TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HUMANOS

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ............................................................................................4

2 JUSTIFICATIVA ............................................................................................4,5

3 OBJETIVOS .................................................................................................5, 6

4 PÚBLICA ALVO ...............................................................................................6

5 METAS A ATINGIR ..........................................................................................6

6 METODOLOGIA ..............................................................................................7

7 RECURSOS HUMANOS .................................................................................7

8 AVALIAÇÃO ....................................................................................................7

9 CRONOGRAMA ..............................................................................................8

10 REFERÊNCIAS .............................................................................................9

1. APRESENTAÇÃO

O presente projeto de ação é requisito da disciplina de Estágio II, da Universidade Pitágoras Unopar, do curso de Serviço Social, realizado através da observação do estágio I, no período de 13 de setembro a 26 de outubro de 2017, no Centro de Referência da Assistência Social CRAS Eremita Cardoso de Riacho de Santana/BA.

Tem o objetivo de orientar, pessoas da terceira idade, do grupo de convivência Bem Viver do CRAS, da importância da atividade física na qualidade de vida, e de ampliar com algumas atividades físicas nesse grupo.

O envelhecimento é um processo lento, e inevitável, caracterizando pela diminuição da atividade fisiológica e de adaptação ao meio externo, acumulando-se processos patológicos com o passar dos anos (OLIVEIRA; 2007).

O impacto causado por ele tende a ir alterando os hábitos de vida e as rotinas diárias do idoso, dando lugar ao sedentarismo.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva á redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória e distúrbios mentais, talvez o mais importante seja o fato que reduz 30% para 10%, o numero de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, alem de desempenhar papel fundamental para facilitar à adaptação a aposentadoria, os estudos tem demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física.

Os efeitos associados á inatividade física levam o idoso a uma condição degenerativa crescente de suas capacidades físicas e acarretam numa redução no desempenho físico, na habilidade motora, na capacidade de concentração, de reação e de coordenação, gerando problemas de saúde, processos de auto-desvalorização, apatia, insegurança, perda da motivação, isolamento social e solidão.

No entanto o trabalho visa orientar e passar informações cabíveis para o grupo de idosos Bem Viver do CRAS, onde o projeto de ação será executado.

2. JUSTIFICATIVA

A prática de atividade física, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso. Não se trata de interromper o processo de envelhecimento, visto que isso se torna impossível, mas de diminuir as perdas e manter as habilidades por mais tempo, como por exemplo, realizar as atividades da Vida Diária com maior autonomia, influenciando diretamente em uma melhor qualidade de vida. No entanto, Sanglard e Pereira (apud Pereira, 2007) afirmam que cerca de 10% da população adulta acima dos 75 anos de idade perde a independência em uma ou mais de suas Avds. Isso reflete em um aumento na incidência das doenças crônicas, representando gastos desnecessários ao sistema de saúde, podendo gerar inúmeros prejuízos aos países com recursos limitados. Um estudo norte-americano estimou que um indivíduo idoso gasta em média R$ 2.500 por ano em serviços médicos, tornado-se os principais usuários desses serviços (SHEPHARD, 1991). Com isso percebe-se que a pesquisa realizada torna-se de extrema importância na atualidade. Outra relevância a ser destacada diz respeito à população que se pretende estudar. Os idosos formam o conjunto dos indivíduos com maior acometimento de doenças crônicas. Isso porque a incidência de doenças como hipertensão arterial, diabetes, câncer e patologias cardiovasculares tende a se elevar com o passar dos anos. Isso se comprova a partir de um estudo epidemiológico realizado entre os anos de 2000 e 2001 com idosos, que mostrou que uma proporção elevada dos entrevistados declarava sofrer de três ou mais doenças (QUADRANTES, 2007). Essas doenças mesmo quando não são mortais, levam o indivíduo à invalidez, trazendo sérios prejuízos para este, sua família e a sociedade. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício da Escola Paulista de Medicina da Unifest, revela que a prática regular de exercícios físicos pode ser uma alternativa não-medicamentosa para ajudar a retardar o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento (LIMA, 2007). Com a melhoria da capacidade funcional, ocasionada pela prática do exercício, o idoso tem mais autonomia e independência, o que 6 contribui para seu bem estar físico e mental, agindo diretamente no controle ou na prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão, obesidade, depressão e diabetes. Com isso percebe-se a importância do desenvolvimento de programas de exercícios físicos que priorizem a melhoria ou a manutenção da capacidade funcional do idoso, fazendo com que este conquiste uma maior autonomia na realização de suas AVD.

3. OBJETIVOS

Geral

• Ampliar a prática de exercícios físicos na vida dos idosos participantes do grupo de convivência Bem Viver do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Eremita Cardoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com