TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção No Serviço Social

Por:   •  29/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1        Apresentação        6

2        Justificativa        7

3        Objetivos        8

4        Publico alvo:        9

5        Metas        10

6        Metodologia        11

7        Recursos humanos        12

8        Avaliação        13

9        Cronograma de execução        14

Bibliografia        15



  1. Apresentação

O presente trabalho tem como proposta o Plano de ação construído na experiência de Estágio Supervisionado no Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, realizado no Centro de Reabilitação Osmane Sobral Rezende, o qual terá como tema DIGNIDADE E INFORMAÇÃO AOS IDOSOS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO.

O Centro de Reabilitação Osmane Sobral situa-se na Rua Expedicionário da Pátria S/N bairro Novo Portinho na cidade de Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro. Tendo como público principal os usuários com doenças neurológicas e ortopédicas, de todas as idades, inclusive os idosos.

A violência contra os idosos é hoje considerada uma das faces mais cruéis, que vem se agravando a cada dia. A terceira fase da vida é a que mais necessita de cuidados físico, material, psicossocial de saúde, de atenção e de respeito, pois trata-se de pessoas que construíram sua identidade, sua história, pelos preconceitos e discriminação daqueles que enxergam a velhice apenas como um processo degenerativo e ainda pelo egocentrismo dos que gozam da plena forma física e psicológica.

Esse tipo de violência não pode cair na naturalização, pois o ser humano tem direito de envelhecer de forma saudável e com dignidade. Portanto o desenvolvimento do projeto possibilitará a contribuição de forma positiva dentro e fora da instituição, pois as pessoas que ali estarão presentes irão colocar em prática algo de suma importância para seu desenvolvimento no meio em que vivem e se socializam.


  1. Justificativa

De acordo com o artigo 1 da Lei nº 10.741/2003, popularmente conhecida como Estatuto do Idoso, a lei destina-se a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Assim, considera-se idoso o indivíduo com idade igual ou superior a sessenta anos. Portanto, é necessário que a família, a sociedade, e o poder público reflitam sobre a responsabilidade de dar ao idoso uma velhice com dignidade.

No Estatuto do Idoso capítulo IV Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) identificou que quanto mais elevado o nível de instrução, menor o indicador de limitação funcional;10,2% das pessoas idosas sem instrução apresentam limitações funcionais.

Para os idosos com nível fundamental incompleto, esta proporção cai para 6,2% e para aqueles que completaram o ensino fundamental, a proporção é de 3,7%.

Diante dessa realidade foi construído o projeto de intervenção, DIGNIDADE E INFORMAÇÃO AOS IDOSOS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO com o intuito de fortalecer os vínculos entre o Assistente Social do Centro de reabilitação e os pacientes idosos, orientando e esclarecendo sobre seus direitos.


  1. Objetivos

3.1 Objetivo Geral:

Oferecer aos idosos orientações sobre sua importância na sociedade, melhorar a qualidade de vida com ações voltadas aos seus direitos garantidos por Lei.

3.2 Objetivos Específicos:

  • Divulgar os direitos e as garantias relativos ao atendimento prioritário.
  • Incentivar o desenvolvimento de uma postura crítica diante de situações que geram vulnerabilidade.

  1. Publico alvo:

Idosos usuários do Centro de Reabilitação e ou seus responsáveis legais.


  1. Metas

A meta do projeto de intervenção será alcançar os objetivos propostos no projeto, levando os idosos do Centro de Reabilitação a refletirem sobre a sua importância enquanto seres humanos, e esclarecer todas as dúvidas quanto aos seus direitos enquanto idosos com a realização de 02 oficinas com participação de cerca de 80% do público, com isso então atingindo os resultados esperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com