TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento de Custos Aplicado em uma Empresa Familiar Estudo de Caso na Produção de Doces Artesanais

Por:   •  9/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAD

PROFESSOR: M.Sc. LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS

DISCENTES: LUCAS HENRIQUE DE LIMA

POLIANA MARIA DOS SANTOS

PÓLO TABIRA - PE

Mapeamento de Custos Aplicado em uma Empresa Familiar

Estudo de Caso na Produção de Doces Artesanais

 

 

 

Palavras-chave: Análise Custo, Empresa Familiar, Doces Artesanais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TABIRA 2017

1  ESTUDO DE CASO

O estudo de caso foi realizado numa empresa familiar e de mão de obra artesanal que produz e comercializa doces artesanais, nomeada de Sabor do Sertão, onde foram aplicados os conceitos pertinentes à Análise de Custos com o objetivo de obter informações gerenciais.  

 

1.1 A EMPRESA ESTUDADA

 

        Fundadores do negócio, o casal formado pela senhora Maria Poliana e Lucas Henrique, residentes na cidade de Tabira, localizada no sertão do Pajeú do estado de Pernambuco, há cinco anos visualizaram na fabricação de doces, uma maneira de incrementar a renda da família e iniciaram sua pequena produção.  

        São produtos com bastante demanda na região, já que as temperaturas ficam altas durante os dias de verão, e as pessoas consomem bastante alimento doce, tornando-se um hábito da população em consumir os famosos doces das frutas, além de ser um alimento de prático consumo, é nutritivo e pode ser consumido o ano todo.         

        Buscando atender seus consumidores, os donos procuram inovar no seu mix de produtos com destaque para os doces do tipo: geleia de frutas ou em barras e pastas, com maior procura que são: bananadas, goiabadas, compotas de frutas, como doces de mamão, leite, coco, caju, e barras de cocadas.

        O sucesso do negócio se dá pelo sabor e qualidade do produto. São doces artesanais, fabricados com matéria-prima de procedência, utilizando ingredientes e frutas frescas e orgânicas diretas das roças dos agricultores locais, não fazendo uso de corantes ou conservantes e comercializados a um preço bastante acessível.  

        Apesar de permanecer na informalidade, o negócio vem ganhando mais espaço no mercado e tem expandindo suas atividades aumentando sua área de atuação.  Atualmente seus produtos estão sendo comercializada, na cidade de Serra Talhada, Custódia, Carnaíba.

        O sucesso é garantido em todas as cidades por onde passa.  Os elaboradores do negócio encontraram um nicho de mercado que além de proporcionar uma renda para aqueles que nunca tiveram oportunidade de trabalho, faz com que todos se reúnam de forma descontraída para produzir delícias. Proporcionando um sabor irresistível e levando para cada cliente a doçura que pode ser uma vida.

 

1.3 LOCALIZAÇÕES DA FABRICAÇÃO DOS PRODUTOS

        Doces Artesanais – Sabor do Sertão - Rua 04, Vila da Jureminha, N°365 Tabira- Pernambuco Tel.: (87) 98106-0187.

[pic 1]

Figura 1 – Mapa de Localização da Empresa

1.4 PROCESSOS DE PRODUÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EMPRESA

Atualmente a empresa possui cinco funcionários que são registrados com carteira assinada, e que trabalham desde o processo inicial ao manejo das frutas, ate o processo de fabricação e embalagem dos doces.

- Pesagem: Os ingredientes são sempre pesados para que se obtenha um bom balanceamento na formulação.

- Mistura: Os ingredientes líquidos são adicionados ao liquidificador com exceção da água, logo após seguem para um recipiente para adição do açúcar.

- Estocagem: Depois de pronto o doce fica em uma sala arejada e precisamente limpa em uma temperatura ambiente para em seguida acontecer o processo de embalagem e distribuição.

1.5 DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

O processo produtivo das Doces divide-se nas seguintes etapas apresentadas no fluxograma:

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (332.9 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com