TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto De Intervenção

Por:   •  30/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                [pic 2]

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PATERNIDADE RESPONSÁVEL

  1. RESUMO

Nome do projeto

PATERNIDADE RESPONSÁVEL

UNIDADE CURRICULAR

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Data do início

02.05.2023

Data do término

28.05.2023

Localização

CRAS

Público-alvo

GRUPO DE GESTANTES

R$ (valor total do projeto)

 350,00

Grupo:

ÉRIKA NAYARA CARDOSO DE ARAÚJO

1282016243

Revisado por:

Antonia Renata Sousa Vieira

Email: Renata.vieira@unp.br

  1. APRESENTAÇÃO

A gestação é um período de transição com transformações físicas, emocionais[a], psicológicas e afetivas para a gestante, e o acompanhamento pré-natal tem como objetivo acolher a gestante desde o começo da gravidez até o nascimento do bebê, oferecendo apoio emocional e assistencial com suporte dentro da atenção, prevenção, promoção e assistência de saúde para a gestante e para o bebê. Além disso, vale salientar que a inclusão da figura paterna durante o processo da gestação e no acompanhamento pré-natal, é de extrema importância para a gestante por fazer ela se sentir amparada para enfrentar os acontecimentos e mudanças da gestação, e para o próprio pai, que já começa a ter um vínculo com o bebê, mostrando que o coadjuvante nesse processo, não é apenas a gestante, e sim a junção dos três. Esse projeto de intervenção tem como objetivo demonstrar a importância da presença da figura paterna durante o processo de pré-natal e durante o parto, tanto para a gestante como para o pai.

A gravidez funciona, para os pais, como um período de preparação para os novos papéis que deverão assumir, frente ao bebê e a tudo que ele irá exigir. A elaboração das fantasias e sentimentos, a revisão da sua própria infância e dos papéis parentais, bem como as preocupações decorrentes desta transição, o fato de o pai não contar com a realidade das mudanças corporais e do desenvolvimento do bebê no seu próprio corpo, pode, ainda, suscitar sentimentos de ciúme, inveja, ansiedade e solidão no homem.

O envolvimento paterno pode variar bastante ao longo da gestação, de acordo com

o desenvolvimento do bebê, bem como conforme as características de cada pai. Com relação às diferenças ao longo da gravidez, May (1982) sugere um padrão de mudanças sequenciais no envolvimento emocional dos pais, constituído de três fases. A primeira destas compreende o período desde a suspeita de gravidez acompanhada de um grande impacto inicial até a sua confirmação, quando os pais podem experimentar reações de desconforto, estresse e ambivalência. Na segunda fase, os pais ainda não sentem a gestação como uma realidade, uma vez que os sinais físicos ainda não são evidentes. Em decorrência disto, a distância emocional é a característica mais marcante deste período. Na última fase, os homens vivenciam a gestação como real e importante em suas vidas, conseguindo definir-se como pais. Normalmente, segundo May, este último estágio ocorre no terceiro trimestre da gestação, quando o nascimento do bebê está mais próximo e os pais tornam-se mais participativos nos preparativos para a sua chegada.

  1. PÚBLICO-ALVO

O presente projeto de Intervenção é fruto da observação sistemática dos encontros mensais com o Grupo de gestantes “ALEGRIA DE NASCER” ocorridos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na cidade de Bom Sucesso-PB, de onde estou efetivando meu estágio. Ao longo do processo de observação pude notar que o grupo “Alegria de Nascer” se evidencia por ser bastante rotativo e dinâmico. Entre os critérios exigidos para a participação no grupo estão: possuir cadastro Único ativo no município, está na idade gestacional até o 3º mês, realizar o acompanhamento pré-natal no posto de saúde e a frequência de no mínimo 6 (seis) reuniões no grupo.

A composição do grupo é majoritariamente por mulheres que variam de faixa etária entre a idade 14 a 30 anos e as vezes há adolescentes, mas que não configura como público predominante. Outra característica do grupo é quanto a escolaridade que se faz bastante  variada, entre término de ensino médio, até mesmo algumas que não conseguiram finalizar o ensino fundamental, que residem entre zona urbana e rural.Com relação ao quesito renda e ocupação percebe-se que  invariavelmente a maioria tem algum vínculo com a agricultura de subsistência sem emprego formal, realizando suas tarefas no âmbito  doméstico, tendo  no Auxilio Brasil( Programa de Transferência de Renda do Governo Federal) a única fonte de sobrevivência.

4. OBJETIVOS

GERAL

Conscientizar os parceiros/pai da sua importância da participação durante a gravidez, e também a participação e envolvimento afetivo e emocional deles durante os encontros do Grupo de Gestantes “Alegria de Nascer”.

ESPECÍFICOS

        

  • Sensibilizar os companheiros quanto a importância de se fazerem presentes em todo o decorrer da gestação;
  • Proporcionar um ambiente acolhedor e participativo para a realização de atividades práticas com o intuito de demonstrar quanto aos cuidados com os bebes.
  • Realizar roda de conversas para poder abordar o devido assunto que será trabalhado tanto com as gestantes, quantos seus companheiros.

5. MÉTODO: ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO

5.1 – Realização das atividades

        

        As atividades que serão desenvolvidas perante esse projeto, ocorrerão em dois momentos que será feita de acordo com o que foi planejado. O primeiro momento será definido por entrega de panfletos, ocasionando por uma roda de conversa em que será feita uma pequena palestra sobre a importância de ter o acompanhamento paterno desde do primeiro desenvolvimento do feto dentro da barriga da mãe, acompanhada de explicações feitas através de slides projetados durante o debate. ( essa ação será desenvolvida por quem?)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (499.6 Kb)   docx (598.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com