TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de pesquisa

Por:   •  11/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1-Introdução________________________________________________________3

2- Tema  e delimitação do tema de pesquisa_______________________________4

2.1- Delimitação do tema______________________________________________4

3-Objetivo geral______________________________________________________4

4-Objetivos específicos________________________________________________4

5- Justificativa _______________________________________________________4

6- Problema_________________________________________________________5

7-Hipotese__________________________________________________________5

8-Metodologia_______________________________________________________5

9-Referencial teórico__________________________________________________6

10-Cronograma______________________________________________________7

11- Considerações finais______________________________________________8

12-Referencias bibliográficas___________________________________________9


1. Introdução

A educação é um direito social que deve ser entendido sobre vários aspectos: econômico, social, político, moral e cultural. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, estabelece que:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será provida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

        Assim, entende-se que a escola não é o único lugar de educação, mas que esta deve ser compartilhada com a família e a sociedade. Outras instituições que pratiquem cidadania, entre estas a família, que é primeira instituição com a qual o sujeito terá contato, devem participar da construção moral, intelectual, cultural e social dos indivíduos.

A escola é um rico espaço de construção e formação da cidadania, ou, que pelo menos deveria ter tal funcionalidade. Isso não quer dizer que outras instituições como igrejas, forças armadas, as empresas, as famílias, e de certo modo, os sindicatos também não têm a responsabilidade de formação e preparação do exercício da cidadania. Mas, pode-se dizer que é uma das mais fundamentais instituições. (Costa, 2006, p. 37-38):

        Analisar a educação como direito social faz perceber que esta apresenta muitos problemas sociais, entre eles a evasão escolar,  que será tema de estudo neste trabalho. A evasão escolar é um problema social histórico no Brasil e demanda políticas públicas voltadas para a educação. Assim sendo, a pesquisa desvelará os motivos que levam à evasão escolar, bem como a proposição de intervenções na realidade educacional.

Assim, compreende-se que a evasão escolar é um problema enfrentado pelos alunos e seus familiares, estando ligado às várias expressões da questão social que se apresentam ao cotidiano dos indivíduos. O trabalho proposto neste projeto de pesquisa objetiva identificar as motivações e identificar formas de intervenção capazes de trazer esses adolescentes de volta à escola: espaço de construção da cidadania.


2. Tema

Causas e conseqüências da evasão escolar.

2.1. Delimitação do tema

Causas e conseqüências da evasão escolar.

3. Objetivo Geral

  • Identificar os motivos e as conseqüências da evasão escolar e propor intervenções para redução da mesma.

4. Objetivos específicos

  • Identificar os motivos que levam os adolescentes à evasão escolar;
  • analisar o perfil sócio-econômico dos alunos em evasão escolar;
  • realizar uma análise crítica e reflexiva sobre as causas e consequências da evasão escolar.

5. Justificativa

        A partir do entendimento da evasão escolar como problema social, econômico, cultural e moral, faz-se necessário um estudo da realidade a fim de constatar os motivos que levam tantos adolescentes a se evadirem da escola e propor intervenções que favoreçam na redução da evasão escolar.

Percebe- se a necessidade de um profissional preparado para lidar com as diversas expressões da questão social que resultam na evasão escolar. Neste sentido, o Serviço Social é uma profissão capaz de interpretar de forma crítica a realidade vivenciada pelo evadido e sua família, intervindo de forma a viabilizar melhorias para o sujeito e a sociedade “possibilitando um desvelamento dos motivos que acarretam a evasão escolar desvendando limites e possibilidades para que possam propor alternativas objetivando a permanência e o retorno do adolescente a rede de ensino.” (LUCHETTI, LÁZARO, SILVA, 2010,  pág. 13)

A pesquisa proposta neste projeto poderá servir como subsídio para futuras decisões quanto à inserção do assistente social nas escolas como forma de redução da evasão escolar, bem como das expressões da questão social que resultam nessa. É altamente relevante na formação do profissional do Serviço Social, possui grande importância para o desenvolvimento de um profissional bem qualificado e apto a atender as necessidades cotidianas da nossa sociedade.

6. Problema

Quais os motivos que levam à evasão escolar?

7. Hipótese

        A falta de qualidade na educação pública, a necessidade de trabalhar, a gravidez na adolescência, o envolvimento com drogas, a falta de incentivo dos pais, a má remuneração e falta de preparo dos profissionais da educação são fatores que contribuem para a evasão escolar.

8. Metodologia

Este trabalho será baseado em pesquisa bibliográfica e de campo. Será utilizadas a pesquisa quantitativa. A pesquisa bibliográfica realizada neste trabalho será feita a partir de material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos, resoluções, legislações pertinentes e publicações com o intuito de obter dados concretos e idéias sobre o assunto.

A pesquisa de campo terá o objetivo de analisar e compreender o contexto sócio-histórico e cultural dos adolescentes evadidos, possibilitando assim maior entendimento e intimidade com o assunto abordado. Para tanto, realizar-se-á estudo de caso em uma instituição de ensino do território estudado.

Um conjunto de dados que descreve uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas várias relações internas nas fixações culturais, quer seja unidade: uma pessoa, uma família, um profissional, uma instituição social, uma comunidade ou uma nação. (FURTADO apud YOUNG, 2000, p.45)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com