TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DO CRAS

Por:   •  21/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MARIA APARECIDA P. CAMPOS LIMA  – RA - 2746622841

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DO CRAS

Goiânia-Go

2018


[pic 2]

 

MARIA APARECIDA P. CAMPOS LIMA  – RA - 2746622841

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DO CRAS

[pic 3]

Goiânia-Go

2018


TEMA        

O Trabalho do Assistente Social no Âmbito do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

JUSTIFICATIVA

Diante da realidade social, sentiu-se a necessidade de explorar esse campo de trabalho do Assistente Social, sendo que sua colaboração é de grande importância na defesa e garantia dos direitos humanos. Pretende-se investigar quais as atribuições do profissional de Serviço Social no CRAS e o perfil dos usuários e suas necessidades, para que possamos entender como esses usuários são atendidos e tratados, para que sejam formuladas respostas coerentes e adequadas ás problemáticas existentes.  

Art.1º A assistência social, direito do cidadão e dever do estado, é político de seguridade social não contributiva, que prove os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa e da sociedade, para garantir o atendimento as necessidades básicas. “Profissional, as atribuições e competência, na Resolução CFESS4S3/06, nas diretrizes curriculares do Serviço Social elaborados pela associação Brasileira de ensino Social (ABEPSS).[...]”

As competências a atribuições estão determinadas na lei.n.8.662,de julho de 1993, que regula a profissão do assistente social e estabelece as seguintes competências e atribuições técnico – operativas . Constituem competências do assistente social: I- elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sócias junto a órgãos da administração publica ,direta ou indireta ,empresas ,entidades e organizações populares; II- elaborar , coordenar , executar e avaliar planos ,programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do serviço Social com participação da sociedade civil; III- orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sócias no sentindo de identificar recursos e de fazer uso dos mesmo no atendimento e na defesa de sues direitos.

A prática profissional do assistente social, implementadora das políticas sociais e dos serviços sociais, è uma expressão especializada da prática social e se insere na dinâmica contraditória das relações sociais. O assistente social ele entra em confronto no junto à questão social.

PROBLEMA

Como vem se realizando o trabalho do Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)? E sua contribuição para a efetivação dos direitos dos usuários na Política Nacional de Assistência Social?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar o trabalho do Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para identificação do enfrentamento da questão social e refletir sobre a importância deste trabalho, enquanto profissional para a efetivação dos direitos dos usuários na Política Nacional de Assistência Social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar o trabalho do Assistente Social no CRAS e sua atuação;
  • Compreender o trabalho do Assistente Social frente aos colaboradores da Assistência Social;
  • Caracterizar os instrumentos e técnicas realizados pelo Assistente Social.

METODOLOGIA

Será realizada uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto, e contribuir para o estudo, através da pesquisa em livros, artigos científicos e legislações referentes ao tema. A pesquisa bibliográfica permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos mais amplos do que se pesquisasse diretamente.


CRONOGRAMA

Atividades

Fevereiro

Março

 1.Observar Orientações

X

X

2. Pesquisa Bibliográfica

X

X

 3.Pesquisa Documental

X

 4.Análise do Material Coletado

X

 5.Redação do Artigo

X

 6.Finalização do Artigo

X

7.Postagem do Artigo no AVA

X

BIBLIOGRÁFIA

ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 3. Ed. São Paulo, Cortez, 2010. 240p.

ALMEIDA        , Ney Teixeira de. Considerações para o exame do trabalho do serviço social. Serviço social & Sociedade. São Paulo, n.52, p.34-47, dez./1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com