através das informações relatadas e observadas, constatou-se que trata de uma família em situação de vulnerabilidade socioeconômica e física, pois os recursos de ambos não suprem suas necessidades básicas e diagnosticou que o problema não se resume ao atendimento no âmbito social e de saúde.

Constata uma necessidade de inserção de uma equipe multidisciplinar e profissional, desde a fase de planejamento, a inserção dos programas até atividades que promovem proteção e recuperação da saúde destes usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com