TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tráfico de Mulheres

Por:   •  15/12/2017  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

O tráfico de mulheres:Notas sobre a economi pelo do sexo

Autora:Gayle Rubin

Gayle Rubin é uma antropóloga cultural americana , mais conhecida como ativista e influente teórica sobre sexo e política de gênero ,sendo pioneira nessa temática . Ele escreveu sobre vários tópicos que incluem feminismo , sadomasoquismo , prostituição , pedofilia , pornografia e literatura lésbica , bem como estudos antropológicos sobre subculturas sexuais.funções entre suas obras mais notáveisa função do sexo pensando o sexo e o tráfico de mulheres Notas Sobre uma economia pelo sexo que foi escrito em 1975.

Como já foi dito anteriormente Rubem foi Pioneiro sobre o debate de Gêmeos e sua obra de estreia foi justamente o texto o tráfico de mulheres Notas Sobre a economia pelo sexo,relacionando o sistema sexo gênero.

Uma questão importante a ser ressaltado é que em Sua obra Rubin se aproxima parcialmente da teoria marxista porém também está presente em Sua obra influência de outros autores.Gayle crítica A incapacidade do Marxismo de explicar a opressão sobre as mulheres porém ela também ressalta que o feminismo tem de certa forma uma vida com o Marxismo por este ressaltar algumas questões importantes sobre a totalidade da emancipação humana, pesar de Marx não ter abordado diretamente a questão de gênero.

Gayle analisa os conceitos apresentados por Engels,Freud e Levi Strauss.Engels expõe a opressão sexual feminina pelo sistema de parentesco,já Levi Strauss cria as estruturas elementares de parentesco e Freud aborda a questão sobre o falo dominador sendo sua grande descoberta xa teoria que a dor do inconsciente Possivelmente pode se manifestar fisicamente froid quê descobriu doenças como histeria Recalque e paz pesquisas só foram possíveis através do estudo do psicanalista feito com mulheres.

Rubin ressalta que o sistema de parentesco,é formado por diversas teclas,onde a heterossexualidade é obrigatória,e o homem tem um papel de destaque,a mulher cabe o papel de se contentar com o lugar de submissão que lhe foi designado.

Outra questão também ressaltada por Gayle é que nas sociedade, em geral A mulher tem um valor de troca,praticamente como se está fosse uma mercadoria.Gay lê chega A situar os casos onde o casamento pode ser realizado como uma troca entre A mulher,ora por outra mulher, ora por mercadorias ou por um valor em dinheiro ou até mesmo por colocação social.

A partir daí a autora analisa as teorias existentes,já disseminadas relacionadas ao uso socio-Cultural da questão de gênero relacionadas a mulher. Rubin afirma que a posição subordinada da mulher,ao contrário do que é pensado,não é um elemento consequentemente ao sistema capitalista.

Em linhas gerais o objeto principal de Rubin na relação entre a concpção de gênero e a opressão social e psicologia da mulher,porém ressaltou que a não basta só eliminar a opressão da mulher,mas sim buscar uma sociedade igualitária.

Em sua obra,Rubin constantemente busca relacionar a questão da opressão da mulher com as concpções ressalvadas por Marx.Em certo trecho,Gayle parafrasea Marx ,que afir ou que um negro só se torna negro dentro de uma sociedade submetida a lógica capitalista,o mesmo acontece com a mulher,uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com