TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalhador em Situação de Rua

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  14.984 Palavras (60 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

DANIEL LOPES CARVALHO SES 388

TRABALHO DE GRADUAÇÃO:

FORTALECER PARA VENCER A SITUAÇÃO DE RUA DOS TRABALHADORES

PORTO ALEGRE 2016

[pic 7][pic 8]

UNIASSELVI - CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

DANIEL LOPES CARVALHO

FORTALECER PARA VENCER A SITUAÇÃO DE RUA DOS TRABALHADORES

PORTO ALEGRE – RS 2016

[pic 9][pic 10]

FORTALECER PARA VENCER A SITUAÇÃO DE RUA DOS TRABALHADORES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina de TCC do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Profª Estelamaris de Barros Dihl

PORTO ALEGRE

2016

DANIEL LOPES CARVALHO

FORTALECER PARA VENCER A SITUAÇÃO DE RUA DOS TRABALHADORES

Monografia apresentada à UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci – como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Profª Estelamaris de Barros Dihl

Trabalho aprovado. Porto Alegre, 12 de dezembro de 2016.

[pic 11]

Profª Estelamaris de Barros Dihl - Orientadora

[pic 12]

Assistente Social Aline Ely de Almeida Carvalho - 1ª Examinadora

[pic 13]

Profº Ms. Luís Paulo Arena Alves - 2ª Examinador

[pic 14]

[pic 15]

Dedico aos meus pais Rene Atila de Lima Carvalho e Francisca Casado Lopes, pois estou realizando um sonho que sempre os acompanhou.

Aos meus filhos Diego, Danilo e Julia que  me apoiaram e incentivaram durante estes anos, onde espero que minha determinação seja um exemplo a ser seguido por eles.

E para todas as pessoas que possuem um sonho, não permitam jamais que alguém tire sua motivação de seguir em frente.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por me abençoar e proteger.

À minha esposa Aline que compreendeu minha ausência e acalmou minhas aflições nos momentos mais difíceis, sendo uma verdadeira companheira e amiga. Te amo, meu eterno amor.

Aos meus filhos Diego, Danilo e Julia, pela compreensão, amor, carinho, apoio e por estarem sempre ao meu lado me incentivando e não me deixando desistir dos meus sonhos.

Aos meus pais por terem me orientado a ser um homem do bem e terem me cuidado com amor e dedicação, amo vocês.

Ao meu irmão Diogo, nossas brigas de infância tornaram-se uma amizade verdadeira, e ao meu irmão Eduardo que, apesar de ser bem mais novo, sabe ser amigo e parceiro das horas vagas para uma partida de videogame.

Aos meus familiares que sempre me apoiaram e ajudaram nas horas de estudar e trabalhar. Vocês foram importantíssimos nesta trajetória.

Às supervisoras do campo de estágio e amigas, a Assistente Social Aline Eli de Almeida Carvalho e a Assistente Social Joseane Menegatto, pelo empenho e comprometimento profissional, sempre me orientando a buscar o conhecimento e me conduzindo de forma responsável e competente.

À Assistente Social e amiga Andreia Podolski que sempre me incentivou, compartilhou comigo seus conhecimentos, acreditou no meu potencial e me deu oportunidade de trabalhar junto a ela na seção Biopsicossocial da Brigada Militar.

À professora e orientadora Estelamaris de Barros Dihl, por sua participação neste processo de formação, pela sua disponibilidade e dedicação, por ser esta pessoa tão singela e especial por ter acreditado em mim.

E finalmente, a todos os amigos que de alguma forma colaboraram nesta caminhada.

Cada um de vocês sabe o quanto são importantes em minha vida.

Obrigado de coração.

“Por trás de cada olhar, existe uma história que ninguém conhece..., mas que a maioria se acha capaz de julgar. ”

Autor desconhecido

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso aborda o tema “fortalecer para vencer a situação de rua dos trabalhadores”, apresentando os enfrentamentos vivenciados no cotidiano e as possibilidades de acesso desta população aos serviços de proteção. Conta com uma revisão de literatura e um levantamento bibliográfico para a realização da fundamentação teórica acerca do tema proposto. A motivação pela escolha deste tema tem como referência a experiência profissional vivenciada e obtida nos períodos de estágio curricular desenvolvido no Albergue Dias da Cruz. Diante destes fatos são abordados temas como: a contextualização histórica da situação de rua dos trabalhadores, a questão social como objeto de trabalho do Assistente Social e as políticas públicas no Brasil. Após estes temas, é apresentado o Albergue Dias da Cruz, o processo de trabalho do Assistente Social na instituição e o projeto de intervenção aplicado durante o período de estágio. Este projeto de intervenção ocorreu de forma contínua, com acompanhamento e ações diárias no fortalecimento e busca da autonomia dos usuários que buscam acolhimento na instituição, sendo finalizado com a apresentação e análise dos dados e dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.1 Kb)   pdf (730.1 Kb)   docx (517.1 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com