TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS DO IDOSO HOSPITALIZADO

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

1 APRESENTAÇÃO

O presente projeto tem por finalidade esclarecer fortalecer os direito da pessoa idosa hospitalizada, que é resultado das observações realizadas no decorrer do estagio II, do curso de serviço social realizado no hospital regional Aluizio bezerra , junto aos pacientes idosos internados. Que tem por objetivo orientar os acompanhantes, na divulgação e efetividade dos direitos do idoso hospitalizados. Para tanto serão realizadas palestra individual e coletiva, educativas e instrutivas a serem desenvolvidas no período do estagio III. Este projeto será aplicado na clinica médica, observação masculina e observação feminina, pois é o local de maior demanda de idosos internados.

2 JUSTIFICATIVA

O hospital regional Aluízio Bezerra, situado na cidade de santa cruz tem por finalidade prestar atendimento qualificado a qualquer cidadão que necessite de seus serviços, promovendo a saúde nas mais diversas especialidades e oferecendo serviços de diagnostico e prevenção das doenças.

No decorrer do meu estagio foi observado que houve a necessidade de fortalecer esta tematica, tendo como um dos objetivos principais informar os Direitos dos Idosos e socializar as regras institucionais aos acompanhantes pois pacientes idosos encontrava-se desacompanhados.

Este trabalho será desenvolvido com os pacientes idosos internados e os familiares acompanhantes, no Hospital REGIONAL ALUIZIO BEZERRA, será um trabalho de informação através de palestras e abordagem individual, orientando o idoso quanto à efetivação dos seus direitos e deveres assim como, contribuir para a garantia dos direitos e deveres dos acompanhantes.

Segundo o Estatuto do Idoso- LEI N°10.741, DE 2003, O idoso deve gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata o estatuto, assegurando-lhes meios, todas as oportunidades e facilidades, para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social. O estatuto destina-se a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; O Estatuto elucida claramente que o idoso tem direito a um acompanhante quando em situação de hospitalização. O hospital deve oferecer condições adequadas para a permanência do acompanhante, porém, infelizmente sabemos que esta nem sempre é a realidade de todos os hospitais públicos brasileiros

3 OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

. Proporcionar esclarecimento aos idosos hospitalizados e acompanhantes, sobre seus Direitos e Deveres na Saúde, com fins a um cuidado mais humanizado.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 - Possibilitar aos idosos hospitalizados o conhecimento de seus Direitos e deveres na área da Saúde.

 Orientar o acompanhante quanto a um cuidado mais humanizado ao idoso.

 Informar e socializar as regras institucionais, assim como, contribuir para a garantia dos direitos e deveres dos acompanhantes.

PUBLICO ALVO

Acompanhantes e idosos hospitalizados

METAS A ATINGIR

- Diminuir queixas pelo acompanhante.

- Maior número de acompanhantes orientados sobre direitos e deveres;

- Acolhimento mais humanizado aos idosos

- Aumentar o compromisso do acompanhante para com o idoso.

4 PROCEDIMENTOS METODOLOGIGOS

• O trabalho será desenvolvido através de palestras e visitas aos leitos. Ocorrerá de forma coletiva e individual com vistas à explanação da importância do acompanhante no processo de tratamento do paciente idoso hospitalizado, Informando os direitos do idoso ao acompanhante; esclarecer direitos e deveres do acompanhante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com