TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL ATÉ O PERÍODO CONTEMPORÂNEO

Por:   •  15/12/2015  •  Dissertação  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

2. O SERVIÇO SOCIAL ATÉ O PERÍODO CONTEMPORÂNEO

O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. Surge do aparecimento da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista, do conflito entre o capital e o trabalho. Era ligada pelo poder dominante a burguesia e a Igreja Católica, e foi nesse contexto que o Serviço Social brasileiro baseou-se e formulou seus primeiros objetivos definido num pensamento categórico e conservador.

Os pensamentos que influenciavam o Serviço Social naquele período tinham “fonte na Doutrina social da Igreja, no ideário franco-belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc.XII): o tomismo e o neotomismo ”. (Yazbek, 2009, p.146)

O Serviço Social se originou da ajuda ao próximo, da caridade, e bondade. No século XVIII, com a Revolução Industrial surgem graves crises econômicas, com o reflexo político e social. Era uma profissão formada apenas por mulheres, ligadas de alguma maneira à Igreja Católica. Diante desta situação as formas de assistência até então utilizadas já não respondiam às necessidades que apareciam na época, sendo necessário um Serviço Social institucionalizado, com fundamentos em conhecimentos técnicos e não apenas com boas intenções.

A primeira Escola de Serviço Social no mundo, surgiu na segunda metade do século XIX, na cidade de Amsterdã – Holanda, a Igreja Católica tem papel importantíssimo em sua história, um papel medidor junto com a dominação do Clero e ao mesmo tempo com o processo de transformação agrário-comercial, para um modelo industrial, obrigando o Estado a se posicionar frente às questões sociais.

No Brasil, na década de 30, a atuação das Ligas das Senhoras Católicas do Rio de Janeiro e de São Paulo torna possível a abertura das primeiras escolas: Escola de Serviço Social de São Paulo em 1936 e da Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro em 1937, com definições claras para a formação do Assistente Social, seguindo três eixos diferentes: Formação Científica; Formação Técnica e a Formação Moral e Doutrinária, princípios ligados à profissão.

Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.

Figura 1: Maria Josephina Rabello Albano

Fonte: http://www.cressrj.org.br/site/biblioteca

Ao longo de sua vida profissional adaptou a docência com o trabalho social, hora em contato direto com a população, hora ocupando cargos de direção, planejamento, orientação e consultoria. Circulou por áreas bastante diversas, desde a proteção da criança – no início de sua carreira – até planejamento urbano, passando pelo Serviço Social em empresas e no meio rural.

Assim sendo, com o passar dos anos nas décadas de 80 e 90 o Serviço Social encontra seu topo, pois a revisão do profissional escondida nas décadas anteriores se objetiva, e foi a partir daí que se teve a necessidade de romper com o conservadorismo profissional, dando origem a um Serviço Social renovado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com