TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ANÕES DO POVOADO CARRETEIS

Por:   •  27/5/2015  •  Artigo  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JAMISSON

ANDERSON

JERFFSON SOUZA DA SILVA

HANDLEY

VISITA AO POVOADO CARRETÉIS E SEUS ANÕES – Itabaianinha (SE)

Trabalho apresentado ao professor José Valter de Sá Santos no curso de Administração da FANESE, em cumprimento da disciplina Planejamento Gerencial Financeiro e Tributário.

Aracaju/SE

2014. 2


JAMISSON

ANDERSON

JERFFSON SOUZA DA SILVA

HANDLEY

VISITA AO POVOADO CARRETÉIS E SEUS ANÕES – Itabaianinha(SE)

Trabalho apresentado ao professor José Valter de Sá Santos no curso de Administração da FANESE, em cumprimento da disciplina Planejamento Gerencial Financeiro e Tributário.

Aracaju/SE

2014. 2

  1. Introdução

Com intuito de estudar o povoado conhecido como Carretéis, que fica localizado no município de Itabaianinha na região sul do estado de Sergipe, há uma distância de 114 km de Aracaju, foi realizado uma vista técnica ao povoado, tendo a finalidade de conhecer a comunidade dos anões e de levantar seus principais problemas ambientais, sociais, econômicos e  estrutural de comunidade.[pic 2]

Veremos nesse estudo o motivo de restarem poucos anões no local, onde a maioria migrou para a cidade de Itabaianinha e outros municípios.

O povoado fica a 15 km do centro de Itabaianinha, para ter acesso a este tem que percorrer uma estrada estreita e ruim.

  1. Aspecto histórico de Itabaianinha

De acordo com Laudelino Freire e Clodomir Silva, o município foi primitivamente uma aldeia de índios. O local foi, no século XVIII, fundado por comerciantes vindos da cidade de Itabaiana, que descansavam no alto do Urubu. Por ser uma localidade bastante semelhante às serras de Itabaiana, passaram a chama-la de árvore de Itabaianinha. Em 1834, o Presidente do Conselho Geral da Província encaminhou proposta de Lei à Assembleia Geral incluindo duas proposituras: uma criando a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Itabaianinha e outra transferindo para esta povoação a sede da Vila de Tomar do Geru.

Mas é somente em 6 de fevereiro de 1835 que a povoação de Itabaianinha passa à condição de Freguesia, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Itabaianinha, desmembrada de Nossa Senhora de Campos, (atual município de Tobias Barreto). A 19 de fevereiro do mesmo ano, torna-se Vila, e passou a ser chamada de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itabaianinha. Afirma a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (IBGE, 1959), que Itabaianinha tornou-se cidade em 19 de setembro de 1891. Atualmente o município tem mais de 50 povoados.

  1.  Povoado Carretéis

Itabaianinha tem a maior quantidade de anões do Estado, concentrada anteriormente no Povoado Carretéis, a 15 quilômetros da sede do município, local onde começaram a surgir homens e mulheres de baixa estatura. Nesse povoado é difícil encontrar uma pessoa de estatura mediana.

Há informações de que os anões surgiram desde a fundação do município (muitos, hoje, com mais de 80 anos), quando parentes se casaram e acabaram gerando filhos com deficiência hormonal por causa da consanguinidade (casamentos entre parentes).

  1. Anões – Quem são e como vivem
  1. O que é Nanismo

O nanismo é uma doença comumente genética que provoca um crescimento esquelético anormal, que geralmente resulta em um indivíduo de baixa estatura, inferior à da média populacional. Há dois tipos de anões: aqueles que possuem o nanismo pituitário e a acondroplasia. [pic 3]

          Foto 01:Integrantes da Associação dos Anões de Itabaianinha.

Acondroplasia pode ser hereditária ou fruto de uma mutação genética, o que significa que pessoas de estatura normal, mesmo sem ascendentes anões com esta síndrome, podem gerar filhos anões com acondroplasia.

As características mais comuns são a baixa estatura, pernas e braços pequenos e desproporcionais ao tamanho da cabeça e ao comprimento do tronco. O encurtamento ocorre principalmente na parte superior dos braços e nas coxas.

Adultos com acondroplasia possuem uma curva acentuada no final da coluna vertebral, que apresenta uma saliência. Quase sempre eles têm pernas curvas e pode apresentar limites na movimentação dos cotovelos, pois eles não se dobram completamente. As mãos são pequenas e os pés são curtos e largos.

Várias crianças acondroplásicas podem flexionar a articulação de seus dedos, pulsos, cintura e joelhos a um ângulo muito grande devido a ligamentos frouxos de certas articulações. Esses sinais são normalmente observados no nascimento e a acondroplasia pode ser diagnosticada nessa época, na grande maioria dos casos. Não há, geralmente alteração intelectual.

A altura dos pais e da criança com acondroplasia parecem não estar ligadas com a altura que ela irá alcançar quando adulta. Psicólogos, pediatras, endocrinologistas, geneticistas, ortopedistas e neurologistas podem oferecer apoio. Diversas pesquisas estão sendo feitas sobre a síndrome e outros problemas de crescimento.

O nanismo pituitário não é considerado o “nanismo verdadeiro”, pois não é de causa genética. Sua causa é uma disfunção na glândula pituitária que causa insuficiência na produção de hormônio do crescimento.

Essa insuficiência pode ter causa na inexistência, trauma ou tumor na glândula pituitária. Este tipo de nanismo também pode estar associado à deficiência de outros hormônios.  NANISMO

  1. Situação socioeconômica dos anões

Em Carretéis e arredores distam da zona urbana mais de 1 km, possuem mais ou menos uns 50 domicílios com distância, entre si, superior a 50 m, não dispondo dos serviços definidores de povoado, portanto são considerados aglomerados rurais isolados. O acesso à região se faz através de rodovias não pavimentadas e estradas vicinais, os domicílios na maioria são de taipa ou com reboco aparente, possuem energia elétrica, existe tubulação de água tratada, mais dificilmente esta chega ao local e a sua comunidade tem na olaria e na atividade agrícola a sua subsistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (535.9 Kb)   docx (477.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com