TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  10/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DARIANE RIBEIRO ALVES – RA - 9133246022

A PARTICIPAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SUS: ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO.

Goiânia-Go

2017


[pic 2]

 

DARIANE RIBEIRO ALVES – RA - 9133246022

A PATICIPAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SUS: ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO.

[pic 3]

Goiânia-Go

2017

TEMA        

A Participação do Assistente Social no SUS: Acolhimento e Humanização.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a recente deficiência e precariedade que envolve a saúde no Brasil, motivada pela má administração por parte dos governantes, pelo descumprimento dos direitos garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a falta de conhecimento da população sobre esses direitos obtidos.

Através do conhecimento a cerca dessa problemática busca-se expandir os direitos que englobam o SUS. É através desse conhecimento, englobar o papel do Assistente Social na implantação desse sistema é ressaltar a sua participação no SUS, para que os usuários tenha um melhor atendimento é possa ser tratados como gente.

Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável.

O tema humanização vem sendo publicado e debatido no campo da saúde e, principalmente, no campo hospitalar e Unidades Básicas de Saúde, visando maior sensibilização dos profissionais e autoridades da área, para a reconstrução das práticas de saúde com maior integralidade, efetividade e acesso dos usuários. Para o Serviço Social a humanização não é estranha ao projeto profissional, ao contrário a competência teórico-critica dos profissionais possibilita a reflexão sobre o contexto histórico e a conjuntura das transformações do mundo contemporâneo e que causam impactos na vida social refletindo na economia, saúde, família, deveres e direitos de cidadania dos indivíduos.

Os Assistentes Sociais inseridos nos hospitais, é nas unidades básicas de saúde, devem contribuir na construção coletiva de relações solidárias e humanizadas que buscam perceber o outro e sua realidade no conjunto das demandas tanto individuais como coletivas dos usuários.

Acolhimento - Ação ou efeito de acolher; acolhida. Modo de receber ou maneira de ser recebido; consideração. Boa acolhida; hospitalidade. Lugar em que há segurança; abrigo.

O acolhimento tem sido discutido de maneira emblemática no campo da saúde e tratado no campo das práticas fundamentadas no princípio da integralidade, no campo da ética e no âmbito da própria política de saúde, particularmente, como diretriz da atual Política Nacional de Humanização.

O acolhimento pressupõe um trabalho realizado diretamente com os usuários à medida que no encontro entre eles há o reconhecimento mútuo entre usuário e profissional. Ou seja, é pelo acolhimento que estes sujeitos se conhecem e reconhecem; também, ocorre o reconhecimento da situação do usuário e o diálogo direto empreendido no momento das entrevistas.

 Estas se constituem num instrumento privilegiado para a execução do acolhimento, porque é através dela que ocorre o reconhecimento do usuário e do profissional. É o momento de coletar informações referentes à situação imediata, a ocasião em que o usuário pode expressar suas demandas, dizer o que ele necessita, seja circunscrito à área da saúde.

PROBLEMA

Como é realizado o trabalho de intervenção do Assistente Social junto a política de Humanização e Acolhimento na Rede Pública de Saúde?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Apresentar a política de humanização do SUS é o trabalho do Assistente Social nesta política. E qual o papel do Assistente Social em relação ao Acolhimento é a Humanização.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Obter conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os direitos que o englobam.
  • Conhecer o papel de atuação do assistente social na saúde com ênfase a saúde pública e o SUS.
  • Destacar qual o  seu papel em relação ao Acolhimento e a Humanização.

METODOLOGIA

A referente pesquisa será bibliográfica, utilizando-se de publicações existentes sobre o tema, periódicos, artigos, sites de internet que tratem sobre o assunto e livros e ocorrerá de forma seletiva e analítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com