TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Intervençao

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

AMANDA DE SALES PAIVA – 411546

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

BOA VIAGEM - CE CEARÁ Maio, 2015

[pic 2]

AMANDA DE SALES PAIVA – 411546

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso  de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio  Supervisionado I.

BOA VIAGEM-CE

CEARÁ 2015

[pic 3]   

SUMÁRIO

Identificação dos Acadêmicos_______________________1

Introdução______________________________________2

Organização____________________________________3

Realidade______________________________________4

Programas e Serviços_____________________________5

Diagnóstico Institucional____________________________6

Considerações finais_______________________________7

 Referências______________________________________8

     

       Nome do Estagiário:  Amanda De Sales Paiva - Curso: Serviço Social

     Telefone: (88)8817-8174 - e-mail: amandasalespaiva@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I                                                          Local de Estágio: CRAS II

Endereço: Rua Manoel Araújo Marinho, N° 794.

Bairro: Boaviaginha

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Rozivalda Ferreira de Almeida        

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: MARIA BEZERRA PINTO

Carga horária: 88 Hs Início:28/04/2015 Término:28/05/2015 

 

INTRODUÇÃO

         O estágio foi realizado no centro de referência da assistência social, CRAS ll. Este primeiro estágio foi de observação, pudemos ver de perto, qual a postura do assistente social na instituição e presenciar casos de vulnerabilidade social, física e psicológica.

         Foi uma experiência enriquecedora na nossa formação, pois na prática é que conseguimos captar realmente as necessidades dos usuários que vamos trabalhar. Fazer serviço social é doação, não é só uma profissão, o assistente entra em contato direto com os problemas dos usuários, para a elaboração de planos de estratégia que solucionem seus problemas.

 

A ORGANIZAÇÃO

Identificação da Instituição:

-Nome da Organização: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Il

-Endereço completo: Rua José Vieira de Freitas, N° 100 - Recreio – Boa Viagem-CE

-Telefone: (88) 3427-1425

-E-mail: social@boaviagem.ce.gov.br

Realidade

O Centro de Referência de Assistência Social foi implantado no município de Boa Viagem no ano de 2004 com a missão de contribuir para a efetivação da política de assistência social no município, por esse motivo, dentre seus objetivos destaca-se a cooperação para o processo de autonomia e emancipação social das famílias através dos serviços sócios assistenciais ofertados a comunidade.

A instituição busca cultivar valores essenciais como: ética, equidade, justiça social, liberdade e cidadania. Os programas e projetos direcionados a comunidade pela instituição são: projeto bem nascer, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para todas as faixas etárias, serviço bem cuidar e o grupo de convivência de mulheres.

Programas e Serviços:

Bem Nascer: É o Programa direcionado as gestantes, com oficinas, palestras e o final cada uma recebe um kit enxoval.

Bem cuidar:É um serviço desenvolvido pelo PAIF, direcionado as crianças de 03 a 06 anos resgatando a cultura, o brincar.

Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos: Abrange todas as faixas etárias de famílias beneficiadas do PBF no CadÚnico. Com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e sociais.

Grupo de convivência de mulheres:Também desenvolvido pelo PAIF, com oficinas de artesanato, cursos, palestras e rodas de conversa.

        

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

  

Na vivência com o aprendizado teórico – metodológico articulado a prática foram realizadas várias visitas domiciliares de busca ativa para a participação de projetos do CRAS ll, bem como a divulgação dos projetos e programas lá existentes. Uma das buscas foram às vistas as crianças que haviam se inscrito no projeto Bem Nascer, também pudemos participar de formas ativa sempre acompanhados do Supervisor de Campo e orientados Pela Supervisora Acadêmica.    

O nosso projeto de intervenção teve como objetivos: Levar aos alunos dessa faixa etária informações sobre os riscos de uma gravidez precoce e o sobre a sexualidade com maturidade, ajudar a motivar os jovens e adolescentes a traçarem objetivos de vida, associando esse projeto ao uso consciente e responsável das mais diversas formas de uso dos métodos contraceptivos, estimular o debate da Educação Sexual nas escolas e incentivar os adolescentes a terem uma visão madura e responsável sobre o tema abordado. O público alvo foi os adolescentes de 12 a 19 anos da Escola Ensino Fundamental Criança Feliz. Que dentro da área de atuação do nosso campo de estágio. Através de palestras que foram realizadas em sala de aula e no pátio do colégio Criança Feliz. Com a presença de profissionais da saúde e o do assistente social (supervisor de campo). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com