TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 13

Bauru - Sede

Curso: Serviço Social – 2º semestre 2013  

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEORICOS E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Tutora a distância: Mila Cristiane Pavão Gonçalves.

 

 

BAURU/2013

 

 

RESUMO

O caráter sociopolítico da profissão de assistente social se torna cada vez mais importantes em todas as esferas de atendimento a trabalhadores e população em geral, adquiri ao longo dos anos a modalidade critica e intervencionista, cria métodos e coloca em ação os projetos para o bem estar individual ou coletivo, ela esta legalizada e sofre uma modernização desde 1960 com o processo de reconceituação, ampliando o campo para pesquisas e acessibilidades, operando em instituições publicas e privadas, sendo de utilidade primordial na área da saúde.

Palavras chaves: Sociopolítico, reconceituação, assistente social, ação.  

 

ABSTRACT

The sociopolitical nature of the social work profession becomes increasingly important in all aspects of care workers and the general population, gained over the years to form critical and interventionist methods creates and puts into action projects for the welfare individual or collective, she is legalized and undergoes modernization since 1960 with the process of reconceptualization, expanding the field for research and accessibility, operating in public and private institutions, is of prime usefulness in health.

Key words: Social Politician, reconceptualization, social worker, action.

 

Introdução

O presente artigo reflete sobre a importância da profissão do assistente social na atualidade, sua atuação e empregabilidade  nos diversos setores e principalmente na área da saúde onde faz o elo entre equipes multidisciplinares, elencar a diferença entre filantropia, assistencialismo e o serviço social, legalizado, regido por um código de ética e leis especificas.

SERVIÇO SOCIAL – SOBRE A PROFISSÃO  

Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que utiliza um instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", (CRESS-MG/2013). Tem

caráter intervencionista entre trabalho e capital, regulamentada pela Lei nº 8.662/93, sendo o seu exercício profissional regido pelo Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, resolução do Conselho Federal de Serviço Social.

A importância do Serviço Social nos dias de hoje

Falar em importância é o mesmo que dizer que algo ou alguém deixou de ser dispensável e passa a ser fundamental na vida ou na sociedade, é o que há de mais interessante, de mais útil, de mais proveitoso numa pessoa ou coisa o essencial. (MICHAELIS, 2013). Assim o Serviço Social se tornou nos dias de hoje o elo entre o governo e seus governados, entre o que procura ajuda e o que tem poderes para prestar a assistência necessária.

IMPORTANTE –im.por.tan.te adj. (lat. importante) 1 Que tem importância. 2 Que não se pode esquecer ou deixar de atender. 3 Digno de apreço, de estima, de consideração. 4 Que tem grandes créditos, que exerce notável influência. 5 Que tem muito valor ou preço notável. 6 Útil, necessário. 7 Enfatuado. sm O que há de mais interessante, de mais útil, de mais proveitoso numa pessoa ou coisa; o essencial. (MICHAELIS, ONLINE/ 2013)

Com o desenvolvimento e reconhecimento da profissão do Assistente Social ao longo dos anos, muitas práticas foram adotadas e hoje se estuda propostas para tornar o cidadão um ser emancipado, o assistencialismo e a alienação a qual o povo estava sujeito, começou a ser rompido em 1960 com o movimento de reconceituação, e ampliou seu leque de atuação adotando novas metodologias. Hoje o Serviço Social faz a ponte entre Estado e Cidadão, ensina e aplica as políticas sociais voltadas para o bem estar e crescimento dos indivíduos.

Hoje, mesmo após o movimento de reconceituação, ocorrido na década de 1960 cujo resultado foi o rompimento da profissão com as práticas tradicional conservadoras e o comprometimento de defesa a classe trabalhadora ampliando seu espectro de atuação intervindo em espaços institucionais e no campo político, sobretudo nas políticas públicas, a profissão vê ainda em sua categoria a diversidade de formas de atuação. Na defesa do livre exercício profissional, também insurge a necessidade de fortalecer os espaços de debate como: conselhos gestores, conferências de serviços públicos, audiências populares, congressos e movimentos populares onde os assistentes sociais, gestores, trabalhadores e a população usuária discutem a efetividade dos serviços púdos deblicos. (CEDESP/SIBELE RIBAS/2002)

Há vários desafios para a profissão nos dias de hoje, um deles é tentar se antecipar aos fatos, promovendo uma inquietação na sociedade, através de conscientização, produzindo de maneira mediatista a solução para os problemas sociais nas áreas de atuação.  

Contudo, não são poucos os profissionais que atuam sob a perspectiva de viabilização de direitos, conscientização de responsabilidades, produção de conhecimento e socialização de informações; apontando possibilidades para que o cidadão usuário de seus serviços seja atendido em sua especificidade, em sua mediaticidade, e também em sua possibilidade de emancipação. Isto significa que a

Profissão avança em direção ao fortalecimento de uma identidade profissional pautada na competência teórica e prática. (TEORIA E PRATICA/2012)  

 

Filantropia Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o Termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de Ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, e etc. (FILANTROPIA/2013)  

A filantropia acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGs (Organizações Não-Governamentais), comunidades, pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente. (FILANTROPIA/2013)  

Está ligada ao terceiro setor (sociedade civil), que auxilia as pessoas em determinadas necessidades nas quais o Governo não supre. Apesar das empresas promoverem ações para melhorar a sociedade muitas apenas maquiam suas campanhas para fazer marketing.

Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo ser praticadas em igrejas, hospitais e escolas. (SIGNIFICADOS/2013)

Assistencialismo x Assistência Social  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com