TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio I

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Estágio I

Francisca Darliane Sousa Moura

Lana Michelle da Silva Cordeiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (FLC 5191) – Estágio I

01/06/2023

1 INTRODUÇÃO

No presente relatório se descreve as atividades desenvolvidas durante o período de estágio I curricular obrigatório do curso de Bacharelado em Serviço Social, realizado na Instituição de Ensino Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi, polo Itapajé. O estágio I possui uma carga horaria de 160 horas a serem cumpridas dentro do campo de estágio, ele foi realizado no período de Janeiro a Abril do corrente ano, tendo como local de estágio o Centro de Referência da Assistência Social, CRAS Iva Maria da Costa Teixeira, que se localiza na Rua Rufino de Sousa, S/N, bairro dos Bananas no município de Umirim-ce.

O Estágio I supervisionado caracteriza-se pela observação, levando o acadêmico(a) a analisar a profissão e vivenciar junto ao precipitador as dificuldades, as oportunidades e avanços que o Assistente Social enfrenta no seu dia a dia. Proporciona ao estagiário(a) conviver próximo aos usuários e suas questões sociais, tornando o campo de estagio um local de aprendizado teórico-prático, aproximando assim o acadêmico(a) a pratica profissional do Assistente Social. “É preciso salientar que, no que tange à formação profissional, os campos de estágio se constituem importantes espaços para a realização da reflexão sobre vários aspectos da formação e, principalmente, de como se dá o exercício profissional” (CARIAGA; SILVA, 2016, p. 90-91).  

2. RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO

O município de Umirim, é um município de pequeno porte, onde possui dois Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), um no distrito de São Joaquim e outro na sede do município, CRAS onde o estágio I obrigatório foi realizado no período de 3 meses, com carga horário diária de 6 horas, nos dias de segunda, terça e quarta feira, das 8:00 h às 14:00 h.

Durante este período de observação, é notório a grande demanda realizada pela Assistente Social e técnica de referência do CRAS. Há um número significativo de procura para atendimentos espontânea, dentre estes atendimentos, se encontra a busca por Benefício de Prestação Continuada BPC, Benefícios Eventuais e Benefícios Cartoriais.

Durante o período do estágio, aconteceram algumas visitas domiciliares juntamente com outros órgãos da rede de proteção, reuniões de planejamento com equipe técnica, orientadores e gestão, reunião com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo e encontro com o grupo de gestantes acompanhadas pelo PAIF e Programa Criança Feliz (PCF).

Infelizmente durante o período de estágio veio a acontecer alguns contratempos, onde não foi possível realizar dentro do cronograma inicial estabelecido no plano de estágio. Se estendendo assim, por mais duas semanas.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

O processo se deu através do Secretario da pasta, o Senhor Adrielliton Braga, na qual apresentou a Supervisora a Assistente Social Ravelle Gabriel de Oliveira, aonde fui de forma muito cordial recebida. A supervisora se mostrou muito atenciosa e propôs que no dia seguinte já desse início ao período de estágio. Apresentou a equipe eu o CRAS possuía, mostrou sua sala, onde ela divide junto com o Psicólogo e técnico de referência do CRAS e em seguida fomos construir o plano de estágio.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

A supervisora Ravelle Gabriel de Oliveira, se mostrou uma pessoa muito atenciosa e preocupada em repassar as informações que sempre eram necessárias. Me apresentou documentos que eram utilizados no dia a dia e debatia comigo alguns casos.  Ressalto a importância da realização do estágio, pois é um marco divisor de águas. É neste momento que você tem contato direto com a sua futura profissão.

2.2.1 Auto-Avaliação

Durante este curto período pode-se notar as dificuldades que o profissional enfrenta no seu dia a dia. Porém além das dificuldades, ficamos realizados quando conseguimos garantir o direito de um usuário, é neste momento que temos a certeza de que no futuro gostaríamos de exercer tal profissão.

O contato com os usuários, seja ele criança, adolescente, idoso ou gestante, é sempre uma surpresa, hora eles aprendem conosco, ora nós aprendemos com eles, com conhecimentos populares e experiencias de vidas.

2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais

O Cras sede Iva Maria da Costa Teixeira, possui uma sala de atendimentos para os técnicos, onde foi realizado boa parte do estágio junto com a precipitadora. A dificuldade encontrada foi apenas nas questões de transportes para realizar visitas domiciliares, pois os transportes são compartilhados com outras demandas, como cadastro único e Programa Primeira Infância no SUAS (PCF).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com