TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais Causados Pelo Petróleo

Artigos Científicos: Impactos Ambientais Causados Pelo Petróleo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  1.587 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Sabemos que o petróleo é hoje a fonte energética mais procurada e uma das mais utilizadas também. Com tanto petróleo sendo distribuído, a quantidade de acidentes que ocorrem é bem grande. Aqui vamos falar dos impactos ambientais causados pelo petróleo, mostrando os fatores que influenciam nesse impacto e o efeito do óleo nos organismos.

A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera.

Impactos ambientais

Impacto ambiental é qualquer alteração (vantajosa ou danosa) no meio ambiente causada por determinada ação ou atividade que afete a qualidade do solo, água, atmosfera (meio físico), dos ecossistemas, da flora, ou da fauna (meio biótico) ou das atividades humanas como turismo, pesca ou atividades culturais (meio socioeconômico).

Um dos principais impactos causados pelo petróleo é o vazamento, que traz problemas diretos e indiretos como contaminação de águas, mortes de peixes (fonte de alimento), com isto prejuízo aos pescadores. Com o derramamento prejudica-se o meio ambiente havendo o desequilíbrio ambiental, o óleo recobre as penas e o pelo dos animais, sufoca os peixes, mata o plâncton e os pequenos crustáceos, algas e plantas na orla marítima. Nos mangues, o petróleo mata as plantas ao recobrir suas raízes, impedindo sua nutrição, onde tudo isto no final reflete ao ser humano.

Outro problema pertinente ao petróleo é a poluição causada pelos seus derivados. O plástico, por exemplo, que é derivado do petróleo, além de poluir a natureza, pois demora muitos anos para se decompor, afeta o ser humano pois libera toxinas prejudiciais à saúde.

Na fase do refino, existe o problema do descarte de efluentes líquidos, a emissão de gases e vapores tóxicos para a atmosfera, além dos resíduos sólidos, normalmente armazenados em aterros industriais.

Efeitos do petróleo nos organismos:

Os principais efeitos são:

Morte direta por recobrimento e asfixia:

Óleos pesados e viscosos recobrem os animais e vegetais impedindo que façam as trocas necessárias com o ambiente, como respiração, excreção, alimentação, fotossíntese, etc. Podem prejudicar a locomoção bem como alterar a temperatura do corpo (stress térmico), podendo levar os organismos à morte.

Morte direta por intoxicação:

As frações do petróleo compostas pelos aromáticos são os principais causadores de morte por toxicidade. Entre os mais tóxicos estão o benzeno, tolueno e xileno. Os efeitos tóxicos do óleo, também são responsáveis pela mortalidade aguda, especialmente nos primeiros dias após o derrame.

Morte de larvas e recrutas:

As larvas são muito mais sensíveis aos efeitos do petróleo do que os adultos. Por exemplo, larvas de cracas (Balanus) são 100 vezes mais sensíveis ao óleo do que os adultos; larvas de lagostas em água com concentração de 0,1 ml de óleo por litro tem 100 % de mortalidade.Redução na taxa de fertilização

O petróleo pode reduzir a quantidade de ovos com sucesso de fertilização, o que causa conseqüente redução na quantidade da prole. Isto pode gerar efeitos a médio prazo na reposição de indivíduos das populações. Este efeito já foi observado em diversas espécies, entre elas, o mexilhão Mytilus e a ostra Crassostrea.

Incorporação de substâncias carcinogênicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com