TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL

ANNE ROSE DA SILVA SANTOS

PROJETO DE PESQUISA

JEQUIÉ

2015

ANNE ROSE DA SILVA SANTOS

PROJETO DE PESQUISA

Projeto de pesquisa solicitado pelas disciplinas Instrumentalidade em Serviço Social, Movimentos Sociais, Políticas Setoriais Contemporâneas, Pesquisa Social e Oficina de Formação Estatística ministradas pelos professores Amanda Bozza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zanbom do Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

JEQUIÉ

2015

INTRODUÇÃO

Este projeto traz como tema “A atuação do assistente social no tratamento da gravidez na adolescência”, pois o papel do serviço social na saúde é muito importante para a luta pelos direitos do adolescente no enfrentamento envolvendo a gravidez na adolescência na prevenção da gravidez precoce e na atenção a adolescentes que se encontram grávidas.

Na prevenção, o serviço social precisa articular as políticas públicas para o combate desta questão considerando as diversas determinações da gravidez precoce como o desejo pela maternidade e pela observação da adolescente como adulta. Tais determinações ultrapassam a falta de informação e o acesso aos métodos contraceptivos compreendendo que a questão da sexualidade envolve valores sociais.

O trabalho educativo exige o estabelecimento de uma parceria entre a sociedade, as escolas com a finalidade de discutir a sexualidade nos espaços freqüentados pelos jovens e também requer ações com a família, considerando esta como espaço de amadurecimento da sexualidade. As ações de atenção à adolescente grávida exigem o conhecimento de suas condições de vida e do seu grupo social para compreender a forma como ela vivencia a gravidez.


DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O atendimento ás adolescentes grávidas é fundamental para que estas possam construir seus projetos de vida considerando suas necessidades frente à realidade. Contudo, por ser uma problemática complexa, existe a necessidade de ações desenvolvidas de maneira coletiva e de articulação com outras políticas públicas e serviços.

Nesse sentido, a gravidez na adolescência constitui uma expressão da questão social presente no contexto social e que deve integrar a reflexão constante dos profissionais de Serviço Social visando à construção de respostas efetivas. Desse modo, formulou-se como problema para este projeto o seguinte: Como é desenvolvido o tratamento da gravidez na adolescência pelo assistente social?

OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS

O objetivo geral deste projeto consiste em discutir sobre a gravidez na adolescência como expressão da questão social e a atuação do profissional de Serviço Social frente á esta demanda.

Os objetivos específicos buscam refletir acerca das determinações da gravidez precoce, compreender a Política de Saúde voltada à adolescência e evidenciar a importância da atuação do Serviço Social no atendimento às adolescentes grávidas.

JUSTIFICATIVA

A importância desta investigação reside na ampliação dos conhecimentos acerca do trabalho do assistente social frente à questão social evidenciada pela gravidez na adolescência. A compreensão desta problemática exige a consideração da realidade, da classe social e da história de vida, pois uma gravidez precoce pode causar percepções diferentes na adolescência.

METODOLOGIA

A metodologia do projeto concentra o uso da pesquisa bibliográfica e qualitativa, compreendendo a realização de consultas em revistas, pesquisas, livros, jornais e sites da Internet. A escolha por essa modalidade de pesquisa se deve ao fato de buscar uma problematizacão a partir das referências publicadas, analisando e discutindo as contribuições, constituindo uma técnica fundamental para fornecer o suporte teórico, de conhecimento e o treinamento cientifico que habilitam a produção de trabalhos originais e pertinentes.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Na adolescência, as mudanças estabelecem a perda da identidade infantil e exige a construção de uma nova identidade ocasionando alterações comportamentais constantes até o alcance de uma personalidade única.

D’Andrea (1989 apud PRIORI, 2008) verifica a classificação da adolescência em três períodos: pré–puberdade, puberdade e pós–puberdade. A pré–puberdade constitui a fase de apresentação de conflitos internos pelo adolescente alternando entre atitudes de criança e o desejo de ser observado como adulto. Nesta fase, os adolescentes contestam as imposições dos pais e isso gera o sentimento de perda do controle e a construção da personalidade do adolescente, ocasionando muitos transtornos familiares.

Dessa forma, a adolescência constitui um período muito complexo e necessita de condições psicossociais e de serviços de saúde para seu enfrentamento. Nesse sentido, Socal (2003, p. 76 apud PRIORI, 2008, p.16) informa que a gravidez na adolescência representa um problema complexo devido à implicação de dois fenômenos do desenvolvimento humano: adolescência e gestação.

A adolescência compreende um período de crescimento e desenvolvimento humano, com a observação de rápidas e significativas mudanças na vida e nos corpos infantis, como o acentuado crescimento pondo-estatural, o surgimento de novas formas físicas e estéticas, as transformações no funcionamento orgânico, a construção de novas relações intersubjetivas e as manifestações específicas de novos sentimentos, formas de pensamento e comportamento, refletindo novas identidades e inserções no mundo interno e externo da família.

O período gestacional apresenta muitas mudanças físicas, psicológicas, hormonais, neurológicas, sociais e familiares. A saúde reprodutiva requer várias condições sócio-culturais favoráveis como serviços de saúde de qualidade, adequadas condições de vida e estabilidade social. A vida sexual precoce dos jovens associada à idéia de ausência de gravidez, a pressão exercida pelos pais, a ideação inconsciente de engravidar, a falta de projeto de vida e de afeto constituem aspectos que pode levar a adolescente a optar pela gravidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (129 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com