TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  24/3/2019  •  Resenha  •  5.982 Palavras (24 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 24

         [pic 1]

         UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

          INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - ESR

          CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS

 

BEATRIZ A. PIRES DE AZEVEDO , LARA BRAGANÇA E RAPAHELA S. F. RANGEL

O SERVIÇO SOCIAL NO CAED EM SÃO FIDÉLIS, RJ:

Uma análise sobre o trabalho profissional voltado para crianças com dificuldades de aprendizagem

CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

2017

                           

RESUMO

Este trabalho visa mostrar uma pesquisa que foi realizada no CAED (Centro de Especialização a educação), no município de São Fidélis com intuito de conhecer o trabalho profissional do Assistente Social direcionado a criança com dificuldades de aprendizagem e suas famílias, a fim de entender o papel do Serviço Social frente a esse cenário. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo desenvolveu-se por meio entrevista semiestruturada com o Serviço Social da Instituição, buscando traçar o perfil profissional e compreender sua rotina de trabalho. Os principais resultados indicam o quê?

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem, Serviço Social, Trabalho Profissional

SUMÁRIO

(Tentei dar uma arrumada no sumário, mas falta acrescentar informações)

INTRODUÇÃO ........................................................................................................................4

CAPÍTULO 1. O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E O SERVIÇO SOCIAL INSERIDO NESSE AMBITO..................................................................................................................................P?

Lára Bragança e Silva

  1. QUE É O TDAH, QUAIS OS SEUS SINTOMAS E POSSIVEIS CAUSAS.................................................................................................................................. P? 
  2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO TDAH...................................................................................................................................... P?

CAPÍTULO 2. O SERVIÇO SOCIAL NO CAED EM SÃO FIDELIS, RJ: O CENTRO ESPECIALIZADO A EDUCAÇÃO , O PERFIL PROFISSIONAL E ROTINA DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ..........................................................................17

Beatriz Aparecida P. de Azevedo

2.1.Centro de Especialização a Educação.................................................................................17

2.2 . O perfil da Profissional.....................................................................................................19

2.3. Rotina de Trabalho............................................................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................23

APÊNDICES ...........................................................................................................................24


INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo geral analisar em que consiste o trabalho em Serviço Social no Centro de atendimento especializado a educação (CAED), COLOCAR EM MAIUSCULO em São Fidélis, tendo como relevância a análise das repercussões desta realidade na atuação desse profissional, identificando que tipo de trabalho é executado vinculado a dificuldade de aprendizagem da criança.

Enquanto objetivos específicos recorreu-se a identificação do perfil do Assistente Social, apreendendo a rotina de trabalho do profissional, problematizando as demandas institucionais, profissionais e dos usuários e as respostas profissionais, e por fim, compreendendo o papel do serviço social ao lidar com a dificuldade de ensino e aprendizagem da criança assistida na instituição.

Segundo o IBGE (2012) no Brasil, 912 mil crianças, de 5 a 12 anos, equivalente a 33% da  população possui hiperatividade e déficit de atenção (TDAH), mas nunca trataram. E  625 mil crianças, 2,3% do total, têm a doença, mas não tem conhecimento a este respeito. Diante disso, surgiu o interesse por parte do grupo de se aprofundar mais a respeito do tema, visto que não se têm muito conhecimento produzido sobre o mesmo e ainda por ser uma possível área de campo de estágio onde iremos atuar. 

Para tanto, este relatório, é fundamentado no método Crítico Dialético de Marx e foi dividido em duas dimensões: bibliográfica a partir de artigos, dissertações e monografias e, de campo, com entrevista estruturada direcionada ao Serviço Social da Instituição.

ACRESCENTAR METODOLOGIA: REVISTAS ETC. E CHAVES DE BUSCA

Diante disso, esta proposta será descria e analisada neste relatório de pesquisa. O mesmo será dividido em 03 capítulos.

O primeiro capitulo, apresenta as doenças que afetam e geram as dificuldades de aprendizagem de crianças na área da educação, tais como: Déficit de atenção, hiperatividade e outras. Ainda no primeiro capitulo será abordada a contribuição do Serviço Social na educação e como esse trabalho pode amenizar as consequências das doenças apresentadas.

No segundo capitulo, será relatado em que consiste o trabalho profissional, identificando e avaliando como tem sido construído o trabalho do Serviço Social, apreendendo a rotina de trabalho, problematizando as demandas institucionais, profissionais e dos usuários recebidas e também as respostas que esses profissionais têm a respeito das mesmas, de acordo com os dados coletados na pesquisa de campo.

CAPITULO 1: O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E O SERVIÇO SOCIAL INSERIDO NESSE AMBITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (264.2 Kb)   docx (791 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com