TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social na Contemporaneidade

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e

formação profissional Ed. Cortez, SP, 1998.

2 DESENVOLVIMENTO

No artigo “Indicadores Sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão”, desenvolvido pelas autoras Ana Paula Santana Giroto, Simone Tarifa da Rocha, Suzana Yuriko Ywata e Valderes Maria Romera as mesma adotaram o recurso metodológico de pesquisa de campo, tipo qualitativa de análise teórico empírico por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica. As autoras através do artigo tiveram o objetivo de identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, voltado ao idoso e à criança e adolescente no município de Presidente Prudente, utilizam os indicadores sociais no processo de Gestão.

Dessa forma, os indicadores são ferramentas úteis para a gestão pública, tanto para revelar a situação atual das políticas, bem como para produzir subsídios que permitam acompanhar sua evolução. (Indicadores - orientações básicas aplicadas à gestão pública, 2012, pag 9)

Os gráficos são de extrema importância na visualização e interpretação de informações e dados acerca dos aspectos sociais. No artigo apontam informações relevantes, possibilitando uma tomada de decisão no processo de planejamento. Apesar de serem constituídos apenas por números, dados, fatos que o identifica como quantitativo, consegue-se através de sua disposição e informações converge-lo para qualitativo. Os gráficos facilitam a leitura e o entendimento das informações de forma dinâmica, pois utilizam uma representação constituída por formas geométricas elaboradas de maneira precisa, oriundas de dados numéricos resultados de pesquisas e organizadas em uma tabela. No artigo são utilizados os gráficos pizza, coluna e barra.

No Grafico III da página 15 do artigo “Indicadores Sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão” observa-se um gráfico coluna cuja coleta de dados foi realizada em campo, mostrando a matriz curricular dos entrevistados onde mostra que 80% destes estudaram indicadores sociais na graduação, 60% tiveram gestão social, aproximadamente 45% não tiveram gestão social e apenas 25% não tiveram indicadores sociais.

A sociedade esta em constante processo de mudança, o cotidiano esta em transformações. Os assistentes sociais precisam atuar em espaços contraditórios e em movimento, realizando intervenções e mediações complexas. A partir desta realidade, o profissional precisa estar em continuo aprimoramento. Daí a importância da estatística e dos indicadores sociais.

indicadores sejam instrumentos de um processo de mudança rumo ao conceito de desenvolvimento sustentável, eles devem congregar características que permitam: mensurar diferentes dimensões de forma a apreender a complexidade dos fenômenos sociais; possibilitar a participação da sociedade no processo de definição do desenvolvimento; comunicar tendências, subsidiando o processo de tomada de decisões; e relacionar variáveis, já que a realidade não é linear nem unidimensional. (GUIMARÃES  FEICHAS, 2009, p. 310)

Os indicadores e estatísticas sociais apontam o norte, através de suas informações de extrema relevância, possibilitando enxergar o caminho a ser percorrido, funciona como uma verdadeira bússola. Através destas informações é possível fazer um diagnóstico, uma análise para realizar uma ação planejada para visualizar a situação real tomar decisões assertiva buscando a efetividade do projeto.

Para o serviço social, Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa população e permite conhecer o nível de desenvolvimento social. É de posse dos indicadores sociais que é possível adotar medidas necessárias para as áreas como: saúde, educação, moradia, segurança, entre outras necessidades sociais. Atualmente, os indicadores e estatísticas sociais também são utilizados como instrumentos de monitoramento e avaliação, para medir a eficácia, a eficiência ou a efetividade dos programas ou dos projetos.

Dentro dessa ótica de construção do sistema de monitoramento e avaliação sedimentado no conhecimento das políticas públicas e construído por meio da relação virtuosa entre os órgãos centrais e finalísticos, os indicadores apresentam se com uma ferramenta de auxílio a tomada de decisão. Portanto, como uma ferramenta, o indicador não pode ter fim em si mesmo e sua utilização deve ser sempre voltada para o subsidio do processo decisório e o aumento da transparência. (Indicadores - Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública, 2012, pag 58)

O emprego dos instrumentais no dia-a-dia da prática profissional é o componente mais importante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador implantado na divisão social e técnica do trabalho, necessita de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional. Os instrumentais técnico-operativos são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional.

Existe hoje na pratica uma gama muito variada de focos de atenção dos profissionais do Serviço Social em relação às dificuldades reais diárias que estão completamente dispersas, sem uma boa articulação com os conteúdos mais genéricos da formação profissional.

Como prática profissional, o Assistente Social deve coordenar e executar programas de enfretamento à pobreza, que assegurem a elevação da autoestima, o acesso a bens, serviços e renda para segmentos das classes em vulnerabilidades pela situação de pobreza e exclusão social, desenvolver programas voltados para o atendimento aos grupos de maior risco, realizar e disponibilizar estudos e pesquisas no âmbito das Políticas Sociais.

O uso dos instrumentais técnico-operativos pode ser visto como uma estratégia para a realização de uma ação na prática profissional, onde o instrumental e a técnica estão relacionados em uma unidade dialética, refletindo o uso criativo do instrumental com o uso da habilidade técnica. O instrumental abrange não só o campo das técnicas como também dos conhecimentos e habilidades.

Tomar consciência dos mecanismos, que geram essas distinções que se materializam na realidade sólida do cotidiano profissional, constitui-se num pré-requisito básico para cumprimento dos compromissos da formação profissional em relação aos valores éticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com