TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  20/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE DELTA – UNIME SALVADOR

Marcele Sousa

Mirian Silva

Samara Gonçalves

PRAZER E PREVENÇÃO

A importância da prevenção como forma de redução dos índices de contaminações por DST’s entre companheiras (os) e internos no Presídio Salvador.

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio II e III do curso de Serviço Social da Faculdade UNIME Salvador, como requisito para avaliação.

Supervisora acadêmica: Katiene Souza

   Salvador

Novembro/2014

Projeto de Intervenção

  1. JUSTIFICATIVA

O Presídio de Salvador, conhecido como Casa de Detenção, situado no Complexo Penitenciário Lemos Brito, no bairro da Mata Escura, tem o objetivo de custodiar presos provisórios da região metropolitana de Salvador. Os internos possuem direitos a assistência jurídica, a saúde, material, educacional, religiosa, social e a visita, na qual também está a visita íntima que é um beneficio concedido aos internos que possuem companheiras (os)/esposas cadastrados como visitantes.

Desta forma foi criado no setor de Serviço Social os grupos de acolhimento à família, onde será executado o projeto pelas estagiárias do curso de Serviço Social e terá como público alvo as companheiras (os) e esposas dos internos participantes do mesmo. O formato atual do grupo de família do Presídio Salvador foi construído após a criação de uma sala ampla para atendimento do Serviço Social em 2013, até então eram realizados apenas informes na recepção da unidade pelos agentes penitenciários. No grupo de acolhimento, as assistentes sociais fazem levantamento das demandas dos internos, orienta sobre direitos sociais, encaminhamento para rede de apoio biopsicossocial.

Os grupos são feitos sempre as quartas e quintas-feiras, no qual são recebidos familiares dos internos para confecção das carteiras de visita, onde nas quartas-feiras  temos um público de pais, mães e irmãos dos internos e nas quintas-feiras direciona-se as companheiras (os) e esposas que tem o direito ao beneficio da visita íntima, as quais são o foco do projeto.

Os grupos tem como objetivos promover produção de cuidado ao interno e familiar no ambiente prisional, estabelecer uma relação de confiança entre os familiares e a equipe do PSP; apresentar aos familiares o Programa de Saúde do Sistema Prisional; orientar sobre o papel do Serviço Social no Presídio Salvador; orientar os familiares sobre seus direitos sociais; encaminhar os familiares para rede de atenção biopsicossocial; fortalecer os laços entre os familiares e o interno; orientar os familiares sobre a importância do auto cuidado; apresentar o Presídio Salvador; orientar os familiares sobre ás normas e regras da unidade. Ainda são expostas pelas assistentes sociais informações acerca dos procedimentos que visam à segurança quanto à entrada de visitantes, tornando claro o papel do assistente social na unidade e sobre a equipe biopsicossocial.

O projeto tem como objetivo geral: Promover a prevenção das DSTs entre companheiras (os) e internos na Casa de Detenção de Salvador. Pretende-se combater a proliferação destas doenças que também são transmitidas através das visitas intimas. Serão realizados seis encontros entre os meses de janeiro e fevereiro para reflexão do tema mediante exposição de folders, apresentação de slides e documentários a cerca desta problemática.

Os encontros contemplarão as companheiras (os) destes internos. O projeto tem caráter interdisciplinar e profissional da instituição, e terá como convidado um enfermeiro do setor de saúde do Presídio Salvador. Espera-se que este projeto possa contribuir para o entendimento dos comprometimentos que trazem as DSTs, assim como a necessidade do uso de preservativos como proteção sempre nas visitas intimas.

Com o crescimento dos números de infectados por DST’s nos presídios, este projeto de intervenção justifica-se por haver uma necessidade de aprofundar a discussão sobre prevenção na perspectiva da educação em saúde e poderá contribuir com a efetivação dos direitos de promoção a saúde dos detentos.

Portanto nosso trabalho tem a proposta de criar meios que proporcionem e incentive as companheiras (os) e esposas ao auto cuidado com a saúde e dar continuidade a dinâmica que já é realizada pela instituição, porém com outras características que foram percebidas através da visita de campo. Faremos ações com o apoio do setor de saúde, permitindo elevar o sentido da prevenção como único meio de evitar o contágio e disseminação de DSTs.

.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

Companheiras (os) e esposas dos internos com idades acima de 18 anos participantes do grupo de acolhimento à família nas quintas-feiras.

  1. OBJETIVOS

3.1 Geral

- Promover a prevenção das DSTs entre companheiras (os) e internos do Presídio Salvador.

  1. Específicos

  1. Incentivar as companheiras (os) de internos quanto ao uso de preservativos como forma de prevenção.
  2. Sensibilizar quanto ao diagnóstico precoce, tratamentos e acompanhamentos das DSTs.
  3. Alertar sobre riscos, sintomas, gravidade e consequências das DSTs.

4. METAS

  1. Estimular 100% das companheiras (os) e esposas dos internos participantes do grupo de acolhimento à família ao uso continuo de preservativos em 2 meses.
  2. Conscientizar 100% das companheiras (os) e esposas dos internos participantes do grupo de acolhimento à família em 2 meses sobre a importância do cuidado com o corpo e saúde sexual para a diminuição da proliferação de DSTs.
  3. Esclarecer a 100% das companheiras (os) e esposas em 2 meses sobre as políticas de saúde existentes e a importância de exames de saúde periódicos.

5. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

O direito penal, até o século XVIII, era exercido através de penas desumanas, com açoites e todos os tipos de humilhações, porém não havia privação de liberdade. Ainda no século XVIII, houve certos avanços em relação à modificação dessas penas cruéis, e a privação de liberdade passa a ser pena. No início deste século surge o que seriam os primeiros ensaios das penitenciárias. (ENGBRUCH, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (265.6 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com