TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O iogurte

Resenha: O iogurte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2012  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

Antigamente as pessoas viam o alimento como um produto necessário apenas para suprir as necessidades básicas do organismo, hoje através de muitos estudos, sabe-se que sua funcionalidade vai além, chegando a diminuir consideravelmente os riscos do individuo adquirir doenças crônicas. Essa relação da dieta com a saúde tem atraído atenção de muitas pessoas, e a indústria por sua vez, investe cada vez mais no desenvolvimento de alimentos que beneficiam a saúde e ao mesmo tempo tenha boa aceitabilidade. FUNCHS et.al (2005).

O iogurte entra nessa classificação por ser naturalmente fonte de cálcio, contribuindo significadamente para ingestão diária desse nutriente, possui proteína de boa qualidade, bactérias benéficas ao intestino e apresenta melhor digestibilidade que o leite fresco, pois seus principais constituintes são pré-digeridos devido ao processo fermentativo. ROCHA et.al (2008). É comercializado na maioria das vezes com probióticos, microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2002), e também com frutas, o que enfraquece a acidez característica do iogurte, favorecendo a aceitabilidade e agregando mais vitaminas ao produto. MOREIRA et al.(1999) Alem dos nutrientes e fibras das frutas, algumas são fontes de substâncias antioxidantes, que tem a função de inibir ou reduzir a ação dos radicais livres produzidos pelo organismo, que em excesso pode danificar as células, contribuindo para o envelhecimento precoce celular, e disfunção celular.

Por causa dessas reações destrutivas a célula, o excesso de radicais livres, é associado a etiologia de doenças, incluindo cardiovasculares, diabetes, cancro principalmente as de degeneração, bem como o próprio envelhecimento. Degáspari e Waszczynskyj (2004); Silva e Ferrari (2011) Barbosa et al. (2008); Os flavonóides fazem parte dessa categoria de substâncias antioxidantes, têm sido alvo de grande interesse, pelos efeitos benéficos na saúde humana. Cupari (2005). Estudos tem demonstrado, que estas substâncias têm grande contribuição em reduzir o risco de desenvolvimento da aterosclerose Aurino et. al( 2010); inibem a sínteses de colesterol endógeno e levando a uma menor agregação de plaquetas, o que reduz a tendência trombótica. COSTA (2003) podem diminuir a peroxidação lipídica, oxidação de LDL - colesterol e melhorar a função endotelial e vasodilatação Assim o consumo de alimentos fontes de antioxidantes, é interessante por que contribuem para o bom funcionamento da célula, trazendo benefícios a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com