TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  10/11/2017  •  Artigo  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Analice Rosa de Souza RA: 1709354

Ariely Gobira de Sá RA: 1773402

Glésia Gomes da Costa RA: 1707066

Helena de Oliveira Vidal RA:1719652

Jéssica Pereira da Silva RA: 1769682

Jussinaria Pires de Souza Queiroz RA:1774208

Maria Creidiane de Lima Alencar RA:1711531

Noemy Alves RA: 1765544

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL? (PENSAR E REFLETIR DE FORMA SISTEMATIZADA).

Trabalho em Grupo apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Paulista para obtenção da nota parcial na disciplina de ( nome da disciplina)

Professor: José Júnior  

TUCUMÃ- PA

Setembro/2017

INTRODUÇÃO

O Serviço Social atualmente se apresenta na sociedade como um campo de extrema importância, por se preocupar e lidar diretamente com a mudança e formação social, perceber-se que o trabalho do Assistente Social em sua prática faz uma relevante intervenção, para isso utiliza de inúmeras técnicas e ações como: entrevista, análise social; relatórios; levantamentos de recursos; visitas domiciliares; dinâmicas de grupo; pareceres sociais entre outras. Com o intuito de analisar a realidade social que cada indivíduo ou grupo vivencia.

Esse trabalho tende a lidar com componentes heterogêneos, não podendo ter discriminação de nenhuma espécie pois, sendo uma profissão voltada para os direitos humanos seria uma contradição entre seus princípios éticos profissionais.Sua história está voltada para a história da sociedade e das lutas de classes, pois surge como uma resposta as questões como: desigualdade e exclusão social.

UMA BREVE HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL.

        O serviço social surgiu através do movimento religiosos, principalmente da Igreja Católico Romana, onde era responsável por distribuir e ajudar os menos favorecidos, no intuito de fazer um ajustamento na sociedade como cooperação, estabelecer metas que possam atender as demandas sociais. Com o advento da primeira revolução industrial nas grandes cidades, houve, pois, uma nova organização social, dando início assim ao Sistema Capitalista na década de 40, a partir de então a necessidade de um profissional que pudesse a ser direcionado a esse público, buscando então ações e técnicas para atuar nesse campo. Como afirma Faleiros “O trabalho social consistia no reforço da moralidade e da submissão das classes dominadas. Era, portanto, o controle social da família operaria para adequar e ajustar seu comportamento as exigências da ordem social estabelecida” (FALEIROS, 2001, p.88). 

A profissão foi reconhecida no ano de 1953 e regulamentada em 1957, com a lei nº 3252, assim o profissional do Serviço Social deve atender as demandas sociais a partir das necessidades apresentadas, os novos padrões sociais da globalização revela a urgência de um trabalho que se execute com o reconhecimento social e legitimado.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL? (PENSAR E REFLETIR DE FORMA SISTEMATIZADA).

O Serviço Social trabalha diretamente com a realidade social, tem como objetivo intervir através de ações que sejam capazes de modificar a realidade promovendo cidadania e garantindo direitos a todos os cidadãos. Sabe-se que a legitimação do Serviço Social foi um importante passo para que assim tornasse possível atender as diversas necessidades. A priori o trabalho do Assistente Social se dava através de ações voluntárias, assim atendia a necessidade da sociedade em vários períodos, por entender a importância desta profissão que hoje a profissão do Assistente Social é regulamentada legitimamente regida.

Diante disto que se faz alguns questionamentos acerca deste trabalho de modo que a compreensão se torne concreto e o Serviço Social tenha a compreensão clara da atuação profissional e social. Tais como: Qual a importância do Serviço Social? Como atua o profissional do Serviço Social? Destacar que o trabalho promovido pelo Serviço Social causou um importante impacto quando se refere a proteção social é um dos meios que o faz crescer cada vez mais no âmbito profissional, pois, o crescimento dos profissionais nessa área tem aumentado significamente, além das diversas técnicas e ações inovadoras utilizadas por profissionais e estudiosos nesse área afim de apresentar um trabalho de qualidade para todos que dele dependem.

  Dessa maneira o profissional de Assistência Social, para atuar deve estar sempre disposto a aprender e inovar suas táticas frente as questões que envolvem a sociedade. Suas ações são capazes de planejar, organizar, executar, avaliar e gerir políticas sociais públicas e privadas visando a melhoria das condições de vida dos usuários. Orientando para que os mesmos garantam os seus direitos assegurados conforme a Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.

Seu trabalho está intimamente voltado para os direitos fundamentais do ser humano; não se restringindo a ajudas temporárias, mas objetivando sempre a melhoria permanente de vida de todos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com