TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        OBJETIVO        6

3.1        OBJETIVO GERAL        6

3.2        OBJETIVO ESPECIFICO        6

4        PÚBLICO ALVO        7

5        METAS A ATINGIR        7

6        METODOLOGIA        7

7         RECURSOS HUMANOS        8

6        PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS        8

6        AVALIAÇÃO        8

6        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        8

REFERÊNCIAS        9

 


  1. APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães é uma organização governamental, fazendo parte da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães. Tem como obrigação, garantir as diretrizes e normas da política pública de saúde do município e como visão prevenção à saúde, promovendo assim o acesso aos benefícios, programas, projetos aos quais a população tem direito.

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde) é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimento. O TFD pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem. Quando indicado, este será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública e referenciada. Nos casos em que houver indicação médica, será autorizado o pagamento de despesas para acompanhante.

Está situado na AV. Barreiras, 285 – Centro, em Luís Eduardo Magalhães – BA, dentro da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães no setor da Secretaria Municipal de Saúde. No TFD o Assistente Social compõe uma equipe juntamente com Médico, Coordenador e Auxiliar Administrativo e têm um papel fundamental, pois é o profissional de serviço social que é responsável por fazer a interação do paciente com o local indicado para seu tratamento, com a equipe do TFD, facilitando dentro dos critérios o acesso aos benefícios do programa, realizando a orientação do usuário, o atendimento, visitas domiciliares e emite pareceres sociais que são encaminhados ao médico, permitindo o cadastramento de pessoas que se enquadram nos critério do TFD. Assim o projeto de intervenção será aplicado na sala do TFD, com o propósito de informar mais sobre este benefício.


  1. justificativa

Conforme ao longo do período de estagio pode-se observar a falta ou o não conhecimento total do programa T.F.D e principalmente como se deve proceder em relação aos benefícios,diante da demanda apresentada diariamente em busca de informações, faz se necessário a elaboração de uma cartilha informativa que venha esclarecer duvidas de forma mais clara e objetivas sobre o funcionamento do programa, as Leis, com o objetivo de poder contribuir com a melhoria no processo de informação ao usuário do TFD e visando a humanização no atendimento, conscientizando os usuários que este beneficio e um direito de todos.

  Visando assim que este beneficio é de grande importância na saúde para todos, então cabe o usuário usufruir com consciência e responsabilidade, sendo utilizado somente para o tratamento.


  1. OBJETIVO

  1. OBJETIVO GERAL

Estimular os pacientes e os seus acompanhantes a conhecerem os direitos orientando e informações sobre o beneficio de Tratamento Fora de Domicilio – TFD Intermunicipal e Interestadual.

  1. OBJETIVO ESPECIFICO

  • Descobrir as principais dúvidas dos usuários sobre o beneficio.
  • Fornecer instruções e esclarecimento sobre os benefícios
  • Enfatizar a importância das regras do TFD

  1. PÚBLICO ALVO

O processo de intervenção desenvolvido por este projeto tem como público alvo são homens e mulheres a partir dos 20 anos, idosos e seus acompanhantes, pessoas que tenham interesse em se informar sobre o beneficio, residentes de Luís Eduardo Magalhães e de outros municípios mais que estejam na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (233.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com