TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  4/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SERVIÇO SOCIAL

Dependência química e qualidade de vida  

Layne Yonara da Silva Paixão – RA: 1902568

Diana Marilia do Socorro Bastos Gama – RA: 1905996

Almeirim-PA

2021

Layne Yonara da Silva Paixão – RA: 1902568

Diana Marilia do Socorro Bastos Gama – RA: 1905996

Dependência química e qualidade de vida  

Artigo apresentado à UNIP como requisito parcial para obtenção do titulo de bacharelado em Serviço Social sob a orientação do professor (a)

Almeirim-PA

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA        5

1.2 OBJETIVO GERAL        5

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

1.4 JUSTIFICATIVA        6

1.5 METODOLOGIA        6

2. PREVENÇÃO AO CONSUMO DE DROGAS        7

2.1 ATENÇÃO À SAUDE DO USUARIO DE ALCOOL        7

3. CONVENÇÕES ATUAIS SOBRE DROGA        9

3.1 ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DANOS        9

4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


1. INTRODUÇÃO

O consumo excessivo de álcool e de drogas ilícitas tornou-se um problema de saúde publica mundial, principalmente por gerarem riscos à saúde e a vida dos dependentes químicos e das pessoas ao seu redor manifestos em acidentes de trânsito, violência domestica, roubos, assassinatos. As autoridades brasileiras e de outros países tem buscado soluções que integram várias áreas da saúde, da justiça e a sociedade em geral.

No Brasil, as políticas publicas especificas, historicamente não foram prioridade e atualmente nota-se a premência de reverter os modelos assistenciais de forma a contemplar as reais necessidades dos usuários portadores de transtornos psíquicos em decorrência do consumo descontrolado de álcool e de drogas ilícitas.

No centro das atenções está-se à procura de um método eficaz de prevenção que vem desafiando os setores da sociedade no sentido da formulação de políticas publicas especificas que integrem a prevenção, o tratamento, a reabilitação que vise à reinserção social dos indivíduos cessando  por um lado os vultosos recursos dispendidas pela saúde publica e valorizando os indivíduos de modo a equilibrarem-se emocionalmente, socialmente e economicamente.

Somente após o ano de 2001 é que começaram a ser implementadas regulamentações no âmbito da saúde publica visando a prevenção e o tratamento dos transtornos decorrentes do consumo de álcool e de outras drogas, em alternativa as alternativas de atenção focadas em praticas de natureza medicamentosa, sanções disciplinares, regra de cunho religioso-moral, que contribuíram para o isolamento social e para a estigmatização dos usuários e alcoólatras.

Neste contexto, teve importância a publicação da lei 10.216/01 que  instituiu a Reforma Psiquiátrica Brasileira que apregoou a desospitalização e o desincentivo à internação de usuários em centros psiquiátricos. Em 2003, surgiram os centros de Atenção Psicossocial em Alcool e Drogas (Capsad), como principal estratégica de tratamento de dependentes químicos de quaisquer idades no contexto da redução de dados. No entanto, há que se destacar que o publico especifico é o adultos, sendo que as crianças e os adolescentes podem se atendidos mediante as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Esses centros mantêm os pacientes em liberdade, em contato com seus familiares com o intuito de propiciar a reinserção social. O atendimento é realizado diariamente voltado aos pacientes que abusam do álcool e de outras drogas por meio de um planejamento terapêutico individualizado e de evolução continua, onde valoriza-se muito o apoio familiar durante o processo. Uma vez por semana, o setor de psicologia promove atendimento aos familiares dos pacientes em encontros de grupo para esclarecer dúvidas, minimizar os anseios e dar suporte aos familiares.

Como parte do tratamento, o CAPSad conta com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogos, clinico geral, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutica, profissionais de enfermagem, professo de educação física, professor de artes para conduzir exercícios físicos, atividades recreativas, educativas e profissionalizantes. No cerne do processo está o objetivo de mudar os hábitos e reequilibrar o individuo para a obtenção de melhoria da qualidade de vida.

Os grandes centros urbanos foram os primeiros a serem dotados por essa estrutura devido aos indicadores epidemiológicos relevantes. Em 2007, o Brasil contava com 160 CAPSad, funcionando 24 horas por dia para prestar atendimento às pessoas consumidoras de álcool, usuários de crack e outras drogas. Em 2013, a rede contava com 788 unidades pelo Brasil.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Então, neste contexto surge a questão problema para esta pesquisa que refere-se tratamento de usuários de crack, de álcool e outras drogas no Brasil. Quais são as politicas publicas voltadas ao tratamento, recuperação dos dependentes químicos e quais as políticas publicas que vêm sendo implantadas para prevenir, tratar e reinserir na sociedade os dependentes químicos?

1.2 OBJETIVO GERAL  

Objetivo geral dessa pesquisa é compreender a dependência química sob a perspectiva da qualidade de vida.

 1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Quanto aos objetivos específicos, temos os seguintes historizar o surgimento e a evolução da legislação pertinente aos dependentes químicos, o investigar sobre a prevalência de transtornos advindos do uso incessante de álcool e de outras drogas.

1.4 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema, incialmente, se justifica pelas preocupações relativas ao aumento da violência no Brasil, ao crescimento do número de dependentes químicos dentre os quais, os alcoólatras, os usuários de outras drogas e de crack, que por muito tempo, foi considerado a versão da cocaína para os menos favorecidos. De modo geral, é importante reconhecer os processos de implementação de politicas publicas na recuperação de drogaditos.

Temos que analisar e refletir sobre a destruição das vidas de dependências químicos e desarticulação de suas famílias devido ao uso continuado de álcool e outras drogas na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com