TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado da categoria em serviço social

Por:   •  9/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

O significado da categoria mediação em serviço social

VERGARA,Eva

 

        Diante de um mundo dominado pelo capitalismo se torna cada vez mais necessário profissionais do serviço social, que diante de uma demanda tão crescente tem se tornado mediador junto das minorias que tem sofrido grandes vulnerabilidades.

        Auxiliando está demanda e fazendo uso de instrumentais teóricos e metodológicos em sua atuação profissional e reflexiva,podendo usar a ética para analisar as instituições publicas ou privadas e entender suas intenções e assim romper com o assistencialismo , e colocar em pratica uma atuação critica e fazer uso das alternativas possíveis ,que são oferecidas pelas politicas sociais ,fortalecendo assim os direitos do usuários e intervir para que este tenha sua cidadania resgatada .

        No decorrer da historia o serviço social tem buscado conhecimentos para uma pratica cada vez mais qualificada podendo assim intervir junto as demandas e usar as politicas sociais necessárias ,deixando claro que os usuários tem direitos e não favorecimentos.

        Assim a assistência social vai superando as contradições que encontraram em seu dia a  dia e passa a rever os procedimentos institucionais, e superar as imposições impostas por grupos dominantes .

        O serviço social atua junto a todas as vulnerabilidades e intervêm nas mais variadas necessidades sociais e com a formação profissional o assistente social ocupa cada vez mais um  lugar de destaque na sociedade , e isto se deve ao conhecimento teórico -metodológico e tem proporcionado uma visão mais ampla e trazido resultados mais conclusivos junto aos usuários .

        Fazendo uso dos instrumentais necessários para uma atuação mais objetiva e eficaz ,desta forma este profissional consegue minimizar sensivelmente o sofrimento desses usuários.

        Sendo assim concluímos que apesar das inovações e conhecimentos adquiridos, a realidade continua a mesma ,temos que ter consciência que o usuário é a principal razão do nosso trabalho por isso , merece todo nosso empenho e objetividade profissional .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (24.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com