TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  2/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 O Projeto de Intervenção.......................................................................................4

2.2 Executando o Projeto de Intervenção em Campo de Estágio................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

        



  1. INTRODUÇÃO

A Organização das Voluntárias de Goiás – OVG foi criada em 1.947, sendo uma instituição civil dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos de caráter filantrópico e beneficente com autonomia administrativa, patrimonial e financeira com sede e foro em Goiânia e ação em todo o território no Estado de Goiás, estabelecida á rua T-14 Nº 249, Setor Bueno, CEP. 74.230-130, nesta capital.

Mantém-se como parceira na luta por políticas sociais eficientes para a população desfavorecida, desenvolvendo gradativamente ações que substituam as políticas compensatórias por propostas socioeduacativas e de inclusão social, dentre elas o projeto Menina de Luz.

O Centro Social Dona Gercina Borges Teixeira foi criado em 17/10/1995, cuja sede situada á Rua Benjamim Constant, no bairro de Campinas foi cedida á OVG pelo o Governo Federal, após a extinção da antiga LBV. Na época as ações eram voltadas a população de baixa renda onde a solicitações eram benefícios eventuais e emergenciais, como: Doação d prótese, entrega de benefício ao doente renal crônico e as gestantes em geral.

Em abril de 1999 foi implementado o “Projeto Menina de Luz” e a unidade passou a atender exclusivamente a adolescentes grávidas de Goiânia e Municípios circunvizinhos.

A consideração sobre o fenômeno da gravidez precoce no Brasil merece um olhar atencioso sobre os seus índices. Esta já não é mais uma questão exclusivamente familiar, mas da sociedade, e hoje esse fenômeno ameaça o futuro da jovem e do jovem considerados os fatores de riscos físicos, emocionais e sociais dela decorrente.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. O PROJETO DE INTERVENÇÃO.

A inserção das adolescentes pós-parto ao mercado de trabalho,é uma forma de qualificar a adolescente para uma função especifica, dando lhes  maiores oportunidades de trabalho após o parto, e um retorno quase que imediato ao mercado de trabalho.Visando também, a autonomia financeira para si e seus familiares, aumentando sua autoconfiança em si mesmas, e auto estima elevada. A elaboração se dará por meios de técnicas de execução com as quais determine o mecanismo conciliando e viabilizando a demanda com meios e prazos acessíveis, de modo a facilitar a coordenação do projeto de intervenção.

O projeto foi executado no Centro Social Dona Gercina Borges Teixeira unidade da (OVG - Organização das Voluntárias de Goiás) situado em Campinas na região Oeste de Goiânia. Mediante á falta de emprego, autoestima baixa, sem nenhuma qualificação profissional, e a evasão das adolescentes do Projeto Meninas de luz.

Inserção das adolescentes do pós-parto ao mercado de trabalho tem como objetivo inserir as adolescentes ao mercado de trabalho, qualificando-as, proporcionar autonomia financeira, aumentar a autoestima, e evitar a evasão do Projeto Meninas de Luz.   

De acordo com toda a realidade que as adolescentes convivem e considerando o período de um ano, que as mesmas têm durante o projeto, o retorno após o parto será o tempo necessário para sua qualificação profissional, e uma melhor colocação no mercado de trabalho.

2.2 EXECUTANDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CAMPO DE ESTÁGIO.

O período de Estágio para o acadêmico é o momento em que acontece a relação entre a teoria e a prática dos assuntos relativos à profissão em curso. A participação do Orientador Acadêmico e o Supervisor de Campo junto ao estagiário somam de forma eficaz no processo de construção profissional.

A princípio o estagiário precisa desenvolver sistematicamente o conhecimento de forma ampla do campo de estágio por meio da observação das práticas do supervisor de campo. Em seguida aproximar-se da prática de atuação se permitindo um olhar crítico, investigativo e ao mesmo tempo atuante, é o momento de planejar sob um diagnóstico profissional e ético o seu Plano de Ação. Por último, é denominado terceiro período de estágio o momento em que será executado o que foi elaborado como Plano de Ação. O plano de ação precisa intervir realçando objetivos e metas direcionadas a uma intervenção.

O Plano de Ação especifica em pauta nesse relatório, trata-se do projeto de intervenção inserção das adolescentes do pós-parto ao mercado de trabalho, tem como objetivo contribuir para a redução de evasão das as adolescentes do pós-parto, qualificando-as para o mercado de trabalho, tendo em vista que, só serão enquadra na capacitação as adolescentes que participarem de todas as atividades do Projeto Meninas Luz.  

Inserção das adolescentes do pós-parto - elaborado de acordo com os objetivos em relação ao público alvo da OVG - Organização das Voluntárias de Goiás na unidade-(Centro Social Dona Gercina Borges Teixeira)propôs:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com