TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social na Contemporaneidade

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

O Serviço Social na Contemporaneidade

Sabemos que o Serviço Social Brasileiro nasceu no âmbito da contradição capital/trabalho, ou melhor dizendo servindo como apaziguador das expressões nascidas desta relação. Nasceu na e pela sociedade capitalista, construindo sua identidade a partir da sua relação com essa estrutura.

Sabemos também que o profissional atua no campo da reprodução da força do trabalho e que também é parte integrante dela e tem como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento pedagógico e a viabilização dos direitos civis, sociais e políticos, favorecendo a participação dos cidadãos em processo decisivos que lhes dizem respeito, ampliando o conhecimento das informações necessárias para que possam obter maior acesso aos serviços e aos direitos sociais que lhes cabem.

Apesar dos profissionais possuírem a força de trabalho especializada, não dispõe de meios e de condições necessárias para a efetivação do seu trabalho, sendo necessário aceitar o que lhes é oferecido pelas empresas empregadoras.

O Serviço Social possui um Projeto Etico-Politico que nos convoca a conhecer e falar de política, afinal Ética e Política caminham juntas.

A autora nos mostra que os projetos profissionais, construídos coletivamente pela categoria, formulam requisitos técnicos institucionais e práticos para o exercício da profissão, estabelecendo normas de comportamento dos profissionais e estabelecendo balizas de sua relação com os usuários dos seus serviços, com outras profissões e com as organizações e instituições publicas e privadas. Isso significa que o Serviço Social fez um radical giro na sua dimensão Ética, que constituiu uma nova normativa expressa na lei da regulamentação da profissão que estabelece as competências e as atribuições profissionais e no código de ética do assistente social de 1993. Este prescreveu direitos e deveres do assistente social , segundo princípios e valores humanistas, guiam para o exercício cotidiano.

Ter consciência de nosso projeto Ético-Politico faz com que nos apropriemos de nosso papel e faz com que nossa atuação profissional se desenvolva de forma mais livre, atuando de fato dentro dos objetivos propostos tendo maior capacidade de articulação e de inter-relação com Estado, usuário e outros profissionais.

Lei Orgânica Da Assistência Social

A partir da Constituição Federal de 1988 a Assistência Social passou a ser reconhecida como política pública, no âmbito as seguridade social juntamente com a saúde e a previdência, assumindo legalmente uma dimensão publica de proteção social.

Posterior a Constituição, em 1993 temos a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, No. 8.724, que regulamenta os aspectos estabelecidos na Constituição e estabelece normas e critérios para a organização da assistência social, e este exige definição de leis, normas e critérios.

Esta lei define princípios e diretrizes da assistência social, projetos de enfrentamento da pobreza e a forma de financiamentos da assistência social. Redefine o papel da União, dos Estados Municípios no campo da assistência social, organizando um sistema público articulado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com