TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de funções administrativas

Seminário: O conceito de funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de funções administrativas

A administração é importante para as empresas da atualidade, pois é muito diferente das empresas administrativas do passado. Com o surgimento de varias inovações tecnologicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem. A administração necessita de um amplo conhecimento e aplicação correta dos princípios e tecnicas para um bom desempenho da empresa.

A administração deve administrar primeiro seus meios controláveis ou seja internos, que seriam a gestão de pessoas, produção, entrada e saidas, mais levando em conta o mercado competitivo, que devemos abrir os olhos para a concorrencia, clientes e fornecedores entre outros, com o objetivo da maximização de lucros.

Para que as empresas tenham bom desemprenho, de acordo com Henry Fayol é preciso seguir cinco funçoes administrativas que são utilizadas até hoje: Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle.

Planejamento ele serve para definir os objetivos a serem alcançados, traçar as metas estrategicas para estabelecer o plano deação, utilizando previsões de curto e longo prazo e ser flexiveis as adaptações.

Organização serve para estruturar as pessoas e recursos de maneira a se trabalhar de forma organizada e racional.

Coordenação em que o gestor busca armonizar e unificar todos os esforços e atividades com estratégias e organização.

Direção vem mostrar os rumos e dinamizar as pessoas para que utilizam os recursos de melhor maneira possivel.

Controle é responsavel pela verificação do desempenho de todos.Para que tudo funcione de maneira certa, no tempo certo, ou seja garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

Hoje essas funções estão consideradas como uma das maneiras mais significativas para se compreender a administração.

2.1.1 Teorico que desenvolveu

Do século XVI ao XVIII as industrias eram organizadas pelo sistema domestico, onde a produção era realizada pelos artesões e funcionarios era atraves da mão de obra humana.

Na metade do século XIX surgiram novas invenções de maquinas surgindo a revolução Industrial, que gerou inumeras consequencias para a sociedade, desenvolvendo o aumento e a complexidade das empresas, surgindo grandes fabricas.

Como havia necessidade de produção em massa, devido a demanda sempre crescendo surgiram varios problemas, tais como: falta de qualificação profissional, necessidade de adaptação de novas tecnologias, entre outros.

Surge no século XX o primeiro trabalho cientifico desenvolvido pelo fundador da administração cientifica, Frederick Winslow Taylor, onde desenvolveu sua teoria. A sua principal preocupação era ‘era aumentar a produtividade obtida por meio do novo modelo de trabalho, que utilizava as maquinas como principal referencial, alias as maquinas, trouxeram justamente o aumento de produtividade’ pag16.Ele acreditava que com o aumento da produtividade o salario dos funcionarios tambem melhoraria a vida dos funcionarios.

O trabalho de Taylor era resolver o problema da dependencia do capital frente do trabalho vivo.Para isso, a administração deveria entender, sistematizar e normatizar as tarefas dentro da organização,visando a produtividade por meio das ferramentas adequadas.

Surgiu a teoria da administração de Henri Fayol,que caracterizava a busca da eficiencia organizacional, porém com um foco diferenciado a estrutura da organizaçao das funções gerenciais.Para que a administração desenvolvesse era preciso comprender cinco elementos.

Para Taylor precisaria uma divisão de trabalho , e que o empregado deveria ter somente um chefe, para evitar conflitos de comando. E que a hierarquia seria necessário para que houvesse comunicação entre todos.e que se trabalharia em equipe .As contribuições de Taylor e Fayol foram essencial para o desenvolvimento da administração.

2.2-Conceitos de Patrimônio

A contabilidade é uma Ciência Social que estuda e praticafunções de controle, registro de atos e fatos da Administração e da Economia. Mas principalmente se trata ao estudo e controle do patrimônio de uma entidade.Que é realizado por meio de registros contábeis dos fatos e das demonstrações produzidas pela entidade.

A contabilidade se resume no fornecimento das informações econômicas para vários tipos de usuários, como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, funcionários, entre outros. Com o objetivo de permitir cada usuário ter a avaliação econômica e financeira da entidade, assim como ter uma visão sobre suas tendências futuras, lucro ou prejuízo.

A contabilidade é a grande ferramenta para a administração tomar decisões. Ela coleta dados econômicos da empresa, mensuram, registrando-os e informando na forma de relatórios ou comunicados, para contribuir na tomada de decisões da entidade.

2.2.1- Autores

Desde o inicio da humanidade, a contabilidade já existia, com o passar dos anos, ela foi sofrendo mudanças, econômica, cultural, político, social e cientifico. O seu desenvolvimento foi crescente conforme a necessidade de usá-la.

Francisco Villa, um escritor milanês, passou dos limites sobre os conceitos da Contabilidade, segundo ele, qualquer pessoa, sendo inteligente, poderia fazer a escrituração. Ele implicou em conhecer a natureza, as normas, detalhes, e as leis da prática da matéria administrativa, o patrimônio.

Francisco D’Auria da escola Patrimonialista adotou a visão patrimonialista como objetivo do pensamento contábil, o objeto de estudo da contabilidade, segundo D’Auria é o patrimônio. Defendeu a Contabilidade como uma ciência pura, que estuda e elabora as estatísticas e a dinâmica patrimonial.

Frederico Hermann, professor, de tendência patrimonialista, tinha o seguinte pensamento: econômico- contábil, defendeu o patrimônio como o estudo da Contábil.

2.3 –Fontes de Recursos

O conceito de Capital em Ciências Contábeis, enquanto considerado como um universo de componentes, nada mais é do que: as mercadorias, máquinas, veículos, imóveis entre outros, que estão a serviço da empresa.

Um bem não surge do nada, é preciso de recursos para que ele seja formado, para gerar o empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com