TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Gestão em Serviço Social

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Unidade: Anhanguera Educacional - UNIDERP.

Serviço social.

Planejamento e Gestão em Serviço Social

COMPONENTES:                                                                    RA:

CELY ALVES DA SILVA                                            67-5135-8787

ELIANE DO NASCIMENTO LIMA                                73-6541-8730

GEISA MICAELE BEZERRA DA SOUSA                        96-5053-7085

M° AUGUSTA MENEZES SILVA                                    69-4846-1828

VALÉRIA NUNES DA SILVA                                          67-8940-9143

Atividades Práticas Supervisionadas - 5ª série.

Professora: Elaine Cristina

Taguatinga Brasília / DF, 15/04/2015.

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Planejamento Educacional

ESCOLA X SOCIEDADE

Primeira interpretação

Segunda interpretação

Terceira interpretação

A educação é uma das alternativas mais propensas ao ato de buscar uma ação transformadora. Tendo como base uma boa relação com a sociedade.

A educação, como um todo, tem a capacidade de transformar uma sociedade, buscando a melhoria planejada.

A educação possibilita uma mudança na sociedade, desde que os indivíduos estejam propensos à buscar por ela. Em um processo de planejamento consciente.

Características dos Educadores de acordo com as Interpretações da

Relação Escola x Sociedade

Conservadores: Generalizam uma corrente de pensamentos, onde se expressam que uma boa educação leva a bons cidadãos.

Comodistas: Percebem que é necessário as transformações, mas optam por esperar que a situação seja resolvida sem a menor participação.

Revolucionários conscientes: Enxergam as possíveis mudanças, estudam melhor o movimento e planejam soluções práticas.

        

O planejamento é fundamental no trabalho do assistente social, tido como um processo dinâmico e continuo que levam a ações intencionais, orientando, estudando para tornar a realidade um futuro próximo. Considerando que o ato de planejar no âmbito do serviço social é um instrumento fundamental, para o exercício da profissão.

Com isso o planejamento deixa de ser apenas um método de estudo e passa a ser um mecanismo importante para a profissão, permitindo que o mesmo visualize mentalmente possíveis mudanças no seu ambiente de trabalho.

        Ao planejar o assistente social tem que levar em conta que muitos vão resistir às novas mudanças, pelos mais diversos motivos, como ameaça comodismo, dentre outros. É preciso compreender as causas dessa resistência, por meio do conhecimento dos valores cultivados pelo grupo. Quanto mais o assistente social conhecer esses valores e deles se aproximar o planejamento, menor resistência enfrentará na sua elaboração e execução.

        Assim, é de fundamental importância que o assistente social conheça todos os passos do planejamento, bem como a realidade que é o objeto da mudança, para que o seu trabalho enfrente a menor resistência possível, recebendo assim contribuições e alcançando bons resultados.

    Planejamento:

        Em nosso cotidiano fazemos planejamento sem perceber de como ele é importante para as nossas vidas. E o quanto é necessário parar e analisar, organizar, projetar e efetuar. Vemos então que um passo depende do outro. Não adianta agir sem antes refletir e nem ficar só no ato de pensar sem ação.

Queremos e desejamos um resultado de sucesso e não aplicamos o planejamento. Embora refletir seja de suma importância não podemos deixar de ter ação. Daí então já vê que o planejamento é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de trabalho do serviço social. Pois nossa sociedade enfrenta as mazelas diariamente e não é de qualquer jeito que encontraremos a solução. é com organização, visão real da sociedade da qual vivemos, com a interação direta com o povo que se pode visualizar a fonte, ou, seja, a raiz das mazelas.  A importância do planejamento social busca utilizar o planejamento estratégico possibilitando entender em sua totalidade social e todas as contradições.

O planejamento é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho do profissional de Serviço Social, pois é fundamental que o mesmo materialize suas idéias através de ações planejadas e estruturadas com o objetivo de modificar uma dada realidade. O planejamento é um processo contínuo e dinâmico, tendo como uma decisão de planejar o seguinte movimento de reflexão – decisão - ação, pelo fato de que o profissional precisa acompanhar a implementação, o controle e a avaliação do projeto social que o mesmo for inserir.

Em se tratar de planejamento o mesmo também é resultado de atitudes favoráveis a mudança, de atitudes que reconhecem que a mudança é algo necessário. Sendo um processo de técnica por meio da qual se faz possível a administração das relações com o futuro.

Esse processo funciona como um sistema composto por três etapas básicas, sendo, obtenção de informações, analise das informações produzidas ou obtidas e por fim a preparação ou elaboração de um plano ou plano.

Obter informação é o passo inicial do processo de planejamento, são elas que mostram necessidades, ameaças ou oportunidade que servem de fundamento para o processo decisório.

Os níveis de planejamento podem ser classificados em:

Estratégico, define a missão ou negócios e os objetivos da organização.

Funcional, são elaborados para possibilitar a realização do objetivo.

Operacional, define os meios para a realização de objetivos, como atividades e recursos.

Preparação

Esta etapa é totalmente necessária se a instituição ou grupo está iniciando um processo mais globalizado e mais participativo de planejamento. Mais tarde ela pode ser omitida, embora o aprofundamento das questões básicas não seja desagradável nem inútil, para as pessoas,quando for levado a efeito com senso de oportunidade, com clareza e com objetivos bem definidos. O objetivo desta etapa é promover dois pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que cresça a motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes. Isso será feito, basicamente, com apresentação de palestras somadas à leitura de textos escolhidos. A isso deve-se acrescentar a análise, em grupos e em plenário, das palestras e dos textos apresentados.Além das questões relacionadas ao planejamento, pode-se segundo as circunstâncias, agregar a esta etapa de preparação mais conteúdo relacionado à visão da realidade global brasileira elatino-americana, a visão ideal de sociedade e de homem, a um projeto educativo adequado para os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com