TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR

Por:   •  30/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  13.732 Palavras (55 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 55

BATISTA, Paulo Assis . O serviço social no ambiente hospitalar. 2010. Monografia ( Obtenção do título de Bacharel em Serviço Social). Sistema de Ensino Presencial Conectado , UNOPAR- Universidade Norte do Paraná.[pic 1]

RESUMO

Nos últimos anos a atuação do assistente social, na área da saúde tem intensificado, porém, ainda existem ainda muitas mudanças que devem ser implementadas. O presente trabalho busca fazer um estudo de caso sobre atuação do profissional de assistência social em um hospital público, e quais dão as dificuldades encontradas por ele no contexto hospitalar. Neste contexto tomamos como base dois hospitais com perfis bem diferentes, HC-UNICAMP –Campinas –SP e Hospital São Lucas através de uma analise pode-se compreender a atuação do assistente social em hospitais e quais são as maiores dificuldades encontrados por este profissional.

Palavras-chave: assistência social, público e hospital.

[pic 2]

[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

Introdução ..........................................................................................

7

  1. Fundamentação teórica .............................................................

9

1.1.    Histórico do Serviço Social no Brasil e suas atribuições.............

9

1.2.    O papel do Serviço Social na saúde.........................................

17

  1. Desenvolvimento....................................................................

25

2.1. A intervenção do serviço social na área saúde...............................

27

    2.1.1. Plantão....................................................................................

27

    2.1.2.  Os diversos programas de Saúde...........................................

29

    2.1.3 Demandas por alta hospitalar, remoção e comunicação do óbito........................................................................................................

30

    2.1.4.  Trabalho em equipe multiprofissional.....................................

31

    2.1.5. A particularidade do Serviço Social.........................................

31

2.2. Rotina do assistente social no Hospital...............

32

2.3. Modelo de Serviço Social adotado pelo Hospital de Clínicas da  Unicamp................................................................................................

 2.4 A atuação do Serviço Social no Hospital São Lucas ..................

35

42

Considerações Finais........................................................................

46

Referencias Bibliográficas.................................................................  

48

INTRODUÇÃO

A trajetória da ação do profissional da assistência social veio ganhado corpo a partir da década de 1940, a questão e que ela sempre esteve associada às ações do Estado ou da sociedade organizada, isto quer dizer que ele sempre esteve à mercê da situação econômica, política, social e cultural em qual o país esta inserido.

Porém nas ultimas décadas, mais especificamente com a promulgação de Constituição Federal de 1988, na qual a organização da saúde pública, a ação do assistente social vai ganhando espaço, sendo que esta associada com universalização do direito social. Neste contexto a ação do Assistente Social passa por um período de consolidação, pois passa fazer parte das políticas públicas, sendo assim dentro da área da saúde passa a ter a necessidade de um profissional que esteja capaz de resolver problemas da ordem social; a partir desta perspectiva e necessário que haja um estruturação no setor da saúde principalmente no que se refere a prevenção e tratamento, rede de atenção e atendimento , isto somente foi possível com a Reforma Sanitária e como foi citado anteriormente a Constituição de 1988, podemos afirmar que o grande beneficiário foi a  população   que passou a ter a garantia de politicas públicas voltadas para a área da saúde.

                Nesse trabalho fazemos um estudo de caso do papel do assistente social em hospitais públicos, como ele atua, quais são suas atribuições e a dificuldades encontradas por estes profissionais, tomaremos como referência os hospitais que tem uma relação restrita com o serviço social, além de destacar as politicas públicas que garantem a ação deste profissional no contexto hospitalar.  Sendo assim iremos analisar ação do assistente social dentro da sociedade brasileira como um todo; Identificar as especificidades do exercício do profissional da assistência social na área da saúde como um todo, compreender a ação dos assistentes sociais no ambiente hospitalar e analisar suas atribuições.  

                O presente trabalho foi divido em dois capítulos, sendo que no primeiro capítulo teremos um breve histórico da atuação do assistente social no contexto social, e quais grupos sociais foram responsáveis pela sua consolidação, além de analisar a relação que Estado no sentido de garantir a atuação deste profissional, na área da saúde pública, através das políticas públicas desenvolvidas nas últimas décadas.

No segundo capitulo iremos discutir a ação do assistente social no ambiente hospitalar, ressaltando quais são sua atribuições, e mostrando a sua atuação neste contexto, além de mostrar como a área do serviço social do HC-UNICAMP e do Hospital São Lucas e com esses tem atuado no sentido de atender as necessidades da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94.4 Kb)   pdf (669.6 Kb)   docx (512.5 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com