TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

BRUNET DAYANE DA S. PINTO

CHAIANE S DE OLIVEIRA

FERNANDA O S. DOS REIS

GRACILENE DOS S. MEDEIROS

MARIA ARIANE S. PASSOS

RAFAELA V. PUGET

ROSIMEIRE V. KANEMITSU

OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

[pic 3]

CASTANHAL

2013

BRUNET DAYANE DA S. PINTO

CHAIANE S DE OLIVEIRA

FERNANDA O S DOS REIS

GRACILENE DOS S. MEDEIROS

MARIA ARIANE S. PASSOS

RAFAELA V. PUGET

ROSIMEIRE V. KANEMITSU

OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Prof. Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Márcia Bastos e Sergio Goes

CASTANHAL

2013

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO.............................................................................................4

2  DESENVOLVIMENTO.................................................................................5

3 CONCLUSÃO...............................................................................................9

4 DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA......................................................10

5 REFERÊNCIAS............................................................................................11


1 INTRODUÇÃO.

        A família atual exibe novos modelos que aos poucos vem se adaptando com novas maneira de ser. As modificações de papeis e status, foram fatores principais que contribuiram para esta grande transformação.

        O homem deixou de ser visto como chefe da família, porque surgiu um novo modelo, no qual a mulher se apresenta ocupando o papel dele.

        Na sociedade contemporânea nos deparamos com um novo modelo de família que são os arranjos famíliares, e suas respectivas relações com seus membros. E com este novo arranjo famíliar que são um dos principais beneficiados do programa bolsa família.

2  DESENVOLVIMENTO.

As mudanças ocorridas na configuração famíliar ao longo da história vem ampliando a concepção do termo família, tais arranjos não devem ser entendidos como decorrentes de uma crise. Nessa instituição, mas como reflexo de mudanças na sociedade.

Existem diferentes arranjos familiares, porém há um modelo idealizado, que vemos desde crianças nos livros escolares, nos filmes e propagandas de televisão; a chamada família nuclear, onde a divisão de papeis é bem definida, a mãe cuida de casa e dos filhos, e o pai é o chefe da família. É a tradicional família heterrossexual, monogânica e patriarcal. Esse modelo acaba servindo como sistema de controle, que gera classificações e preconceitos.

A família é unida por multiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida em varias gerações.

A família na sociedade contemporânea está se sendo questionada, pois muitos acreditam que a falta de comunicação é a falha, na verdade, pesquisa realizada demostra que a família nesta atual fase de transição se comunica ao seu modo, havendo uma melhor compreensão por parte dos pais e dos próprios filhos.

A família na sociedade contemporânea tem sido alvo de diversas discussões no que se refere a sua tarefa de ser a responsável principal pelo desenvolvimento pleno de seus filhos adolescentes. A família deve ser compreendida no contexto em que vive, lembrando que cada família possue seus costumes e valores, e em constante movimento de transformação: Além disso podemos dizer que a família reflete as mudanças sociais e paralelamente atua sobre elas, ocupando um importante papel no movimento da sociedade. Na era pós- feminismo ocorrem novos arranjos na estrutura famíliar. Hoje é comum dizer que pai divide com a mãe os cuidados com as crianças e os afazeres domésticos, no entanto não é tão comum o fato de se perceber a existência de familias homoparentais (casais gays e lésbicas), tendo como base o mundo de hoje é possível dizer que mudanças avassaladoras e profundas de valores de comportamentos e identidades vem acontecendo. Nessa pespectiva a complexidade da dinâmica famíliar traduz- se de forma inquestionável na maneira com que seus membros interagem, com todo esse aparato de diversidade, o amor, o afeto, em fim, os sentimentos passam a ser também um desafio tendo em vista que aprender a respeitar e a entender as diferenças, aprender a educar os filhos, dentro de suas limitações e dificuldades é algo que exige um esforço cada vez maior por parte de todos os membros da família contemporânea. Por tudo isso os novos arranjos familiares trazem consigo novos processos de adaptações e junto com ela as dificuldades do dia- dia, como por exemplo, no passado era possível definir a família como pais, filhos e outros parentes vivendo num mesmo ambiente; hoje em dia mudou, além de muitos pais viverem separados. A aparente desorganização da família é um dos aspectos da reestruturação que ela vem sofrendo, os papeis sociais atribuidos entre o homem e a mulher tendem a se modificar não só no lar, mas também no trabalho, na rua, no lazer e em outras esferas da atividade humana, dentre eles também a violência, o sexo sem limite, a família chefiadas por avós, duplas de máes solteiras ou já separadas que compartilham a criação de seus filhos, casamentos entre jovens com filhos, avós, tios, primos, netos e outros, todos morando juntos ,filhos criados por parentes com pais vivendo em presidios; filhos criados em ambientes de proliferação de drogas e prostituição e entre outros arranjos alternativos, diferente do que se impõe como padrão. Numa perpectiva social podemos dizer, que a família é palco dos fatos mais marcantes de nossas vidas, e a partir da família que construimos como grupo social, e ocupamos um lugar na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com