TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ação

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


        SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        JUSTIFICATIVA        4

3        OBJETIVOS        5

3.1        Objetivo Geral        5

3.2        Objetivos específicos        5

4        PÚBLICO ALVO        6

5        METAS A ATINGIR        7

6        METODOLOGIA        8

7        RECURSOS HUMANOS        9

8        recursos materiais        10

9        PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS        11

10        AVALIAÇÃO        12

11        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        13

12        BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA        14

13        ANEXO        16

13.1        fotos de antes e depois de quem usa drogas        16

13.2        Questionário a ser respondido por adolescentes        18



  1. APRESENTAÇÃO

O projeto de intervenção será executado no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do bairro João de Deus em Petrolina-Pe, e visa conscientizar adolescentes no grupo PROJOVEM sobre os riscos e prevenção a respeito do uso de drogas.

Atualmente a grande demanda de informações através dos meios de comunicação, deixa o indivíduo inteirado de tudo o que se passa ao seu redor. Ao se falar em drogas, a curiosidade do mesmo é aguçada, e essa, deve ser aproveitada para a formação de conceitos sadios e exatos, e por isto a necessidade de conscientizar e prevenir quanto a esta problemática.

O projeto “Conscientização e Prevenção Contra as Drogas” visa prevenir, a partir da conscientização do jovem, o uso de drogas e evidenciar que a vivência com outras atividades também prazerosas, é saudável e substitui a utilização de substâncias viciantes. Envolver a comunidade, os pais e a escola nestas atividades para que formulem e trabalhem em conjunto para prevenir o uso destas substâncias.

A questão das drogas na vida do jovem tem sido discutida com bastante preocupação, devido ao grande número de ocorrências que se constatam ultimamente na cidade de Petrolina. Os impactos devido ao uso destas substâncias são deveras destrutivos. Acredita-se que a prevenção e o conhecimento ainda são o melhor caminho para que o adolescente não venha a ter contato com elas, pois as consequências do envolvimento com as drogas são mais difíceis de serem tratadas. O papel do CRAS tem fundamental importância para que a proposta preventiva seja implantada neste meio. É na adolescência que os conflitos de cunho subjetivo vêm mais frequentemente à tona. Tal projeto é influente, onde o jovem pode encontrar esclarecimento sobre o assunto, e é neste sentido que se dá a intervenção no grupo PROJOVEM para a elucidação e prevenção das drogas entre os jovens.


  1. JUSTIFICATIVA

A luta contra o uso das drogas tem uma importante aliada: a informação. Quero desenvolver um projeto social de iniciação informativa para os adolescentes carentes inclusos nos programas do CRAS, incluindo o PROJOVEM.

A iniciativa visa reduzir os índices de criminalidade e violência nas famílias mais vulneráveis ao uso de drogas, pertencentes ao CRAS, através da oferta da informação e prevenção. O projeto se baseia em estudos feitos a respeito do resultado da prática do uso de drogas cada vez mais frequente entre as famílias vulneráveis inclusas no CRAS que apontam fundamentais malefícios para o desenvolvimento de jovens e adolescentes, bem como a formação educacional, além da postura e cuidados com a saúde.

Definimos como Drogas substâncias que de forma boa ou má atuam no organismo dos indivíduos. Algumas dessas substâncias provocam alterações no comportamento e acabam por deixar a saúde debilitada  levando até a morte.

Desta maneira a natureza do ser humano vem sendo agredida constantemente nos últimos anos, principalmente a de nossos jovens.

Este aumento do consumo de drogas nos leva a vários questionamentos como, o que fazer para amenizar este problema e como o CRAS- Centro de Referência da Assistência Social poderá fazer por meio de projetos em que estão inseridas no PAIF.

Se nada for feito para combater estes problemas, a próxima geração herdará uma sociedade hostil sem perspectivas a mercê de pessoas que visam lucros não se importando a que custo este lucro será conseguido.

Portanto, é importante elaborar um projeto que conscientize desde a infância e adolescência do mal que o uso de drogas faz a saúde e a convivência das pessoas, promovendo ações que possam prevenir o uso das drogas.

Podemos desenvolver assim ações que de alguma forma mostrem porque não devemos usar as diferentes drogas deixando claro ao público as consequências que trazem aos seus usuários, e é por este motivo que se dá a implantação e execução deste projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com