TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Suicídio na Adolescência

Por:   •  31/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.034 Palavras (37 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS PORTO VELHO/RO

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 ESCOLHA DO TEMA        4

3 JUSTIFICATIVA .......................................................................................................7

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ............................................................................8

5 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO.......................................................................9

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................................................10

7 METODOLOGIA ....................................................................................................30

8 CONCLUSÃO.........................................................................................................31

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................33


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do suicídio na Adolescência, oferecer possibilidade de instrumentalização aos profissionais com pacientes em crise suicida, fornecendo reflexões e proteção ao suicida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (World Health Organization – WHO 2010), o suicídio constitui-se, atualmente, em um problema de Saúde Pública Mundial, pois está, em muitos países, entre as três principais causa de morte entre indivíduos de 15 a 44 anos e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos. A cada ano, aproximadamente um milhão de pessoas morrem devido ao suicídio, o que representa uma morte a cada 40 segundos. O índice mundial de suicídio é estimado em torno de 16 a cada 100.000 habitantes, variando de acordo com o sexo, idade e país. No Brasil, no ano de 2016, foram registrado oficialmente 13.467 casos de suicídio, segundo a OMS. A grande maioria (10.203) entre homens. A taxa de homens que tiram a própria vida é quase o dobro das mulheres: 13,7 por 100.000 entre eles e 7,5 por 100.000 entre elas. No geral, pouco mais da metade de todas as pessoas que cometem suicídio tem menos de 45 anos. Entre a faixa etária de 25 a 29 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte, depois do acidente de carro. Segundo a OMS, os métodos mais comuns de suicídio no mundo são o enforcamento, envenenamento por pesticida e uso de arma de fogo. No Brasil, o uso de pesticidas já preocupa, dados do Ministério da Saúde obtidos pela agência pública mostra que, de 2007 a 2017, mais de 12.000 pessoas tentaram o suicídio com agrotóxicos no Brasil, dessas tentativas, 1.582 resultaram em morte.

A partir do exposto, este estudo tem como objetivo geral: compreender o suicídio na adolescência e como objetivo específico: identifica fatores, analisar, mapear e compreender o suicídio e as possíveis diferentes ocorrências.

 

 

2. ESCOLHA DO TEMA 

Devido ao alto índice de suicídio na adolescência

3. JUSTIFICATIVA

Este trabalho é de natureza teórica bibliográfica, com objetivo: Identificar, analisar, mapear e compreender o suicídio na adolescência; dando destaque ao que leva a sua ocorrência, tendo sempre em vista a identificação dos sinais, assim como a prevenção da mesma. O suicídio pode ocorrer de forma direta ou indireta, mas que ambos seguem o caminho da morte ampliando ainda mais a problemática do suicídio. A faixa etária da adolescência, no que compete ao suicídio é uma das principais causas da morte. Já o que compreende e a forma de enfrentar a morte para o suicida faz relação com o alívio do seu sentimento, da sua dor. No que compete a prevenção das ocorrências deve ser vista como responsabilidade de toda a sociedade, através dos sinais destacados.

4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O suicídio na adolescência e suas consequências.

O tema gerou como problemática o suicídio na adolescência, pois esta tem se tornado em um fenômeno que vem crescendo em ocorrências a cada ano no Brasil, portanto é motivo de preocupação devido às consequências devastadoras que pode causar tanto para o adolescente, bem como para suas famílias, comunidade e a sociedade em geral. Sendo assim tem como intenção levar informações tanto aos adolescentes, quanto aos familiares as formas de informações e conhecimentos para prevenção do suicídio na adolescência.

5. OBJETIVOS

GERAL:

  • Compreender o suicídio na adolescência.

 

ESPECÍFICOS: 

  • Identificar os fatores do suicídio na adolescência

  • Analisar as causas do suicídio na adolescência.
  • Mapear a faixa etária do suicídio com maior incidência na adolescência.
  • Compreender o suicídio e as possíveis diferenças de ocorrências.

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

CONTEXTO HISTÓRICO DO SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA NO BRASIL.

                 O suicídio constitui-se em um dos mais antigos temas relacionados à saúde dos indivíduos e à forma como são afetados pelas sociedades e coletividades nas quais vivem. Em termos históricos, sua relevância no plano social pode ser identificada desde a Grécia antiga. Em tempos modernos, ao menos desde o século XVIII, tem sido tratado como fenômeno social e segundo perspectivas históricas, sociológicas, econômicas e filosóficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.7 Kb)   pdf (350.4 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com