TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 11

O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE:

Trabalho e formação profissional

Fabiana Vargas Fagundes

Prof. Kétrin Pinho Alixandre

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Serviço Social (SES0140)

14/10/2014

RESUMO

O livro “O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional” de Marilda V. Iamamoto, nos convida a pensar as mudanças que vem afetando o mundo da produção, a esfera do Estado e das políticas públicas e analisar como elas vêm estabelecendo novas mediações nas expressões da questão social, nas demandas a profissão e nas respostas do Serviço Social. Este cenário requisita um repensar coletivo do exercício e da formação profissional, no sentido de construir respostas acadêmicas, técnicas e ético-políticas, calçadas nos processos sociais em curso. Assim, trabalho e formação profissional encontram-se estreitamente conectados na resposta a um desafio comum: o seu enraizamento na história contemporânea, de modo que qualifique o desempenho do Assistente Social e torne possível a atualização e a adequação do projeto ético-político do Serviço Social aos novos tempos, sem abrir mão de seus compromissos com a construção da cidadania, a defesa da esfera pública, o cultivo da democracia, parceira da equidade e da liberdade.

Palavras chave: Serviço Social. Contemporaneidade. Formação Profissional.

1 INTRODUÇÃO

O livro “O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional” é direcionado para os cenários e rumos do Serviço Social, diante do divergente contexto de mudanças societárias observadas no capitalismo contemporâneo, abrange uma ampla e atual agenda de questões para o trabalho e para a formação profissional do assistente social, perspectivas complementares na inclusão da profissão na história contemporânea.

Incluído no quadro mais amplo de desregulamentação dos mercados de trabalho, o Serviço Social sente hoje os embates desse cenário que lhe coloca o desafio de repensar coletivamente seu exercício e a formação profissional em tempos de novas demandas e de investimento na preservação e ampliação das conquistas democráticas na sociedade brasileira.

2 DESENVOLVIMENTO

O livro é desenvolvido em dois focos principais, onde o primeiro trata do trabalho profissional na contemporaneidade e o segundo da formação profissional na contemporaneidade.

2.1 1ª PARTE: O TRABALHO PROFISSIONAL NA CONTEMPORANEIDADE

Em um primeiro momento Marilda Villela Iamamoto menciona a sociedade e o Serviço Social na contemporaneidade, verificando o agravamento das múltiplas expressões da questão social, base sócio-histórica da requisição social da profissão. Ela explica que estamos testemunhando a revolução técnico-científica de base microeletrônica, que vem instaurando novos padrões de produzir e de gerir o trabalho, e, ao mesmo tempo, a demanda de trabalho está sendo reduzida, ampliando-se a população sobrante para as necessidades médias do próprio capital, dessa forma, fazendo crescer a exclusão social, econômica, política, cultural de homens, jovens, crianças, mulheres das classes subalternas, hoje alvo da violência institucionalizada. Portanto, podemos observar que a pauperização e a exclusão são a outra face do desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social, do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, dos meios de comunicação, da produção e do mercado globalizado.

Estes novos tempos reafirmam, pois, que a acumulação de capital não é parceira da equidade e não rima com igualdade. Nos locais de trabalho, é possível atestar o crescimento da demanda por serviços sociais, o aumento da seletividade no âmbito das políticas sociais, a diminuição dos recursos, dos salários, a imposição de critérios cada vez mais restritivos nas possibilidades da população ter acesso aos direitos sociais, materializados em serviços sociais públicos.

Diante deste cenário, um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. Porém, hoje, o próprio mercado demanda, além de um trabalho na esfera da execução, a formulação de políticas públicas e a gestão de políticas sociais.

O item “Questão social e Serviço Social”, nos trás o significado da questão social, que consiste no conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

Questão social, que, sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem e se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais. É por isso que, decifrar as novas mediações por meio das quais se expressa a questão social, hoje, é de fundamental importância para o Serviço Social em uma dupla perspectiva: para que se possa tanto apreender as várias expressões que assumem, na atualidade, as desigualdades sociais – sua produção e reprodução ampliada – quanto projetar e forjar formas de resistência e de defesa da vida.

O momento presente desafia os assistentes sociais a se qualificarem para acompanhar, atualizar e explicar as particularidades da questão social nos níveis nacional, regional e municipal diante das estratégias de descentralização das políticas públicas. Os assistentes sociais encontram-se em contato direto e cotidiano com as questões de saúde pública, da criança e do adolescente, da terceira idade, da violência, da habitação, da educação, etc., acompanhando as diferentes maneiras como essas questões são experimentadas pelos sujeitos.

O tópico sobre “As mudanças no mercado profissional de trabalho” nos mostra que atualmente exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade.

Alimentado por uma atitude investigativa, o exercício profissional cotidiano tem ampliadas as possibilidades de vislumbrar novas alternativas de trabalho nesse momento de profundas alterações na vida em sociedade. O novo perfil que se busca construir é de um profissional afinado com a análise dos processos sociais, tanto em suas dimensões macroscópicas quanto em suas manifestações quotidianas; um profissional criativo e inventivo, capaz de entender o “tempo presente, os homens presentes, a vida presente” e nela atuar, contribuindo, também, para moldar os rumos de sua história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com