TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  30/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, foi fundado em 25 de setembro de 2002, idealizado e projetado no modelo dotado pelo Instituto de Readaptação – GINGRAS- Lindsay de Montreal, Canadá (CRER,2014).

O CRER oferece atendimento humanizado e especializado com uma atuação na reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, proporcionando aos pacientes incapacitados uma qualidade e excelência na reabilitação e readaptação, o CRER oferece atendimento exclusivamente pelo SUS.

Enquanto identidade institucional, o CRER é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, graças a atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Além disso, o CRER é o único hospital de reabilitação do país e o primeiro hospital público do Centro-oeste com certificado da Acreditada com Excelência- Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Administrado pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) desde sua inauguração, é uma Organização Social (OS) com personalização jurídica de direito privado e fins não econômicos, conforme os termos da Lei Federal 9.637/98 e Lei Estadual 15.503/05, portanto a AGIR reinveste no CRER todo o recurso angariado através do contrato de gestão com a secretaria Estadual de Saúde (SES), ou ainda através de doações recebidas, possibilitando sua manutenção, inovação e ampliação dos serviços prestados à sociedade (CRER,2014).

A organização Social é regida por estatuto, e por normas internas e pela legislação aplicável, possui como órgãos de deliberação superior, a assembleia geral dos associados, o conselho de administração e o conselho Fiscal. Os conselhos operam através de controle direto, representação do poder público e da sociedade Civil, juntamente com a direção da Associação goiana de Integralização e Readaptação-AGIR.

O CRER tem por missão oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e pesquisa, Como reconhecimento deste trabalho, a instituição foi certificada como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação, publicada na portaria de n°1.687, de 12 de agosto de 2014. A instituição oferece uma Política de Qualidade que busca a melhoria contínua na assistência à saúde das pessoas com deficiência, valorizando o cliente e promovendo a excelência nos processos.

O CRER atende, especialmente, o grande incapacitado, oferecendo tratamento de alta complexidade, humanizado e holístico. Somos habilitados pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) pela atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

O atendimento multidisciplinar no CRER é prestado por uma equipe formada por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, musico terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros profissionais que oferecem ao paciente um tratamento multiprofissional e humanizado.

Antes de iniciar as atividades de reabilitação, o paciente é avaliado por uma equipe especializada. Trata-se da Avaliação Global, que tem como objetivo definir um programa individualizado de reabilitação que pode incluir Arteterapia, Atividades Educativas, Avaliação Neuropsicológica, Educação Física Adaptada, Equoterapia, Estimulação Visual, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Hidroterapia, Musicoterapia, Natação, Psicologia, Serviço de Biofeedback, Serviço Social, Terapia Ocupacional, entre outros métodos terapêuticos.

Identificação do Projeto de Intervenção

O cadastro é uma ferramenta fundamental devido nele estão contidas informações relevantes do usuário, neste a instituição necessita obter informações corretas, organizadas, seguras e acima de tudo com tempo mínimo de acesso, é através do cadastro que é possível identificar os usuários.

O cadastro facilita a gestão dos serviços, a comunicação, o compartilhamento das informações e, o mais importante, melhorar a qualidade da assistência prestada a população.

O cadastro é utilizado por diferentes profissionais dentro da instituição como os médicos, assistentes sociais, psicólogos entre outros...

O Serviço Social cuida dos dados da comunicação dos meios de contato possíveis para qualquer necessidade dentre eles o número de telefone que é o principal meio para a realização da relação instituição/usuário, é através do telefone que são passadas as informações, tais qual a data da consulta solicitada pelo próprio usuário.

A consciência da importância que o usuário tem que ter é a atualização constante do mesmo, informando imediatamente se houver troca de número para a instituição, evitando a perda do seu próprio atendimento e não prejudicando aqueles usuários que já estão na fila de espera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com