TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social na Contemporaneidade

Por:   •  7/8/2018  •  Ensaio  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

   

O Serviço Social na Contemporaneidade - Marilda V. Iamamoto
Pg 20 à 57.

  • Transformações no Serviço Social

Um dos maiores desafios que o Assistente Social enfrenta no presente é desenvolver a capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos através das demandas emergentes no cotidiano, ou seja, não ser um profissional só executivo, ser um profissional construtivo e propositivo.

 O Assistente social dispõe de um Código de Ética profissional e embora seja regulamentado como uma profissão liberal, não possui essa tradição na sociedade brasileira, o Assistente Social é um trabalhador especializado que também vende a sua força de trabalho para algumas entidades empregadoras patronal, empresarial ou estatal.

  • Relação Questão Social x Serviço Social

O Serviço Social tem na Questão Social a base de sua fundação como especialização do trabalho, questão social é aprendida como conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade capitalista. Os assistentes sociais são desafiados a se qualificarem para acompanhar, atualizar, e explicar as particularidades da questão social nos níveis nacional, regional e municipal, diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.

Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, decifrando as múltiplas expressões da mesma, sua gênese e as novas características que assume na contemporaneidade, atribuindo transparência ás iniciativas voltadas a sua reversão e/ou enfrentamento imediato.

O desenvolvimento profissional do Serviço Social e a expansão de seu mercado de trabalho ocorreram nos marcos do padrão Taylorista/Fordista e da Regulação Keynesiana da economia.

  • Transformações no mercado de trabalho

A Constituiçāo Federal de 1988, fruto do protagonismo da sociedade civil preserva e amplia algumas conquistas no campo dos direitos sociais.

O Serviço Social na Contemporaneidade é muito mais que um título formal, é exigido um profissional qualificado, que reforce e amplie sua competência crítica: que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade. O novo perfil que se busca construir é de um profissional afinado com a análise dos processos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (299.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com