TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Ético-Politico

Por:   •  12/7/2019  •  Bibliografia  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

As novas articulações entre pobreza, trabalho e desigualdade social e que rebatem diretamente na política de Assistência Social, redefinido seus usuários. E como consequência, as relações desta realidade com os conceitos de exclusão/vulnerabilidade social tão presentes na política de Assistência Social na atualidade.

Atualmente, vivemos em um mundo marcado com muitas contradições, ora vimos grandes avanços tecnológicos, ora nos deparamos com o aumento agressivo da miséria. O desemprego tem crescido consideravelmente, vimos que até os países desenvolvidos estão sofrendo os efeitos do desemprego.

Diante dessa contradição na economia capitalista surge o conceito da “exclusão social”. Esse conceito foi explicado pelo autor, com base em várias teses de autores que abordam o tema, como uma defesa de uma espécie de neocontratualismo, onde a mudança de uma sociedade industrial para uma pós-industrial rompeu com o “contrato social” assumido na época do Estado de Bem Estar, causando uma crise filosófica do Estado r consequentemente a desagregação dos princípios de solidariedade e coerção social. (Maranhão, 2010).

O desemprego é um dos agravantes que causam a pobreza, o pauperismo. A assistência social é firmada como politica pública, a partir da Constituição Federal de 1988, pertencendo tanto ao Estado quanto ao cidadão. A política de assistência social se caracteriza como uma política capaz de enfrentar a pobreza, promover a proteção e a inclusão da sua população usuária por meio de procedimentos que visam prover benefícios e serviços básicos como direito de todos; a inclusão de bens, serviços e direitos sociais e a manutenção da inclusão ao acesso de condições de vida e de cidadania a patamares maiores

Uma das estratégias usadas pela assistência social para enfrentar e combater a pobreza são os programas de transferência de renda, que combinam ações para promover a justiça social e concede oportunidades às famílias pobres para conquistar uma vida digna e autônoma.

Acreditamos que para enfrentar a pobreza precisamos, primeiramente, compreendê-la, saber como surgiu, qual a sua dimensão e a partir dessa descoberta, devemos buscar novas soluções para poder combater, de uma vez por todas a pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com