TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS SOCIAIS QUE INTERAGEM NA DESISTÊNCIA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  19/10/2019  •  Monografia  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 16

ASPECTOS SOCIAIS QUE INTERAGEM NA DESISTÊNCIA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICIPIO DE CORUMBÁ – MS NO 1º TRIMESTRE DE 20091

        Carlos Alberto Barbosa Pereira 2

Elisângela Franco Cáffaro Cristaldo 3

Flávia Coelho Bobadilha 4

Márcia Cândida de Jesus 5

Sebastiana Sigarini de Souza 6

Resumo: Este artigo aborda de maneira teórica, os possíveis problemas vivenciados por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando-se que estes alunos sejam todos aqueles que não tiveram a oportunidade para prosseguir nos estudos na época certa, por motivos diferentes e alheios à suas próprias vontades. Faz um embasamento teórico, segundo pontos de vistas de diversos autores, elencando as situações adversas encontradas com relação a salas de aulas, a fatores externos, como trabalho, meio ambiente, distância casa – escola. Por fim apresenta outra situação, que também aflige muito o aluno, mas que não é de competência da escola, propriamente dita, por estar longe do alcance do educador: os problemas sociais vividos pelos alunos da EJA. Numa sociedade extrema como a nossa, o aluno (não somente os da EJA) está sujeito a todo tipo de assédio fora da escola. Isso reflete no seu aprendizado, no seu rendimento escolar. Dentre esses problemas estão as drogas, as bebidas, os ambientes onde vivem, o modus vivendi de uma maneira geral, a exploração do trabalho, o assédio sexual, dentre muitos outros. Detectar tais situações está no âmbito do Assistente Social. Como esse profissional ainda não se faz presente em todos os estabelecimentos de ensino, este artigo mostra a importância de a entidade escolar ora foco ser assistida por esse especialista, que muito pode contribuir para a melhoria no ensino-aprendizagem da clientela da EJA.

Palavras-chave:        Educação. Educação de Jovens e Adultos. Assistente Social.

 Artigo apresentado como exigência para obtenção do título de assistente social ao curso de Serviço Social da UNIDERP, ano 2010, prof.as orientadoras Rúbia Stella Balvedi e Luciana Castello Soares.

2 a 6 Acadêmicos do curso de serviço social da Universidade Anhanguera-Uniderp Centro de Educação à Distância, e-mail para contato: elisangelacaffaro@uol.com.br

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho mostra as condições adversas enfrentadas pela EJA – Educação de Jovens e Adultos, são alunos considerados excluídos, que não tiveram oportunidades de concluir o ensino regular normal, devido à idade avançada ou não, e que mesmo assim  possuem direitos  ao ensino obrigatório, objetivando aos mesmos o retorno ao ambiente escolar.

Sabe-se que em Corumbá, no ano de 2009 houve uma grande demanda na evasão escolar da EJA, por motivos diversos que carecem investigação sistemática. Através deste trabalho, pretende-se resgatar os valores da escola e do ensino, incentivando os alunos a aproveitarem a oportunidade oferecida pela instituição de ensino, dando contínuo desenvolvimento nas atividades escolares, visando melhor qualidade de vida.

Apresenta como objetivos principais a identificação dos aspectos sociais que influenciam na desistência dos alunos da EJA da Escola Pedro Paulo de Medeiros do município de Corumbá-MS, no 1º trimestre de 2009 e se haveria a necessidade de intervenção de um profissional Assistente Social no processo educativo daquela escola.

Especificamente visa diagnosticar as dificuldades socioeconômicas encontradas pelos alunos da EJA para continuidade ao estudo, analisar os dados coletados em relação às dificuldades encontradas para a permanência dos alunos na EJA e verificar a necessidade de um profissional Assistente Social para promover as melhorias necessárias quanto ao relacionamento de alunos-escola-família, em conformidade com a legislação vigente e políticas públicas do município de Corumbá-MS.

Aborda também a necessidade da presença do Assistente Social, como agente coadjuvante na educação, visando solucionar problemas que não estão na alçada do professor educador em sala de aula, considerando-se que os papéis do profissional Assistente Social são bem mais amplos do que as atividades relacionadas no rol das funções do professor pedagogo. Abragem várias esferas, tanto em âmbito interno da escola, como externo e neste último há uma gama muito grande de ramificações, cada uma mais complexa do que a outra, por estar ligado à vida individual de grupos sociais miscigenados com modus vivendi  e necessidades muito diferentes entre si.

Infere-se que a presença do Assistente Social nas entidades públicas de ensino poderá ajudar na redução da evasão escolar dos alunos, principalmente os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelas razões demonstradas ao longo deste projeto.

2 DESENVOLVIMENTO

A Educação é considerada como um dos mecanismos da inclusão social, que promove o acesso aos direitos de cidadania e gera conscientização dos indivíduos para a compreensão de seus interesses, no meio social.

O aluno inserido EJA deve permanecer na escola, independente de condições sociais, tais como conflitos familiares, condições financeiras, discriminação e vida profissional, isto porque lhe é garantido este direito constitucionalmente.

Por outro viés, se a escola não tiver os mecanismos suficientes que  possam garantir essa permanência, há meios coadjuvantes, também garantidos por lei, para ajudarem nessa tarefa: a presença de profissionais Assistentes Sociais na entidade de ensino é um fator decisivo para esse auxílio.

Como relevância social, este trabalho se justifica em razão de que houve muita evasão escolar no primeiro trimestre de 2009 na Escola Pedro Paulo de Medeiros, neste município, o que motiva diretores, coordenadores pedagógicos e professores a investigarem os porquês dessa evasão e proporem soluções paliativas para minimizar a falta de interesse pelos estudos.

Nesta fundamentação, abordar-se-ão dois aspectos intrinsecamente ligados entre si: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o papel do Assistente na Educação, especialmente este último, por não ser ainda de amplo emprego nas escolas públicas.

2.1 A Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A EJA está presente em todos os cantos do País. Corumbá tem 231 anos e nas ultimas décadas vem incentivando e dando oportunidade àqueles que não tiveram como estudar na idade apropriada e até mesmo jovens e adultos que por motivos de força maior não iniciaram ou não concluíram os estudos básicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com