TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO SOCIAL NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS POPULARES DE MORADIA VERTICAL

Por:   •  17/4/2017  •  Artigo  •  6.367 Palavras (26 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 26

O TRABALHO SOCIAL NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS POPULARES DE MORADIA VERTICAL[1]

Ana Monteiro de Souza[2]

Lucia Leni Matias da Silva[3]

Maria Helena Bughi[4]

RESUMO

A formação de condomínios verticais tem transformado a paisagem dos grandes centros urbanos. Com a escassez de espaço para construção de casas populares e necessidade de formação de aglomerado populacional cada vez mais próximo aos centros econômicos a formação deste tipo de condomínio tem se demonstrado como uma alternativa cada vez mais ideal para objetivar o crescimento das cidades e efetivação das políticas habitacionais dentro dos denominados centros urbanos. Com o crescimento do modelo de alternativa de moradia, surge consigo problemas relativos as condições de convívio onde encontramos a necessidade de implementação de normativas que visem a melhor organização de espaços de uso comum dentro dos condomínios, dentre as normativas a presença do Administrador do ambiente se remete em destaque aos demais elementos, e junto a ele o melhor entendimento da Política Nacional de Habitação que apresenta uma série de regras e normativas para aquisição de moradias populares, bem como favorece o acesso a população de baixa renda diante da aquisição do imóvel. Como elemento norteador das regras de convívio e facilitador da implementação das políticas públicas relacionadas ao Plano Nacional de Habitação, temos o profissional do Serviço Social como individuo de grande necessidade e de fundamental importância na formação do condomínio e facilitador da compreensão das normas de convivência e promotor da visão de potencial de uso dos ambientes e espaços comum dentro de um condomínio vertical.

Palavras-chave: Condomínio Vertical, Política Nacional de Habitação, Gestão de Condomínios

ABSTRAT

The formation of vertical condos has transformed the landscape of the major urban centres. With the shortage of space for construction of low-income houses and need for formation of agglomeration closer economic training centres of this type of condo has been demonstrated as an alternative more and more ideal for targeting the growth of cities and completion of housing policies within the so-called urban centers. With the growth of alternative housing model, problems concerning living conditions where we found the need for implementation of regulations aimed at better organisation of spaces of common use in the condos, the administrator of the regulatory environment refers to the other elements, and next to it the better understanding of the National Housing Policy that features a series of rules and regulations for procurement of affordable housing as well as promotes access to low-income population on the acquisition of the property. As a guiding element of the rules of conviviality and facilitator of the implementation of public policies related to the National Housing Plan, we have the professional Social Service as an individual of great need and of fundamental importance in the formation of condominium and facilitator of the understanding of the rules and promoter of the vision of the potential use of common spaces and environments within a vertical condominium.

  

Keywords:.Vertical Condominium, National Housing Policy, Management of Condominiuns

INTRODUÇÃO

        Com o crescimento populacional urbano surge a necessidade de apresentarmos modelos de moradia que possam atender as necessidades da população bem como possa favorecer a ocupação dos espaços urbanos presentes próximos a conglomerados comerciais e de serviços de apoio social dentro das cidades.

        A redução destes disponíveis para a construção de bairros populares, traz a tona a alternativa da construção de condomínios populares de formação vertical, modelo de condomínio que tende a concentrar a demanda populacional em menores espaços, utilizando espaços unificados para uso comum de moradores em geral.

        O Governo Federal considerando a perspectiva da necessidade de favorecer o acesso da população a projetos de habitação popular promoveu a criação do Programa Minha Casa Minha Vida, que auxilia a porta de acesso a pessoas consideradas de baixa renda terem a oportunidade de aderirem a projetos de moradias populares em condomínios verticais.

        O Plano Nacional de Habitação promoveu a unificação das fontes de financiamento de diversos programas habitacionais promovendo uma melhor utilização dos recursos nas diversas instâncias governamentais em prol do financiamento de moradias populares as populações de baixa renda.

        A aquisição do primeiro apartamento para muitos, e a mudança do tipo de vida de casas individuais para condomínios de espaços de uso comum, acaba remetendo a necessidade do papel de um gerenciamento em duas linhas de atuação, uma linha administrativa-comercial, que vise a administração física do espaço e uma linha de gestão que possa promover o acesso da população de baixa renda, e o entendimento de normas de convívio e conduta referente ao convívio em ambiente comum, e utilização de espaço comum, nesta perspectiva temos a necessidade da presença do profissional do Serviço Social, visando o melhor entendimento de toda população das regras apresentadas e estabelecidas dentro das condições de um mundo novo.

        Diante da necessidade do entendimento do papel do trabalho social na gestão de condomínios vertical de moradia popular, o presente artigo se encontra dividido em três capítulos baseado em uma pesquisa bibliográfica, onde no primeiro momento temos a apresentação de um breve histórico sobre a formação de condomínios no Brasil, sua estruturação, e organização.

        No segundo momento ser apráesentado uma relação das normatizações referentes aos condomínios, e um breve histórico da estruturação da Política Nacional de Habitação, considerando sua importância para a população.

        No terceiro momento nos daremos o enfoque principal deste artigo que remete ao papel do serviço social diante da gestão de condomínio vertical. Em que momento o profissional passa a ser inserido na construção da relação de normas e condutas do condomínio como ele pode proceder como facilitador do entendimento de melhor uso do ambiente e desenvolvimento sustentável do espaço comum, e de que forma podem ser apresentados projetos de gestão administrativa de condomínios, necessários para a manutenção do espaço comum, segurança, limpeza e organização dos condomínios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (265.3 Kb)   docx (221.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com